domingo, 11 de julho de 2010

Por que continuo lendo textos medíocres?

É decepcionante continuar lendo produções de textos de alunos de Ensino Médio que não conseguem colocar sua opinião de maneira fundamentada.Onde está o erro? Será que nossos jovens estudantes não tem mais a capacidade de entender o que repassamos em sala?Todos já ouviram e/ou sabem que leitura é fundamental mas simplesmente ignoram e continuam preenchendo linhas de uma folha sem a mínima noção do que escrevem.Exemplos são trabalhados,erros nos textos são apontados,trabalha-se com argumentos,relações interdisciplinares e nada funciona. Pergunta-se: O que fazer para que nossos estudantes entendam que LEITURA  é necessário?

Já dizia Marisa Magnus Smith - Coordenadora da banca de avaliações da PUC-RS: "Um dos piores erros que os candidatos podem cometer em uma prova de redação é a extrema preocupação com a forma, com a gramática. O importante é que ele opine sobre o tema.". Mas o que dizer de alunos que nem com a gramática se preocupam,nem digo gramática,mas com a própria ortografia,que chegam ao 3º ano escrevendo "estam","atraveiz","cumeça","pubrema","nois" entre tantos outros absurdos,absurdos estes corrigidos e que no próximo texto lá estão novamente?
Já faz tempo que o segredo de escrever uma boa redação deixou de ser o fato de não errar a gramática. Na opinião de especialistas, acima de tudo, uma boa redação de vestibular - que nada mais é do que um teste para averiguar a capacidade do estudante em opinar e refletir - deve conter argumentação bem colocada e bem fundamentada.

Para se sair bem em sua "defesa", os especialistas dizem que os candidatos não devem ficar "em cima do muro" (ora a favor, ora contra o tema), tampouco comprar opiniões do senso-comum. Se o candidato não estiver certo do que está dizendo e não expuser razões para pensar daquela forma o texto fica vazio. "O texto tem que ter posicionamento, se for exclusivamente informativo não é bom. Aliás, não dá nem para começar a escrever um texto se não tiver uma opinião. Um texto sem opinião não existe", reforça o professor de redação do Cursinho Anglo, Maurício Soares Filho. Volto a questionar: Como fazer o aluno opinar se continua se negando a  informar-se ,a ler,pois sem isso nunca terás subsídios para fundamentar seu texto.

Para entender melhor por que os especialistas defendem essa idéia é fácil: imagine que as drogas acabaram de ser legalizadas pelo governo. Segundo os especialistas, se as pessoas abrem o jornal e procuram um artigo sobre a questão e encontram um texto sem nenhuma argumentação ou opinião, elas não refletirão, além de chato de ler. Para eles, aquilo que o leitor espera de um articulista é o mesmo que um examinador de vestibular espera de um futuro universitário (especialmente se for de universidade pública): opinião e reflexão.

De acordo com Soares Filho, para seu texto causar impacto, porém, a opinião deve estar muito clara. Por isso, a construção da redação deve valorizar seus argumentos. A ordem é apostar na organização da estrutura textual para não perder o fio da meada. "Organizar as informações é o segredo para fazer que a opinião apareça", complementa Soares Filho.


Por isso meu caro aluno,se você não resolver a ler,a informar-se seu texto jamais conseguirá superar àqueles que fazem da LEITURA um hábito.


Treinando um texto nota 10

Se a intenção é obter destaque por meio de uma boa argumentação, o que fazer para se preparar? Ler, ler, ler e escrever, escrever e escrever (use os exemplos e temas dados para treinar). "O hábito da leitura ajuda a desenvolver a escrita. Além disso, com a prática da redação,(escrita) alguns padrões de textualidade são mais facilmente assimilados do que pelo professor a falar em sala de aula", enfatiza Marisa.

Para Soares Filho, a prova de redação é 50% leitura e 50% escrita. "Uma é conseqüência da outra. O primeiro passo para ter sucesso é ler o tema com muita atenção e, em seguida, posicionar sua opinião para definir o que será defendido".

Uma boa dica é LER editoriais, crônicas, artigos ( já falado desde o início do ano) e textos assinados que emitam opinião sobre o tema que é retratado. Com isso, é possível criar uma bagagem de como e em que momentos é pertinente evidenciar as opiniões pessoais.

Outra dica valiosa é procurar ser autêntico.  A autenticidade do seu pensamento deve estar refletida em seu texto, nem mais, nem menos,nada de senso-comum,de apenas colocar o óbvio.


Por fim, a prova de redação serve para avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de fazer reflexão e de conseguir se expressar de maneira simples e coesa. Por isso é tão importante não ser superficial e mostrar uma visão crítica sobre o tema a ser discutido.

Portanto,meu caro aluno,só existe uma forma de você aprender a escrever: LER,LER,LER E ENTENDER O QUE LER E O QUE OUVE DE SEUS PROFESSORES EM SALA,pois caso contrário,continuarei a ler textos medíocres,pobres,sem fundamentação,coesão e coerência e VOCÊ sabe que tem potencial para melhorar e conseguir se quiseres.

Um comentário:

  1. Essa bronca doeuuuuuuuuu.... é para nós não é professora?sei q preciso melhorar...mas a senhora vai ter orgulho de mim ainda...Vlw.

    ResponderExcluir