sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Temas mais frequentes do Enem

Alguns tópicos que se repetem nas provas merecem atenção redobrada; portanto
reveja seu conhecimento em:

PROBABILIDADES
TERMOQUÍMICA
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
REGRA DE TRÊS
CICLO DO CARBONO
CONSUMO E FONTES DE ENERGIA
ECOLOGIA
INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
DOENÇAS
GENÉTICA

Em atualidades observe que:

 Questões ambientais, por exemplo, são recorrentes, e o vazamento de petróleo no Golfo do México deve estar entre os tópicos do exame, apostam os professores. Já a Copa do Mundo deve trazer as questões sociais da África do Sul, ainda associada ao regime do apartheid. 
Você precisa estar atento ainda para temas como:
 IRÃ E QUESTÕES NUCLEARES
DESMATAMENTO
TERREMOTOS (HAITI E CHILE)
GENÉTICA
GRIPE A


  Márcio Haga, do Cursinho XI, lembra que, em matemática, conceitos de utilidade cotidiana e abrangente estão em destaque. Transformação de unidades, regras de três, porcentagens e probabilidades aparecem com frequencia. Em biologia, a atenção é para a ecologia e para doenças, que podem aparecer trazidas pelo grande número de casos de dengue registrados no Brasil neste ano. 


Já em química, o AQUECIMENTO  global é presença quase garantida, assim como os CICLOS  do carbono e do enxofre, aponta Haga. Em física, o tema energia domina a prova: fontes alternativas e consumo não devem surpreender o candidato. Nas ciência humanas, as questões que abordam a história e a geografia do Brasil aparecem com mais frequência e, em línguas, a gramática deve surgir em segundo plano: o destaque é para a interpretação de texto.
EM lÍNGUA ESTRANGEIRA  apesar de o formato das questões ainda ser desconhecido, os professores apostam que elas virão no mesmo tom do restante do exame, buscando apenas avaliar se o aluno consegue aplicar seus conhecimentos em situações cotidianas. A prova deverá ser recheada de textos, exigindo conhecimento de vocabulário e pouca gramática. “Aquele aluno que domina o que chamamos de inglês/espanhol instrumental não enfrentará dificuldades”. Quem conseguir fazer a prova de língua estrangeira dominando o conteúdo poderá sair na frente em matéria de resultado.
Ler jornais, revistas e assistir a noticiários é importante não só para resolver questões de geografia ou interdisciplinares, mas também para aguçar o raciocínio crítico, importante ferramenta na hora da escrever a redação. O hábito da leitura dá também agilidade para o aluno se desvencilhar com mais facilidade dos enunciados e textos de apoio. “Muitos alunos reclamam da extensão dos textos do Enem, mas certamente um bom leitor faz a prova com mais segurança e rapidez”, afirma Augusta Pereira, do Cursinho XI. 
Por mais que a interpretação e o raciocínio estejam priorizados na prova, sem a base teórica o aluno não consegue um bom rendimento no Enem. “Os conceitos precisam estar claros na cabeça do candidato ou ele não fará uma boa prova”, alerta Alberto Nascimento, do Anglo.


Veja.com

3 comentários:

  1. gostei muito dá dica :)
    obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,
    foi de grande ajuda.
    Estava a procura de algo assim.
    Atenciosamente,
    Carleane Giselle

    ResponderExcluir