sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL - SAMBA E ALEGRIA




INÍCIO

 O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi
 

Em Porto Velho

Carnaval em Porto Velho inicia com a Banda do Vai quem quer. A  história da banda teve início há trinta e um anos. Como não existia nenhuma manifestação pública para comemorar o carnaval à tarde, um grupo de dez pessoas, aproximadamente, decidiu mudar aquela realidade. Inspirado na banda de Ipanema, do Rio, no meio de uma guerra de maisena, entre um gole e outro, o fabuloso Pedro Emil Gorayeb Filho, o Emilzinho, sugeriu o nome Vai Quem Quer, explicou em uma entrevista Manoel Mendonça, o Manelão (falecido em 28/02/2011) que, além de ser um dos idealizadores foi o responsável pela organização e tradição da Banda. Até hoje, muita gente quis e ainda quer entrar na folia.

No primeiro ano da Banda, em 80, foram confeccionadas 350 camisetas. O lucro era destinado apenas ao pagamento dos músicos. Acompanhando a Banda, mais de 2.000 mil pessoas. Manelão dizia que “era o único lugar onde o pobre tem o seu lugar garantido”. Pobre, rico, criança e adulto...nela só vai quem quiser. Sempre foi assim.

Naquela época, para se ter uma idéia, apenas uma bandinha da Polícia Militar animava os foliões, que, ainda tímidos, ficavam admirados em cada esquina por onde a banda passava. E quando ela passava, aí, caro leitor, difícil era não cair na folia e cantar as marchinhas. Também, com um hino desses: “Chegou a banda, a banda, a banda...A Banda do Vai Quem Quer...Nós não temos preconceito, na brincadeira entra quem quiser...Já tentei brincar organizado, isso nunca deu pé...Hoje eu estou realizado na Banda do Vai Quem Quer”. E o hino é apenas um aperitivo para as outras canções que compõem o repertório da folia momesca.

Atualmente, calcula-se que mais de 100 mil foliões percorrem o trajeto da Banda animados por um trio elétrico, num percurso que dura mais de cinco horas. É, ainda, considerada o segundo maior bloco de rua do país, perdendo apenas para o Galo da Madrugada, do Recife.Hoje, 05/03/2011 espera-se um desfile contagiante,pois será o primeiro desfile da Banda sem Manelão,onde homenagens lhe serão feitas.

" O sonho do Manelão e a alegria do povo não podem acabar.A Banda do Vai quem Quer sempre se notabilizou pela sua explosão de alegria e acima de tudo, democracia. Conforme o próprio nome diz, tem espaço para todos, independentes de raça, cor, religião, partido, sexo, condição social."

3 comentários:

  1. Olá Soniamar educadora, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Sempre digo que aquele que apregoa que tudo sabe, necessita tudo urgentemente aprender!
    Ai está algo que, talvez por que nunca fui um fã do carnaval, não conhecia esta história da escola de samba Estácio.
    Parabéns pelo belo blog, deveras informativo e instrutivo. Também passo por aqui para agradecer sua carinhosa visita e comentário. E desejar a você e todos ao redor iluminada felicidade, grande abraço e até mais

    ResponderExcluir
  2. Olá soniamar.Pode me informar se havera novas chamadas na unir

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr.Anônimo: Ate gora houve apenas a segunda chamada para os cursos de administração,ciências econômicas, educação física em PVH e em cacoal para os cursos de Direito e Administração e em Rolim - Medicina Veterinária. QQr dúvida dxa o e-mail,pois fica mais fácil responder diretamente ok.Fique atento ao site da unir,mas provavelmente neste ano não haverá muitas chamadas,já que na segunda foi apenas para os cursos acima.

    ResponderExcluir