segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prêmio mais importante de Literatura em 2012 vai para Dalton Trevisan

Dalton Jérson Trevisan vence Prêmio Camões

Dalton Trevisan (foto de 2008 - Dificilmente ele se deixa fotografar)
O escritor brasileiro Dalton Jérson Trevisan conquistou o troféu de literatura "Prêmio Camões 2012", em anúncio divulgado nesta segunda-feira, 21, em Lisboa, Portugal. O anúncio da premiação da literatura foi feito pelo secretário de Cultura de Portugal, Francisco José Viegas. O Prêmio Camões 2012 é de Dalton Jérson Trevisan, que está com 86 anos e idade e vive em Curitiba.

O escritor Dalton Trevisan não é nada fã de paparazzis. Trata-se de um autor recluso, que pouquíssimo aparece na imprensa para divulgação de livros ou outros trabalhos. Dalton Jérson Trevisan nasceu em Curitiba no dia 14 de junho de 1925. O livro mais famoso da carreira do autor se chama "O Vampiro de Curitiba", que foi lançado em 1965 . É reconhecido como um importante contista da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país. Entretanto, é avesso a entrevistas e exposições em órgãos de comunicação social, criando uma atmosfera de mistério em torno de seu nome. Por esse motivo recebeu a alcunha de "Vampiro de Curitiba", nome de um de seus livros. Assina apenas "D. Trevis" e não recebe a visita de estranhos.

"Trata-se de uma uma escolha radical em favor da literatura como arte da palavra", declarou em comunicado o escritor brasileiro Silviano Santiago, que destacou a obra rica e premiada de Dalton Trevisan. "Dalton teve dedicação ao saber literário sem concessão às distrações da vida pessoal e social", acrescentou o escritor. Dalton Trevisan fatura 100 mil euros com o troféu "Prêmio Camões 2012".

O prêmio foi criado em 1989 por Portugal em parceria com o Brasil. O objetivo é premiar quem contribui para a língua portuguesa. Brasil e Portugal já premiaram o poeta português Manuel Antonio Pina, que levou o prêmio em 2011, além de José Saramago (1995), Jorge Amado (1994) e o angolano Pepetela (1997).

Entre os livros de Dalton Jérson Trevisan, destaques ainda para "Abismo de Rosas", "A Faca No Coração", "A Guerra Conjugal", "A Polaquinha", "A Trombeta do Anjo Vingador", "Capitu Sou Eu", "Cemitério de Elefantes", "Em Busca de Curitiba Perdida", entre outras obras.

Fonte:  http://www.ospaparazzi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário