sábado, 5 de junho de 2010

5 de Junho - Dia do Meio Ambiente



5 de Junho

Hoje se comemora o dia do meio ambiente. Comemora?

Creio que não temos muito o que comemorar, seria melhor usar esta data alusiva para refletir sobre os nossos atos e consequencias sobre o meio ambiente. Pense bem na quantidade de lixo que você gera, no desperdício de recursos vitais e escassos como a água, na queima desnecessária de combustível. Certamente você encontrará muitas maneiras de usar mais racionalmente os recursos naturais, desde alimento até a energia elétrica.

É evidente que muitas destas ações dependem de esferas governamentais, mas outras tantas tem caráter pessoal. Entretanto, como indivíduos podemos exercer poder de influencia em ambos os casos. Atitudes individuais muito simples contribuem muito para o uso sustentável de recursos, veja alguns exemplos:

Energia elétrica – muitas casas possuem duas até três geladeiras que dispersam mais de 80Kg de CO2 por ano. Avalie a necessidade de mais de uma geladeira, além de escolher modelos menos poluentes. Quatro horas de computador ligado por dia, emitem em média 20Kg de CO2, já a televisão emite, em média 15Kg por ano. Ações simples como não deixar a TV ligada para as paredes, ou programá-la para desligar ajudam muito a reduzir o consumo.

Uso de automóvel – este é sem dúvidas o maior vilão. Um automóvel 2.0 a gasolina emite mais de 1500kg de CO2 a cada 10.000Km. Pense bem antes de ligar o motor de seu carro para ir a padaria. Usar transporte coletivo também ajuda quem sabe usar bicicleta que além de não emitir contribui para manter a forma física.

Água – Outro bem escasso. A água cobre 3/4 da superfície da terra, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente. Isto mesmo, você leu certo, 0,01%. E tudo que se faz depende da água, desde o seu banho até a irrigação de plantações. Portanto pense ao deixar a torneira pingando que ao final de um dia chega a desperdiçar 46 litros de água, ou 1.380 litros por mês. É bom lembrar que há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto o volume de água permanece o mesmo.

De uma coisa esteja certo, tudo que fazemos em nossa vida trazem conseqüências para o meio ambiente, não apenas na produção direta de resíduos, mas em atitudes como o consumo de determinados tipos de produtos. Para produzir um quilo de carne vermelha são necessários 16 mil litros de água, que é mais de um terço do que consumimos, em média, diariamente.(Luiz Alves)

http://blog.luizalves.net/

Um comentário:

  1. Olá!
    Retribuindo, mais uma vez, a sua delicadeza e simpatia, quero desejar-lhe saúde paz, sempre.
    Quando puder, dê uma olhadela no blog "Educação e (in)Tolerância" (http://educacaoetolerancia.blogspot.com/), de minha querida amiga, Lenildes Ribeiro, educadora como você.
    Mais uma vez, obrigado pelas palavras deixadas em meu blog, e quando quiser, volte e deixe seu comentário.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir