sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Centenários em RO

               NOSSOS CENTENÁRIOS

* Por Anísio Gorayeb


Neste ano de 2012 começaram as comemorações de centenário de algumas datas muito importantes para a cidade de Porto Velho. A começar pelo centenário de inauguração da EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré nesse ano.
Como já foi amplamente divulgado, no dia primeiro de agosto passado se comemorou o centenário da viagem inaugural da EFMM. Não é demais lembrar que nossa ferrovia que deu origem a cidade de Porto Velho teve outra data importante que também completou 100 anos. No dia 30 de abril fez um século que a ferrovia foi concluída, data em que foi assentado o último dormente no Km 366 no município de Guajará Mirim. Diz a lenda, que os trilhos foram fixados no último dormente com um prego de ouro.

Através dessa importante ferrovia que atraiu mais de 20.000 trabalhadores oriundos de 52 países é que surgiu a cidade de Porto Velho. Na época da construção da ferrovia (1907/1912), o único povoado da região era a pequena Santo Antonio, em terras do estado do Mato Grosso. Por isso é importante se comemorar o centenário da EFMM.

             -------------------------------------------------------------
No próximo ano, 2013, será o centenário de comemoração da primeira missa celebrada na região, na pequena Igreja de Santo Antonio. A construção dessa igreja iniciou no final de 1911, quando o Padre Manuel de França Melo doou alguns objetos, entre eles um cálice. Depois disso com a ajuda da EFMM e a mão de obra dos devotos, no dia 21 de setembro de 1913 aconteceu a benção do altar e no mesmo dia foi celebrada a primeira missa, ainda com a igreja inacabada. Somente no ano seguinte a igreja foi concluída.

Com o abandono do local, o telhado e as paredes que eram de taipas ruíram. Nos anos 70, alguns devotos realizaram diversas campanhas para angariar recursos, e conseguiram reerguer a igreja. Atualmente são realizadas missas todos os domingos pela manhã. A Igreja de Santo Antônio foi tombada como Patrimônio Histórico em 1986.
Para comemorar esse importante data, o Santuário Nossa Senhora de Fátima no Bairro Areal, que é responsável pela manutenção e administração da Igreja de Santo Antonio está preparando uma grande programação para comemorar o centenário da primeira missa celebrada na região.


            ----------------------------------------------------------

No ano de 2014 será comemorado o primeiro centenário de criação do município de Porto Velho. Criado através da Lei No. 757 de 2 de outubro de 1914, o município de Porto Velho teve sua criação sancionada pelo Governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa. Por essa razão ele foi homenageado com uma praça no centro da cidade.

A instalação do município aconteceu no dia 24 de janeiro de 1915, quando foi empossado o primeiro superintendente (cargo equivalente a prefeito), o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, um maranhense militar do exército. Major Guapindaia foi nomeado superintendente, pois somente em dezembro de 1916 houve a primeira eleição. O primeiro superintendente eleito foi o médico Joaquim Augusto Tanajura, que assumiu a Superintendia do Município de Porto Velho dia 1º de janeiro de 1917.

Nessa época a cidade de Porto Velho era município do Estado do Amazonas e Santo Antonio era município do Estado de Mato Grosso. O município de Guajará Mirim, que foi criado no dia 12 de julho de 1928, também pertencia ao Estado do Mato Grosso, tanto que havia um marco divisório limitando os estado do Amazonas e Mato Grosso entre as cidades de Porto Velho e Santo Antonio.

Nesse domingo estamos escolhendo o novo prefeito e os novos vereadores que estarão no centenário de criação do nosso município. Vamos votar consciente e escolher os melhores...



 * Anísio Gorayeb Filho é colaborador do Gente de Opinião, natural de Porto Velho, economista, jornalista (Reg. No. 1058/DRT-RO), e funcionário publico. Apresenta programa na radio Cultura FM, e o quadro “Historias da Nossa Terra” no programa VIVA PORTO VELHO, que vai ao ar todos os domingos às 12 (meio dia) pela Rede TV. E-mail: anisiogorayeb@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá Soniamar educadora, que tudo permaneça bem contigo!

    Passando para acrescentar mais conhecimento a esta minha pequena memória, mas principalmente para parabeniza-la pelo dia do professor. Seres perseverantes que não se cansam de iluminar caminhos de iniciantes nos conhecimentos do viver!
    Agradeço por compartilhar teu conhecimento com todos os que desejam sempre conhecer, e pela amizade, e por tudo que o educador transmite eu desejo que teu viver seja sempre de intensa felicidade, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir