reveja seu conhecimento em:
PROBABILIDADES
TERMOQUÍMICA
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
REGRA DE TRÊS
CICLO DO CARBONO
CONSUMO E FONTES DE ENERGIA
ECOLOGIA
INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
DOENÇAS
GENÉTICA
Em atualidades observe que:
Questões ambientais, por exemplo, são recorrentes, e o vazamento de petróleo no Golfo do México deve estar entre os tópicos do exame, apostam os professores. Já a Copa do Mundo deve trazer as questões sociais da África do Sul, ainda associada ao regime do apartheid.
Você precisa estar atento ainda para temas como:
IRÃ E QUESTÕES NUCLEARES
DESMATAMENTO
TERREMOTOS (HAITI E CHILE)
GENÉTICA
GRIPE A
Márcio Haga, do Cursinho XI, lembra que, em matemática, conceitos de utilidade cotidiana e abrangente estão em destaque. Transformação de unidades, regras de três, porcentagens e probabilidades aparecem com frequencia. Em biologia, a atenção é para a ecologia e para doenças, que podem aparecer trazidas pelo grande número de casos de dengue registrados no Brasil neste ano.
Já em química, o AQUECIMENTO global é presença quase garantida, assim como os CICLOS do carbono e do enxofre, aponta Haga. Em física, o tema energia domina a prova: fontes alternativas e consumo não devem surpreender o candidato. Nas ciência humanas, as questões que abordam a história e a geografia do Brasil aparecem com mais frequência e, em línguas, a gramática deve surgir em segundo plano: o destaque é para a interpretação de texto.
EM lÍNGUA ESTRANGEIRA apesar de o formato das questões ainda ser desconhecido, os professores apostam que elas virão no mesmo tom do restante do exame, buscando apenas avaliar se o aluno consegue aplicar seus conhecimentos em situações cotidianas. A prova deverá ser recheada de textos, exigindo conhecimento de vocabulário e pouca gramática. “Aquele aluno que domina o que chamamos de inglês/espanhol instrumental não enfrentará dificuldades”. Quem conseguir fazer a prova de língua estrangeira dominando o conteúdo poderá sair na frente em matéria de resultado.
Ler jornais, revistas e assistir a noticiários é importante não só para resolver questões de geografia ou interdisciplinares, mas também para aguçar o raciocínio crítico, importante ferramenta na hora da escrever a redação. O hábito da leitura dá também agilidade para o aluno se desvencilhar com mais facilidade dos enunciados e textos de apoio. “Muitos alunos reclamam da extensão dos textos do Enem, mas certamente um bom leitor faz a prova com mais segurança e rapidez”, afirma Augusta Pereira, do Cursinho XI.
Por mais que a interpretação e o raciocínio estejam priorizados na prova, sem a base teórica o aluno não consegue um bom rendimento no Enem. “Os conceitos precisam estar claros na cabeça do candidato ou ele não fará uma boa prova”, alerta Alberto Nascimento, do Anglo.
Veja.com
Veja.com
gostei muito dá dica :)
ResponderExcluirobrigada !
Obrigada,
ResponderExcluirfoi de grande ajuda.
Estava a procura de algo assim.
Atenciosamente,
Carleane Giselle
tambem :)
ResponderExcluir