quarta-feira, 10 de agosto de 2011

11 de agosto - Dia do Estudante



"Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; se o teu sonho te impede de
agir segundo as realidades, nasceste inútil; se, porém, sabes transformar 
sonhos em realidades e tocar as realidades que encontras com a luz do teu
sonho, então serás grande na tua Pátria e a
tua Pátria será grande em ti."

 
Como nasceu o Dia do Estudante?

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
..................................................................................................................................

            Ser estudante é acreditar no potencial que possui.
            Dar valor a si mesmo e seguir em frente, ultrapassando os obstáculos. É cumprir o seu papel como estudante, não só na escola, mas onde quer que esteja.
            É questionar sobre tudo. É cobrar do professor quando é preciso,
            Ajudar o colega a entender que o meio de crescer na vida, não é através da famosa “pesca”, e sim, ter o prazer de aprender, mesmo quando o assunto a ser estudado não for o seu preferido.
            É pensar grande e sonhar alto, sem ter medo de agir. É admitir que está errado quando está.
            Respeitar as pessoas e aceita-las do jeito que são.
            Construir um futuro melhor.
            É escolher uma profissão sem olhar se o salário é alto ou não, e sim, se é o que você gosta de fazer ou não. Porque não é o dinheiro que vai dizer quem você realmente é, mas o seu caráter.
            Em suma, ser estudante é aprender com os erros a ser uma pessoa melhor, ou seja

           Ser estudante é uma arte. É a arte de tentar entender o que o outro está tentando explicar;é uma arte quando este, mesmo sem compreender o que está sendo dito, procura recursos auxiliares para tentar entender; é uma arte quando recebe comentários que soam sobre a sua não capacidade de assimilar o conteúdo e mesmo assim ao longo do tempo consegue um lugar consideravelmente aceitável, mas não para o outro e sim para ele; é uma arte quando este trabalha oito horas por dia e mesmo assim, ao cair da noite, fatigado, entra em sala de aula para aprender e sabe-se lá o que vai encontrar pela frente. Talvez, um outro também tão cansado quanto ele.Ser estudante passa a ser uma arte quando das pronfundezas de um aprendizado mal estruturado ele passa no vestibular; é uma arte quando ele “roda” no vestibular e mesmo assim se supera e entende que vestibular é  mais uma prova que não prova nada da sua capacidade e das suas habilidades  e que pode tentar novamente.                         Ser estudante passa a ser uma arte grandiosa quando nosso aluno percebe a necessidade do estudo diante do mundo moderno.
                        PORTANTO, caros estudantes façam do estudo uma arte que os levará a vitória na hora certa.

UM FELIZ DIA DOS ESTUDANTES A TODOS QUE FREQUENTAM ESTE BLOG  E, EM ESPECIAL AOS MEUS QUERIDOS ALUNOS.




Um comentário:

  1. aos meus querdos alunos :D tão lindooo.... nossa eterna maezona adotiva...

    ResponderExcluir