sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Texto Dissertativo

* por Prof. Marcelo Braga

O texto dissertativo é não-literário. Isso quer dizer que não há necessidades de explorarmos nossa criatividade. O texto dissertativo é na verdade um texto científico. Imaginemos que uma dessas instituições cobrasse em suas provas os seguintes temas: a) Elabore um texto dissertativo sobre o seguinte tema: Células-tronco: a evolução da humanidade . b) Elabore um texto dissertativo em prosa em que você discorra sobre a importância da telefonia celular no processo de comunicação. Tenho certeza de que vocês não teriam nenhum óbice para engendrar textos sobre tais assuntos. Imaginemos que esses temas nos tivessem sido cobrados em 1980. Você teria condições de discorrer sobre eles? Claro que não. Por quê? Simples, não eram ciência. Isso comprova que o texto dissertativo é um texto científico independentemente de ser pessoal (argumentativo) ou impessoal (informativo).O QUE FAZER PARA PRODUZIRMOS UM BOM TEXTO DISSERTATIVO?Para que tenhamos uma boa produção, é essencial que saibamos o que quer dizer INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO. Após esse conhecimento, deveremos nos ater ao critério de Elegância Textual. Fundamental também é conhecer elementos primordiais dos quais

devemos fazer uso para conseguirmos ter um texto expressivo. A exigência de toda e qualquer banca é tão-somente a produção de um texto que permita ao leitor uma compreensão rápida e precisa, sem uso da prolixidade, o texto tem que ser objetivo.
O que é então INTRODUÇÃO?O vocábulo INTRODUÇÃO é um substantivo abstrato do verbo INTRODUZIR cujo radical é DUZ. Deste radical, formamos, por meio de prefixos, várias palavras como abDUZIR, proDUZIR, reDUZIR, conDUZIR... . DUZIR do latim DUCERE quer dizer LEVAR.


Portanto, INTRODUÇÃO quer dizer levar para dentro. Levar para dentro o QUÊ ou QUEM? Adianto, levar para dentro o leitor. Sempre que vamos escrever, devemos pensar no leitor. O corretor é antes um leitor, nunca esqueçam isso. Se devemos levar para dentro do nosso texto o leitor, temos, pois, que conquistá-lo. Conquistaremos o leitor superando a expectativa dele. Não fiquem iludidos, os corretores já sabem como vem o início da maioria dos textos. Se surpreendermos com a nossa introdução, teremos 50% da nossa aprovação. A introdução de um texto não deve ser tida como um resumo do meu texto, mas como uma apresentação.

O que é então o DESENVOLVIMENTO?O desenvolvimento consiste em uma explanação do texto. Algumas instituições como Cespe-UnB e FCC amarram o texto, pedindo que o candidato aborde no texto determinadas passagens. Tenhamos como exemplo a prova da ANTAQ, realizada pelo Cespe-UnB. Veja:Tendo o texto, a instituição apresentou o texto, redija um texto dissertativo em que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:- principais razões que conduziram à implantação de portos em regiões de mar aberto, sem abrigo natural;- implicações ambientais que tal iniciativa gerou:- conflitos mencionados no texto entre a cidade e o porto nela inserido e mecanismos que poderiam disciplinar tal situação. É muito importante que o candidato evite usar no desenvolvimento apenas um parágrafo. É fundamental também que o candidato perceba que não deve produzir o texto em três parágrafos apenas, seguindo cada parágrafo um tópico mencionado pela instituição. Isso é um equívoco. Você pode até estar me perguntando: professor Marcelo Braga, em quantos parágrafos e com quantas linhas eu devo produzir meu texto? Fazer uma afirmação de quantos parágrafos e em quantas linhas o candidato deve produzir um texto é retirar dele a condição de escrever. Essa postura, além de ser incorreta, é antiprofissional. Por vários motivos, dentre eles, pelo fato de a progressão temática ser conduzida por cada produtor. Importante é fazer uso de elementos coesivos que possam ligar um parágrafo ao outro. São elementos coesivos importantes e necessários em um texto: os pronomes demonstrativos, oblíquos e relativos, além de alguns possessivos; as conjunções e os advérbios. Atenha-se ao uso do termo ASSIM, é muito comum nas redações, na maioria das vezes, nada traduz ou indica. Melhor não tê-lo.

O que é a CONCLUSÃO?Muita gente acredita que a conclusão é o desfecho do texto. As pessoas que acreditam nisso estão corretas, já que a conclusão encerra o texto, por isso desfecho. No entanto, quando é que se percebe o desfecho do texto? A conclusão é o resultado óbvio das premissas existentes em um texto. Se o nosso texto é uma dissertação argumentativa (opinião), então devemos formular argumentos e justificá-los. Esse argumentos são premissas. Após apresentadas, tiraremos uma conclusão.

