domingo, 25 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica

Em 1990,os oito paises que adotaram a língua portuguesa como principal-Portugal,Brasil,Moçambique,Angola,Guiné-Bissau,Cabo Verde,Timor Leste,São Tomé e Príncipe- decidiram unificar as regras e simplificar a grafia. De todas as línguas faladas no mundo, o português era a uúnica que não estava unificada e sofreu reformas que embora tenhamos um prazo para usá-la em definitivo é bom começar a treinar.Com essa são 03 as reformas no Brasil (1943,1971 e agora em 2008).Já em Portugal, a mais recente ocorreu em 1945.Entretanto essa reforma atinge em nosso país de 0,5% a 2% da grafia praticada enquanto que em Portugal de 1,5% a 4%. O escritor Ruy Castro não vê com bons olhos as novas regras da língua portuguesa: “Já passei da idade de reaprender a escrever. Vou seguir usando a ortografia vigente no dia de hoje e, no futuro, se quiser, o computador que me corrija."Por se tratar de um assunto que atingiu a todos nós, gerou polêmica e debates em botequins, mesmo se tratando de mudanças suaves, mas as novas regras começaram para valer e nós teremos de nos adaptar aos novos tempos.
Na página http://comunicadores.info/2008/10/02/guia-da-reforma-ortografica-da-lingua-portuguesa-saiba-o-que-mudou-na-ortografia-brasileira/ Douglas Tufano traz o "Guia Prático da nova ortografia.Consulte-o!

3 comentários:

  1. Interessante ! Gostei do Blog! Vou visitá-lo sempre! Um abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei o Blog!! Realmente é uma boa oportunidade para quem esta se preparando para o vestibular e ENEM!! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Achei Interessante,como ai em cima o Ebenézer falou é uma oportunidade pra quem está se preparando para o vestibular agora basta querer e como eu quero vo levar bastante a sério isso afinal são poucas pessoas que pensam assim, mais quem tiver interessado mesmo em passar na Unir vai dar uma passadinha aqui sim! Beiijoos :*:*

    ResponderExcluir