sábado, 14 de fevereiro de 2009

LER PARA PRODUZIR...

Para darmos ao aluno condições de desenvolver a competência de compreender e produzir textos nas mais diversas situações de interação,ou seja,permitir-lhes a inserção no mundo letrado,nós professores devemos,necessariamente,oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam.A leitura da literatura de ficção e não-ficção,de jornais e revistas,enfim,dos diferentes gêneros que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos,continuamente,aumentem seus saberes e,em consequência,desenvolvam o raciocínio,o senso crítico,a compreensão do real,a curiosidade intelectual - essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada.Segundo Kleiman(A oficina de leitura:teoria e prática;5.ed.campinas,sp;pontes.1997),"leitura é uma interação em que o autor e leitor constroem os sentidos de um texto",o que significa que para o fenômeno da compreensão este traz sua experiência sociocultural,determinando assim,leituras diferentes para cada leitor e,também,para um mesmo leitor,conforme seus conhecimentos,objetivos naquele momento.
a leitura,nada mais é que um modo de exercitar a atenção,a memória e o pensamento,requisitos necessários para a efetiva aprendizagem.Formar leitores cabe a nós educadores,pois estaremos formando as bases para que as pessoas continuem a aprender durante a vida toda,é instrumentalizá-las para o exercício da cidadania,é combater a alienação,a ignorância.Partindo desse pressuposto,fica claro que a leitura deve ser uma atividade prioritária no dia a dia do estudante.

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