quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atualidades no vestibular

Tema transversal define atualidades no vestibular


Por:
Thiago Roque
Agência BOM DIA

O que a biologia, Madonna e o filme “Juno” têm em comum?

Resposta: o vestibular.

Claro, isso é uma inferência deste jornalista que vos escreve. Mas é um bom exemplo para falarmos sobre as famosas atualidades – já que, queira ou não, foi dada a largada para a maratona de estudos para 2011.

Não dá mais para negar o peso das atualidades dentro do vestibular. Ainda mais agora, que os temas transversais (assuntos que transitam em mais de uma disciplina) são a palavra da moda, manter-se atualizado sobre o que acontece no Estado, no país e no mundo é fundamental para quem pretende evoluir de vestibulando.

Aí entra nossa santíssima trindade do começo do texto. Biologia, Madonna, \'Juno\': três temas aparentemente diferentes, mas ligados entre si com um pouquinho do tal do tema transversal.
Não acredita? Vamos lá.

Este ano, comemora-se 40 anos da pílula anticoncepcional – método para evitar uma gravidez não-planejada. Madonna tem um grande sucesso seu, “Papa Don\'t Preach”, que fala exatamente de uma garota contando ao pai que está grávida. “Juno” conta a história de uma adolescente que engravida e decide ter o bebê para doar a uma família que não pode ter filhos – roteiro, aliás, premiado com um Oscar.


Viu? De três áreas diferentes (reprodução humana, música e cinema), um tema transversal.

E seja sincero: acha que seria difícil essa questão cair no vestibular?

Resposta: Não, né?
Como estudar

Como disse, juntar pílula, Madonna e “Juno” foi uma viagem minha. Mas é possível identificar alguns “sintomas” para você considerar alguns assuntos como possíveis presenças no vestibular.

A principal dica é pensar na interdisciplinaridade do tema para filtrar o que estudar – até porque, com a internet mais popularizada, a enxurrada de informações que despeja sobre a cabeça dos estudantes é assustadora.

Assim, se o assunto em questão possui ligação com as disciplinas exigidas nas provas (do português à física, da história à química...), torna-se uma potencial questão.

Outra sugestão é ficar atento a datas redondas (20 anos, 30 anos, 100 anos...) de algum evento. Exemplo: em 2010, temos o centenário de nascimento de Chico Xavier – perguntas ligadas ao espiritismo, por exemplo, podem pintar até na redação. Fique de olho também nas polêmicas – o julgamento do caso Isabella, que condenou pai e madrasta à prisão, parou o Brasil na última semana.


Assuntos de grande repercussão nos últimos tempos também são figurinhas repetidas – ainda vivemos em discussão sobre energia nuclear, países continuam em guerra, a popularização do cinema 3D – é, talvez você encontre mais um pouco dos na’vi, o povo azul de “Avatar”, pulando de questão em questão...

E não tem jeito: com atualidades, a única maneira de estar preparado é acompanhar o ano todo os assuntos – e até praticando alguns exercícios.

Não perca mais tempo, então.

Como se manter atualizado

Jornais e revistas

Além de trazer o factual, muitos trazem diferentes opiniões sobre o tema, o que enriquece seus argumentos sobre um assunto

Telejornais
Hoje, um assunto se destaca tão unicamente pela imagem – questões são formuladas só por conta do impacto da imagem

YouTube
No site de vídeos, é possível assistir a materiais antigos sobre determinado tema.

Twitter
Confira os temas do momento – de forma geral e na sua timeline

Fonte: Rede BOM DIA
http://www.redebomdia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário