sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

2011 - O ano da preservação das matas


2011 é o ano das matas, que chegam a cobrir 31% da área terrestre do planeta. Mais que uma homenagem,o objetivo da ONU é lembrar ao mundo a importância que as florestas têm para a sobrevivência de todo tipo de vida – incluindo nós, humanos.
Dos 6,9 milhões de quilômetros quadrados de Amazônia, 4,2 milhões ficam em território brasileiro. O Brasil, possuidor de grande parte de florestas do mundo, conta com biomas como: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, sendo a Amazônia, o de maior extensão, o Pantanal, de menor que juntos ocupam  mais de metade do Brasil: o Bioma Amazônia, com 49,29%, e o Bioma Pantanal, com 1,76% do território brasileiro. (Dados do Mapa de Biomas do Brasil – IBGE, 2004).E é ali que moram mais de 20 milhões de pessoas, cerca de 200 mil indígenas e uma biodiversidade que apesar de ser pouquíssimo conhecida, é das mais impressionantes.

Além de ser fundamental no equilíbrio climático global e influenciar diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina, a floresta amazônica estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. Números suficientes para convencer qualquer um da importância de se manter em pé esse patrimônio.

Mas uma pergunta fica no ar: Qual o grau de importância que o Brasil dá a isso?

Enquanto a Alemanha comemora, nós no Brasil demos um passo para trás em relação à aprovação do novo código florestal. E o mais incrível, estamos no século XXI na segunda década. Como podem ser tão ignorantes  nossos políticos, os empresários do agronegócio, governos, etc. Parece que teremos que ir ao fundo o poço, para assim saber o quanto erramos!  Estamos vendo áreas agricultáveis no Brasil virarem desertos, alguns rios com período de seca bem maiores, desmatamento a olho nu todos os dias, agora temos até tornados e outros desastres ambientais. Teremos que ver mais o quê para acordarmos?
O Ano Internacional das Florestas - 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é um meio para se unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos os povos para o Setor Florestal.


 Este ano o objetivo principal é sensibilizar a sociedade mundial para a importância da preservação das florestas como forma de garantir a vida no planeta. Segundo dados do PNUMA(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), publicados no site Planeta Sustentável, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.


Roberto DaMatta (antropólogo) disse: “ Devemos voltar a pensar sociedade não contra a natureza, mas com ela; e a natureza como sendo - ela mesma - um sujeito dotado de humanidade"

 Fonte: Planeta Sustentável

Leia mais sobre o ano das Florestas em:
22% das florestas públicas cadastradas permanece desprotegida  

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/2011-ano-internacional-florestas-preservacao-manejo-sustentavel-612833.shtml

3 comentários:

  1. Acho um absurdo como as pessoas não enxergam que a natureza está acabando aos poucos e nada se faz para mudar isso, ninguém protesta, não faz nada, até porque uma pessoa não consegue mudar o país e o mundo sozinha. Os desastres estão acontecendo, fenômenos naturais que não aconteciam no Brasil estão aparecendo. Ai quando as pessoas acordarem, vai ser muito tarde. Aí Haverá aquelas pessoas que irão dizer "Ah se tivesse como voltar no tempo...". Será muito muito tarde mesmo. Acho muito boa essa idéia, temos que mudar com esses maus tratos às florestas.

    By: T1 do JBC (tarde)

    ResponderExcluir
  2. Olá Educadora, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Quando se lê sobre estes assuntos, não só aqui no Brasil, mas, em todo mundo, quando os poucos que se preocupam com o futuro do meio ambiente, são marginalizados, ridicularizados e tachados de alardear mentiras contra os sistemas!
    Somente vão acordar quando tardiamente será!
    Estive no blog Arte fonte do conhecimento, e gostei muito, esclarecedor, e tantas obras que eu ainda não conhecia parabéns!
    Desejo a você e todos ao redor iluminada felicidade, obrigado pelas visitas e comentários, abraços e até mais!
    Desculpe, mas tomei a liberdade de indicar o seu blog para um selo, e para levar é preciso seguir duas regras. Assim que possível passe lá no sotblog para se inteirar dos pequenos detalhes, obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosamente descrito! Não há outra palavra para dizer... Que todos os anos sejam ano da preservação. Será que as pessoas não vêm as florestas como seus semelhantes? TODOS nós temos o direito a vida! Seja homem, animal ou planta! Enquanto as pessoas acharem que devem somente preservar a si prórpio, o mundo continuará isso que estamos vivendo... Já dei meu recado.

    ResponderExcluir