segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rondônia

A região de Rondônia é tão antiga quanto a região amazônica, o continente americano... Entretanto nem sempre foi conhecida pelo homem branco e antes era conhecida com outros nomes.

Antes da chegada do branco colonizador as várias tribos indígenas denominavam a região de acordo com seus costumes. A colonização portuguesa e espanhola também deu vários nomes, mas em geral a região era conhecida com o nome dos rios integradores, ou as pessoas referiam-se à região como a região de determinado rio. Assim se falava dos vales dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré, entre outros. Essa forma de denominar a região foi se impondo e com o tempo o nome Guaporé se tornou mais comum.

Com o tempo o nome Guaporé se oficializou e em 1943 o governo Federal criou o Território Federal do Guaporé, desmembrando partes da antiga província do Grão-Pará, mais especificamente parte do estado do Amazonas e parte do estado do Mato Grosso.

O Território Federal do Guaporé foi inicialmente pensado para ser uma homenagem ao Marechal Rondon. Pelo fato do sertanista ter se recusou a receber a homenagem o território recebeu, inicialmente, o nome do rio.

Em 1956, depois da morte de Rondon, o território foi renomeado, ganhando o nome de Território Federal de Rondônia. Como os demais, que existiam na época, o Território de Rondônia tinha seus governadores, mas não tinha completa autonomia, pois em vários aspectos dependia do Governo Federal.

Os anos se passaram e no período compreendido entre 1960-1985 muitos migrantes chegaram a Rondônia. Nesse período muitas lideranças cobravam mais autonomia para a região. Foi assim que em 1981 o Governo Federal considerou que isso era possível e transformou o território em estado de Rondônia.

O novo estado manteve a mesma configuração do território as mesmas divisas, a mesma capital. A mudança representou apenas uma alteração na administração. Muitos problemas que eram resolvidos em Brasília passaram a ser de responsabilidade do governo do Estado.

Por isso é que podemos dizer que mudou-se o nome do território, mudou-se a forma administrativa. Mas os problemas permaneceram. O governo federal livrou-se dos problemas administrativos de Rondônia, mas os problemas da população permaneceram...


Neri de Paula Carneiro
Filósofo, Teólogo, Historiador
Leia mais: http://falaescrita.blogspot.com/
http://ideiasefatos.spaces.live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário