domingo, 25 de janeiro de 2009

Linguagem em Alerta

"Hj eu tô aki p/ falar c/ vcs s/ algo mto iportte: a nossa linguagem."

Geralmente, os internautas que têm o costume de passar algum tempo no msn entenderam fielmente a primeira oração escrita nesta matéria. Mas para quem não entendeu sinta-se aliviado.

A frase acima caracteriza um tipo de linguagem utilizada pelos internautas, que em virtude da velocidade da máquina, deve ser prática e de certa forma clara.

Porém, o que parece uma divertida conversa virtual pode conter alguns perigos na sua vida de concursos,vestibulares e mesmo produção na escola no dia a dia, principalmente na hora da redação.

Isto porque mesmo que relutemos, utilizamos este tipo de linguagem, o que pode alterar nossa escrita. Esta situação é preocupante, partindo do princípio de que em qualquer vestibular ou ENEM no Brasil, a redação tem como base a linguagem culta. Neste sentido, uma forma tão coloquial como esta fará com que você perca pontos importantes.

A internet é um dos meios de comunicação mais completos que existe, essencialmente, se soubermos usá-la. Da mesma maneira que ela oferece consultas rápidas, pluralidade de conteúdos, velocidade de informações, ela também tem essa característica depreciativa. Fica reservado a você, vestibulando, a responsabilidade de atentar para estes dois opostos.

Na hora da redação, e antes dela, repense sobre como está o seu repertório lingüístico, ou seja, como anda seu vocabulário. Afinal, atualmente, a redação concentra grande parte da pontuação da prova de vestibular e, não custa nada enriquecer um pouco mais as suas palavras preparando-se antes com muita leitura e treino,pois não basta ter a informação,você precisa saber como relacionar e trabalhar os argumentos fugindo do senso comum.

Caso você tenha dificuldades, consulte os jornais virtuais, alguns resumos, pois mesmo na “net” há possibilidade de adquirir muito conteúdo. Comece já e Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário