quarta-feira, 20 de julho de 2011

CONFÚCIO E A EDUCAÇÃO

* POR FRANCISCO XAVIER GOMES
Durante a campanha, o então candidato Confúcio Moura pregava que alguns setores de seu governo, caso vencesse, seriam considerados como “prioridade”. Sinceramente, desejo, quando ele deixar o governo e voltar a clinicar, que nunca trate nenhum de seus pacientes como prioridade, pois isso certamente acarretaria a morte precoce da pessoa.

Prioridade, senhor Confúcio, é tratar com respeito, com decência, com responsabilidade o patrimônio que não pertence ao senhor ou a qualquer assecla de seu governo. Tais afirmações baseiam-se no fato de que a nomeação feita para cuidar dos destinos da educação é, no mínimo, incoerente. Motivo: verificando a biografia do novo Secretário da Educação de Confúcio, pode-se constatar que entre os grandes feitos alcançados pelo nomeado estão relacionados alguns dos principais, como, por exemplo, o fato de Júlio Olivar ter sido assessor de vereador em Vilhena, assessor do ex-senador Odacir Soares ( e Júlio é comunista), entre outras coisas igualmente grandiosas...Sobre as condecorações, está devidamente registrado em sua biografia que ele recebeu o troféu “PT 20 Anos”, “Trabalhador do ano”, “Moção de Aplauso” da Câmara de Vereadores de Vilhena, e outras raridades...
Apenas comentando os três últimos grandes feitos do meu novo chefe, deve ser uma “molezinha” ganhar o título de trabalhador do ano em câmara de vereadores, onde raramente aparece algum chefe, bem como moção de aplauso da mesma instituição... Quanto ao troféu “PT 20 anos”, prefiro não comentar, em respeito aos muitos amigos que ainda me restam no partido de Lula, principalmente no estado de Rondônia, onde nasci e trabalho há muitos anos na educação.

Se formos fazer uma avaliação sobre os currículos dos professores da Rede Estadual, chefiados por Júlio Olivar, vamos encontrar milhares que fizeram mestrado, doutorado e muitos cursos de aprimoramento, para garantir a qualidade na educação, porém as atitudes do atual governador não evidenciam nenhum respeito pelo currículo de quem dirige a formação das crianças, jovens e adultos de nosso estado. Em pouco tempo, Confúcio vai começar colocar professores para fazerem cirurgias no Hospital João II , que ele também dizia no passado que seria uma prioridade sua , mas que ficou apenas na conversa fiada.
O fato de comentar aqui a trajetória do Secretário da Educação de Confúcio, em nenhum momento tem a pretensão de desqualificar o “camarada”, mesmo porque ele deve ser um brilhante assessor de vereador... E o Partido dos Trabalhadores não daria um troféu tão importante, como o troféu “PT 20 ANOS” para quem não merece. Entretanto, o governador de Rondônia está brincando de fazer educação, ao tomar essa atitude, depois de ter assinado um compromisso na campanha dizendo que ia respeitar a educação. Olhem só que absurdo: o candidato passa três meses dizendo que vai priorizar a educação e assina um documento, como se não existissem obrigações para com este segmento parece que a diretoria do SINTERO conhecia o homem há muitos anos.
Mesmo assim, a assinatura do homem não evidencia muita coisa, pois prefiro pensar que ele não ouviu a direção do sindicato para tomar tal decisão, embora entre seus compromissos assinados esteja o fato de manter com o sindicato da educação um canal “permanente” de comunicação. Porém, embora eu não acredite na atual Executiva do SINTERO, creio que eles não cometeriam mais um ato contra seus representados.
E não adianta nenhum prosélito do Secretário ou do governo dizer que não precisa ser professor para gerenciar as ações da educação. Claro que precisa!! E com boa bagagem na carreira, para fazer o diferencial. Para ilustrar tal fato, duvido que Júlio Olivar consiga fazer um concurso da SEDUC para professor. E sabem por que não consegue? Porque é preciso ter formação universitária em uma das áreas da educação. E ele não tem. Não é de se duvidar que ele apareça com um diploma de professor, num governo que faz mágica, como este de Confúcio. Então por que pode chefiar a SEDUC, se não pode sequer ser professor?

Finalmente, seria importante saber a opinião e a posição do SINTERO sobre esta nomeação para que possamos avaliar com mais clareza a atitude de nossos defensores. Mas, por enquanto, pode-se afirmar, sem medo de errar, que a única professora beneficiada por Confúcio é justamente a presidente do SINTERO, cujo esposo ocupa um cargo de luxo no governo que iria priorizar a educação...Tenho dito!!!


FRANCISCO XAVIER GOMES
GRADUADO EM LETRAS PELA UNIR E PROFESSOR DA REDE ESTADUAL
xaviergomesgm@gmail.com

Fonte: Tudo Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário