terça-feira, 28 de novembro de 2017

REDAÇÃO - COMO ELABORAR

Como se preparar para uma Redação no Enem?

A primeira coisa é ter consciência de que não adianta querer aprender tudo somente na terceira série do Ensino Médio.Isso é trabalho que deve vir desde o Ensino Fundamental.Redação exige treino e ninguém aprende da noite para o dia. LEITURA de mundo é essencial para sair do senso comum e escrever um bom texto.

Mas o que é Leitura de mundo?

É ter informações diversas, é saber relacionar o tema que tem em mãos às diversas áreas de conhecimento, é saber fazer relações dentro da filosofia,da sociologia, da história e até mesmo da atualidade presente nos vários sites e jornais sérios. Candidato que se baseia em informações fakes de redes sociais corre o risco de ter sérios problemas. Estudante que escreve um bom texto é aquele que LÊ.

Qual o maior erro nas redações do Enem?

O maior erro é a NÃO interpretação do tema.Por exemplo quando ocorreu a redação sobre "A persistência da violência contra a mulher", o candidato que saiu falando somente sobre a violência contra a mulher tangenciou o tema e tangenciando NÃO tira notas boas, pois era preciso que se falasse sobre a "persistência" dessa violência.Candidatos que generalizaram o tema falando de violência de forma geral fugiram ao tema levando nota zero, já o tema de 2016 "Caminhos para o combate à intolerância religiosa" precisava deixar claro em seu texto os "caminhos",as estratégias de "combate" à intolerância dentro das religiões. Candidato que só falou de religião sem mencionar a intolerância fugiu ao tema levando zero, já candidato que falou somente da Intolerância Religiosa sem citar as estratégias de combate tangenciou o tema.Para ter um texto completo era necessário ter falado de TODAS as parte dos temas, ou seja, dos caminhos,das estratégias de combate à Intolerância relacionando a algum conhecimento de mundo,para que pudesse ter uma nota boa.

Já no tema de 2017 - Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil,se fazia necessário falar dos "desafios" encontrados pelos surdos na "formação educacional",desafios estes que tanto podiam ser tanto do surdo quanto do país em fornecer essa formação educacional.Candidato que só falou de deficientes pode ter fugido ao tema,bem como candidatos que só falaram de educação ou de inclusão sem mencionar "deficientes auditivos".Para ter o tema completo sem fugir ao tema ou tangenciá-lo seria necessário falar dos "desafios", dos "surdos" e da "formação educacional" relacionando às diversas áreas de conhecimento para não ficar preso a texto previsível/senso comum,ou seja,trazer um contexto histórico,fazer analogias com frases de filósofos,sociólogos,etc.

Portanto volta-se a enfatizar que a INTERPRETAÇÃO do tema é essencial como parte essencial no entendimento do que vai escrever.
Hoje vários sites dão temas que o candidato pode usar para treino durante o ensino médio e havendo necessidade encontrar alguém que corrija para ele dentro da matriz de competências do Enem.

Mas o que é a matriz de competências do Enem?

Essa matriz pode ser encontrada aqui, pois ela é fornecida pelo Inep e qualquer aluno que não queira cometer erros tem obrigação de conhecê-la e saber como é avaliado sua redação,pois se você presar atenção, as 5 competências exigidas estão na instrução da sua redação.

Veja:

A partir do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação (COMP. 3), redija texto dissertativo-argumentativo (COMP. 2) em norma padrão da língua portuguesa (COMP.1) sobre o tema _____________________, apresentando proposta de intervenção (COMP. 5). Selecione, organize (COMP. 3) e relacione (COMP. 4), de forma coerente e coesa (COMP. 4), argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista (COMP. 2).


O que você precisa saber de cada competência:

Competência 1: A competência 1  trata da escrita na norma culta, ou seja, dentro das regras gramaticais cujo item são observados se há desvios de ortografia, concordâncias, regências, acentuação, pontuação, registro vocabular, emprego do hífen, uso de maiúsculas e minúsculas, etc. Além disso, observa-se se há paralelismo sintático, isto é, se seus períodos são completos, se há coerência entre orações.Para você conseguir o nível 5 - 200 pontos - nessa competência só será admissível 2 desvios e uma ausência de paralelismo.


☞Competência 2 a compreensão do tema é fundamental para não tangenciá-lo, ou seja, o candidato precisa escrever sobre as palavras chaves do tema. Por exemplo no tema: "Os riscos na ascensão do ódio nas redes sociais", você NÃO pode escrever somente sobre os discursos de ódio, você precisa falar sobre os riscos que isso causa, bem como as causas dessa ascensão para ter uma abordagem completa.

Ainda na competência 2 é avaliado seu repertório sociocultural produtivo. O participante precisa ir além dos textos de apoio e do senso comum. Precisa fundamentar o tema que tem em mãos nas áreas de conhecimento (história, filosofia, sociologia, arte,literatura,etc). Além disso precisa deixar claro seu posicionamento frente ao problema, afinal aqui se avalia a tipologia também: Dissertativo argumentativo.
☞Na competência 3 o candidato precisa mostrar seu projeto de texto, ou seja, trazer na introdução uma tese bem definida seguida dos argumentos. No desenvolvimento desenvolver esses argumentos fundamentando-os através de justificativas, exemplificações, relacionando-os às áreas de conhecimento,seguido da conclusão.

Você precisa ter um bom projeto de texto para que seja avaliado com nota máxima.




 
           O       TESE + ARG1 + ARG2
R
G       ARG.1 
A                               Relacionar às diversas áreas de conhecimento(REPERTÓRIO PRODUTIVO)
N       ARG.2
I
Z
A
R       CONCLUSÃO => agente + ação+meio+objetivo +DETALHAMENTO


Competência 04 observa-se os elementos coesivos interparágrafos e intraparágrafos. Sua nota será baseada no nível em que você os usa. A ausência deles provavelmente o deixará no nível 1 e 2. O participante precisa chegar ao nível 5.

☞Competência 5 ,desde 2017 ,o Enem não quer várias propostas de intervenções. Quer apenas uma que contenha os 5 elementos necessários: agente, ação, detalhe, modo e objetivo. Atente para os elementos nulos que não contarão para efeito de nota.







Nenhum comentário:

Postar um comentário