Dos dois textos de apoio oferecidos aos estudantes um trouxe "O que é trabalho escravo", que começa citando a Lei Áurea e relata que ainda hoje a escravidão permanece em fazendas brasileiras.Já o segundo texto tem como título "O futuro do trabalho" trouxe um trecho de uma reportagem da Revista Galileu que conta as perspectivas para 2020: a maioria das pessoas trabalharia em casa, teria um chefe com menos de 30 anos e que provavelmente será uma mulher.
Em 2005, o tema da redação foi "Trabalho infantil no Brasil". Havia infográfico publicado pela Revista Megazine em 2004 que mostrava onde estão as crianças trabalhadoras no país, além dos textos "A crueldade do trabalho infantil", de Xisto de Medeiros Neto e "O trabalho infantil na agricultura moderna", de Joel Marin. Um trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também podia ser usado como base.
Na redação de hoje o aluno pensante poderia traçar um paralelo com educação,trabalho,cidadania VISTO QUE a humanidade vive, hoje, um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes sobretudo do avanço tecnológico, nas diversas esferas de sua existência: na produção econômica dos bens naturais; nas relações políticas da vida social; e na construção cultural. Esta nova condição exige um redimensionamento de todas as práticas mediadoras de sua realidade histórica, quais sejam, o trabalho, a sociabilidade e a cultura simbólica. Espera-se, pois, da educação, como mediação dessas práticas, que se torne, para enfrentar o grande desafio do 3o milênio, investimento sistemático nas forças construtivas dessas práticas, de modo a contribuir mais eficazmente na construção da cidadania, tornando-se fundamentalmente educação do homem social.
Um tema aparentemente simples,muito embora conplexo e que necessita em tempos atuais de muitas soluções.
ResponderExcluir