quinta-feira, 2 de julho de 2009

Em Liberdade - Silviano Santiago/UNIR - vestibular 2009



SINOPSE

No dia 13 de janeiro de 1937, por iniciativa de amigos e graças à ajuda do advogado Sobral Pinto, Graciliano Ramos livrou-se da prisão, após quase um ano encarcerado. O que teria sentido o autor de Vidas secas ao arriscar os primeiros passos em liberdade? O fato é que Graça – como era carinhosamente chamado – jamais escreveu uma linha sequer sobre o período que se sucedeu à soltura. Mas deveria ter escrito – pensa o poeta, escritor, crítico e professor Silviano Santiago que, em uma das mais originais viagens literárias de nosso tempo, aventurou-se em imaginar o que Graciliano teria anotado em um diário a respeito do que viu e viveu nos primeiros três meses fora das grades.

No livro Em Liberdade, Santiago apresenta uma ficção "alterbiográfica", recriando Ramos política e existencialmente. Para mergulhar nesta história, ele estudou durante quatro anos a vida do escritor alagoano, sua obra, pesquisou jornais, revistas e livros da época e consultou mapas do Rio de Janeiro de então. "A partir deste material deixei que minha imaginação delirasse. Para mim foi uma coisa mágica, como se eu estivesse psicografando", conta ele.

Em Liberdade foi considerado pelo crítico literário Fábio Lucas – em matéria no Jornal da Tarde – uma das obras que melhor representa a ficção, a poesia e a ensaística brasileiras do século XX. Também um conjunto de críticos da Folha de S. Paulo, há algum tempo, listou o livro entre os dez melhores romances brasileiros dos últimos 30 anos. Passando pela história de Cláudio Manoel da Costa, no século XVIII, Em liberdade pauta-se em Graciliano Ramos, mas chega a Wladimir Herzog, discutindo a questão do intelectual e o poder. Para Santiago, o livro é um grande mergulho na realidade brasileira. "Uma tentativa de integrar o Brasil, levando em conta seu dilaceramento", afirma ele.
Desde quando foi publicado – na década de 80 – Em liberdade tem suscitado diversas interpretações. A reação da crítica foi entusiástica e salientava a audácia da proposta ficcional. Para os leitores, o romance causou grande rebuliço por ir contra a maré do início dos anos 80, pois se tratava de um livro que enfatizava a liberdade no momento em que, apesar de ser importante o problema da reconstrução da democracia no país, os relatos de prisão eram dominantes nas livrarias.
O romance pode ser apreciado ainda hoje por essas questões que permanecem atuais e instigantes, oferecendo um primoroso retrato histórico do Brasil.

9 comentários:

  1. Nossa muito bom mesmo..
    Vou ler esse livro..
    1. porque vou fazer o vestibular esse ano e é uma das exigencias.
    2. Porque me enterecei depois do ler o seu resumo..

    Você sabe se tem para baixar na internet ou um
    site seguro para que eu possa compra-ló?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe se tem para baixar na internet ou um
    site seguro para que eu possa compra-ló?
    Gostei de seu resumo...Bj

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE TER ACESSO A TODO O CONTEUDO DO LIVRO PARA LER MAS NÃO CONSIGO ACHAR COMO FA

    ResponderExcluir
  4. ainda não li o livro, mais pretendo ler .... bjs

    ResponderExcluir
  5. desculpem-me..mas n podia ver isso e ficar calado..

    'enterecei'..doeu só de olhar velho..

    interessei...

    se vai fazer o vest,estuda ó minha querida..!

    ResponderExcluir
  6. eu vou ler com certeza que vou,....
    me parece ser muito bom esse livro

    ResponderExcluir
  7. "Enterecei" foi ótimo!!!
    Está mais que preparada! rsrs...
    Muito bom o resumo...vlw!

    ResponderExcluir
  8. tenho que ler este livro para o vestibular, eme parece ser bem interesante. onde possa baixar

    ResponderExcluir