Vamos entender melhor.
SILOGISMO Premissa maior
- CLARA É MULHER - inquestionável Premissa menor
- TODA MULHER É INTELIGENTE - questionável

Se houve uma afirmação de que Clara é mulher e de que Toda mulher é inteligente, chegaremos a uma conclusão:
Conclusão - CLARA É INTELIGENTE.Por se tratar de um texto dissertativo, é dada ao produtor uma liberdade, consoante a progressão temática, de ele optar por reafirmação à critica abordada por ele, por uma sugestão, por um reforço ao que foi abordado. Em uma conclusão é importante fugir de expressões do tipo: Conclui-se que...; Conforme o mencionado...; Diante do exposto...; Como havia dito antes...;

Participe você também do serviço Redação On-line acessando http://www.professormarcelobraga.com.br/
Abraços,
Professor Marcelo Braga

15 comentários:

  1. Boom esse texto ai, espero que na proxima redação eu me saia melhoor :D

    ResponderExcluir
  2. Nice test muito legal :)
    agora vou me sair bem nas redações :D

    ResponderExcluir
  3. poderia resumir a manguaça toda ?

    Qual a diferença de contar uma historia , pra um texto desse disertativo ?

    ResponderExcluir
  4. Nossa Rian! Ano passado falamos tanto sobre isso em sala e não aprendeu?
    Contar uma história é um texto narrativo,onde vc tem personagens,espaço,tempo,foco narrativo,ação,já no texto dissertativo trabalha-se em 3ª pessoa justificando/ exemplificando e/ou defendendo um ponto de vista.Trabalha-se com tese,argumentos e intervenção.Entre ai no blog nos meses anteriores que há várias matérias sobre texto dissertativo que foi colocado para vcs em 2009.

    ResponderExcluir
  5. Preciso fazer uma dissertação sobre televisão, pontos positivos e negativos dessa tecnologia

    ResponderExcluir
  6. gostei batante da explicação espero me sair melhor na próxima avaliação!

    ResponderExcluir
  7. Bom professora!!
    gostei, o dificio é colocar em pratica!...
    tenho que treinar!
    bastante! e ler mais!
    2º 21

    ResponderExcluir
  8. anonimo disse .........
    estude muitos voce vai conseguir

    ResponderExcluir
  9. preciso fazer um texto dissertativo ...com o tema....ficha limpa soluçao o ilusao..por favor mim ajude..

    ResponderExcluir
  10. Neste blog q vc deixou o comentário www.reda-umquestodeestilo.blogspot.com
    no item "Escrevendo redação" há exemplos de textos discursivos/dissertativos atuais,inclusive com o tema ficha limpa com os quais vc pode treinar,mas pode abrir pelo link abaixo:

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto


    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/hist-geo-rondonia---questoes-discursivas


    Lembre-se: O mais importante para fazer um bom texto é leitura de mundo,ter conhecimento,saber fazer relações de interdisciplinaridade.Os textos constantes como exemplo na página acima são apenas exemplos de redações bem fundamentadas que trazem leitura de mundo,ou seja,conhecimento do tema com relações históricas,filosóficas entre outras.
    No lado direito do blog www.reda-umquestodeestilo.blogspot.com no item "Quer fazer um bom texto? Leia" vc encontra várias dicas de como escrever bem.Atente para o item "comandos" pois há sempre diferenças no que é solicitado e isso se percebe pelos comandos dados no tema.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. nossa ta muito dificil pra mim

    ResponderExcluir
  12. queria entender melhor para a prova do Enem. e tenho certeza que vou ser bem na prova.

    ResponderExcluir
  13. A minha professora me pediu que fizesse um texto dissertativo a partir de um poema. Ele é mais ou menos assim: ´´ o show, o pai, o dinheiro, o ingresso , a multidão, o cartaz, o estádio...´´ Como que eu faço ???
    Eu não tenho a mínima ideia. Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Meu querido anônimo, você precisa saber exatamente o que sua professora quer: O conceito sobre o texto?

    O Show

    O cartaz
    O desejo

    O pai
    O dinheiro
    O ingresso

    O dia
    A preparação
    A ida
    O estádio
    A multidão
    A expectativa

    A música
    A vibração
    A participação

    O fim
    A volta
    O vazio

    O texto acima tem coerência embora para muitos não exista,ele tem uma sequência , o que se vê é um texto, mesmo que não tenha tal aparência. O título e as seqüências nominais, agrupadas numa espécie de estrofe, parecem fazer o percurso de cada momento que compõe uma apresentação musical. Se ela quer uma dissertação discorra sobre a importância das palavras numa produção de texto,se ela quer o assunto do texto, discorra sobre a "produção de um show" pois geralmente os professores deixam claro o que desejam que o aluno faça,após explicações e/ou uma atividade feita anteriormente.Deixe seu e-mail na próxima vez para que possamos responder diretamente a você ok.

    ResponderExcluir