sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ÁGUAS BRASILEIRAS - CICLO DE PARTITURAS





O SESC  vem apresentando o Ciclo de Partituras com shows belíssimos para o deleite do público.Ontem foi a noite do Projeto Águas Brasileiras que apresentou um panorama da produção erudita do país que tem como fonte inspiradora a água.Peças de Carlos Gomes, Villa Lobos estavam entre as composições inspiradoras na  ternura, na leveza, no encanto, na simpatia, no talento do grupo composto por  Silvia Freire (piano),Rosemary Abensur (flauta transversal),Marcia Lima (violino), Bira Lourenço (percussão)  juntamente com  a emoção e a voz de Wilka Leles

A flauta de Rosemary Abensur foi um dos destaques do grupo .O som grave  de alguma composições é suave, rico de harmônicos, cheio. O médio é brilhante, melodioso, alegre. O agudo é penetrante, claro, preciso. A Flauta não se restringiu apenas ao universo do grupo mas acrescentou suavidade, brilho e claridade à melodia do violino de Márcia Lima e ao piano de Silvia Freire.


Nas mãos de Bira Lourenço o encanto ,a pureza do som de um mestre da percussão  que vai de um objeto   ao outro  flutuando com leveza e magia  levando a vibração ao extremo,um vôo cósmico  pela natureza.

As composições apresentadas pelo Grupo trouxeram a energia dos Mestres Ascencionados,a força e irradiações do amor na ativação da consciência interior. UIRAPURU (de  Waldemar Henrique) e VALSINHA  DO  MARAJÓ também de Waldemar Henrique na voz de Wilka Leles foram um belo exemplo  dessa transcendência planetária ,um dos pontos altos do recital.O público reagiu efusivamente ao recital deixando claro que a música erudita tem vez em Porto Velho.

O SESC   mantém um permanente programa de incentivo e aperfeiçoamento técnico para jovens apreciadores da boa música ,pois os estudantes de música e os músicos poderão participar de oficinas, palestras e workshops com o intuito de absorver promissores talentos da cidade, por entender que deve fomentar de diversas maneiras o cenário musical erudito de um Estado ainda tão jovem nesse campo como Rondônia. 
Durante  o Ciclo de Partituras o Sesc receberá ainda professores de escolas de musicas de todas as regiões buscando fomentar em Rondônia uma "identidade sonora".Vale lembrar ainda as apresentações pertinentes a CESTA MUSICAL onde intérpretes,compositores,instrumentistas do Estado oferecem belíssimos shows da cultura local. As apresentações ocorrem  no teatro 1 do SESC ESPLANADA às 20:30h até o dia 25/11. Você pode conferir a programação no Portal Amazônia.com   A Q U I .



Um comentário:

  1. A música erudita brasileira sempre se desenvolveu em permanente intercâmbio com as informações que vêm de fora, e num ininterrupto diálogo com as múltiplas manifestações da rica cultura nacional por isso é tão e/ou mais bela que qualquer outra quando sentida e vivida.Realmente uma transmutação cósmica.

    ResponderExcluir