quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Centenário de nascimento de Jorge Amado - 2012


JORGE AMADO – o grande escritor de Gabriela, Cravo e Canela terá um ano de comemorações devido ao centenário de seu nascimento em agosto/2012. Um escritor que revolucionou seu próprio modo de escrever apresentando a Bahia ao mundo sob vários enfoques através de seus personagens. Em seus primeiros romances Cacau,Jubiabá,Mar Morto,Capitães de Areia e Terras do sem-fim ,que correspondem ao período de intensa participação do autor na política, constituem -se em francas denúncias sociais, porém, a partir de Gabriela,Cravo e Canela inicia-se uma nova fase em que predominam a crítica de costumes e a sátira, características estas que se seguiram nos demais romances do autor com grande aceitação popular,tais como: Os pastores da Noite,Dona Flor e seus dois maridos,Tenda dos Milagres,Teresa Batista cansada de guerra e Tieta do Agreste. Através de personagens como ‘Gabriela’, ‘Vadinho’ ,‘Dona Flor’, ‘Balduíno’, ‘Pedro Bala’ , ‘Tieta’, entre outros, serão realizadas diversas homenagens em Salvador, Itabuna – onde ele nasceu -, Ilhéus e Vitória da Conquista, além de Estados como São Paulo e Rio de Janeiro que trazem uma programação especial. Na Bahia essa comemoração teve início em 10/08/2011 – data em que completaria 99 anos - com a apresentação da programação especial do centenário na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho,local este que reúne todas as obras do homenageado, dando início a série de comemorações que já aconteceram e estão ainda por vir.
Uma das maiores expectativas para as homenagens é a exposição itinerante ‘Jorge, amado e universal’, que inicialmente estará disponível ao público paulista, em março de 2012, no Museu da Língua Portuguesa. Logo depois, será aberta em Salvador, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e em três países, ainda não definidos.
Outra homenagem que leva os fãs a ficarem ansiosos é o lançamento da versão para o cinema de “Capitães de Areia” que traz na direção Guy Gonçalves e Cecília Amado, neta do escritor. Capitães de Areia foi o sexto livro do escritor baiano, um dos livros em que repassou seu lado comunista, talvez seja a expressão-mor desta qualidade em retratar a vida mostrando a partir de cada personagem o todo e, construindo o todo a partir da demonstração de cada figura. Para a gramática, chamaríamos de metonímia, a figura de linguagem que consiste em tomar uma parte para representar a totalidade. A trilha sonora do filme é de Carlinhos Brown o que o torna mais magistral, pois cada cena som e imagens bucólicas se confundem. Uma adaptação que certamente fará o leitor regressar ao livro e outros a ansiarem em encontrá-lo pela primeira vez.


Jorge Amado foi o escritor mais adaptado na televisão brasileira e podemos dizer o mais lido e surge como um presente aos aficionados em sua literatura no filme Capitães de Areia agora em 2012 com os pés afundados no mar da sensibilidade. Jorge Amado escreveu literatura brasileira merecedora do prêmio Camões de 1994. Foi traduzido em 55 países através de 49 idiomas. São meninos, são homens, são ninguéns. “Mas dos Capitães da Areia recebemos o timbre doce do sabor amargo que faz o livro crescer, crescer e tornar-se uma boa memória de tempos vividos entre dezenas de garotos de rua que criaram através do apego que os mantém unidos um verdadeiro reino de areia. Capitães, em palavras e imagens, duas belas manifestações da cultura brasileira de qualidade.”
 Texto publicado no FATO CONSTANTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário