quarta-feira, 21 de abril de 2010

40 anos comemoração à Terra

por sustentável em abril 20 , 2010 às 9:16 pm

O Dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de Abril, há 40 anos. Desde sua instituição, a data tem um caráter muito mais de protesto do que de festa. No abril de 1970, o senador americano Gaylord Nelson, do estado de Wisconsin, organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Cerca de 20 milhões de pessoas se engajaram para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando a comemoração um evento internacional.

Earth Day, 1970 Neol Boenzi, The New York Times

No Brasil, o Dia da Terra será comemorado junto aos dez anos da Carta da Terra. Haverá uma cerimônia aberta ao público, na Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), em São Paulo, com o hasteamento da bandeira da Terra – que mostra o planeta visto do espaço, sem divisões políticas, religiosas ou demográficas.

“A Carta pode ser vista como uma espécie de Constituição do Planeta Terra. Se todos a seguirmos a risca, alcançaremos mais facilmente a tão sonhada sustentabilidade planetária. E para nos inspirarmos a pensar no todo, nada melhor do que hastear a bandeira da Terra na maior cidade do país”, diz Cristina Moreno, líder do movimento voluntário da Carta da Terra no Brasil.

O evento terá a participação de alunos da rede de ensino público da cidade, que plantarão mudas de árvores no parque. À tarde, a partir das 14h, a Umapaz ministra o curso “Conhecendo a Carta da Terra”. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Saiba mais aqui!

Serviço:

Cerimônia de aniversário da Carta da Terra
Data: 22/4
Horário: 11h
Local: Umapaz
Endereço: Av. Quarto Centenário s/n – Portão 07 – Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP


Fonte: http://www.topblog.com.br/2010/blogs/eu-vivo-mais-sustentavel/

Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

A íntegra da carta pode ser acessada aqui e pode ser distribuída em ferramentas de redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário