sexta-feira, 20 de março de 2009

Redação: O "Monstro" do vestibular...

Especialistas garantem: um texto claro, conciso e objetivo é a arma mais poderosa para derrotar o fantasma da redação. Destaques dos jornais nacionais e internacionais, têm grandes chances de chegar ao vestibular devido estas notícias despertarem o interesse da opinião pública principalmente por suas características polêmicas . Ricardo Russo, explica que muitas faculdades optam por temas atemporais - como a influência da televisão no comportamento das pessoas ou o estresse de quem vive nos grandes centros urbanos. "Não há uma regra ou preceito técnico que determine a escolha do tema pelos organizadores da avaliação", explica. Por isso, o importante é estar preparado para as duas situações.O coordenador e Redação do curso Anglo Vestibulares, Francisco Platão Savioli, dá uma dica bem interessante para quem se deparar com um tema factual: a relação entre indivíduo e a sociedade. "Este é um subtema que serve como discussão para as notícias do dia a dia". Isto quer dizer que, uma das saídas para seu texto pode estar em abordar como as pessoas (indivíduos) reagem/estão reagindo/reagiram com relação ao fato em questão.
Estar por dentro de todos os possíveis temas de redação é uma boa pedida para enfrentar com mais tranqüilidade o "monstro" da Redação, o mais importante mesmo não é decorar o noticiário, mas, sim, ter paciência e atenção para não cometer erros básicos. A maioria dos candidatos não lêem com cuidado o enunciado do exercício e, por isso, não conseguem entregar o que os examinadores esperam. "Os alunos gastam pouco tempo na leitura do tema e não captam o que é pedido", afirma. Ele explica que os textos de apoio, disponíveis na grande maioria dos exames de vestibular devem ser encarados como subsídios para a elaboração das redações e não como uma perda de tempo. Mas não vá exagerar. Este material dever servir apenas para referência e não alternativa para redigir o texto. "O candidato deve usar a coletânea de textos, mas não colar as informações", conta.Russo aponta um erro ainda mais grave. "Além de não interpretar corretamente a proposta, os candidatos não organizam seus textos. Parece que eles entram em um processo de psicografia: abaixam a cabeça e saem escrevendo", descreve. Os dois especialistas avisam também que engana-se quem pensa que o principal objetivo de uma redação no vestibular é preencher as 20 ou 30 linhas solicitadas. "Não adianta ir escrevendo qualquer coisa. Os textos precisam ser claros, concisos, objetivos e, principalmente, conter informações, apresentar idéias", diz Russo.
Então, na hora da Redação, nada de preguiça. Leia com atenção o que está sendo pedido, organize suas idéias antes de sair escrevendo - faça um roteiro que indique por onde você vai começar, como irá desenvolver o tema e qual fecho dará para seu texto - e preste atenção na gramática e ortografia.

Fonte: uni-ersia

3 comentários:

  1. achei este texto muito interessante,e com idéias bem claras de como encarar o monstro da redação.É preciso lembrar que o fato de nos preocuparmos totalmente com a gramática e a ortografia nos leva a dar menos prioridade ao que o tema central exige de nós.Concordo sim que devemos estar a par dos assuntos polêmicos afinal é a falta de conhecimento sobre determinado assunto que transforma meros temas de redação seres assustadores.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela dica..!

    ResponderExcluir