sábado, 25 de abril de 2009

22 de abril - Dia da Terra : comemoração visa consciência e preservação do meio ambiente

O Dia da Terra foi comemorado dia 22.04. Criado em 1970, quando Gaylord Nelson, ativista ambiental norte-americano (representante no senado) convocou o primeiro protesto nacional (participaram duas mil universidades, dez mil escolas básicas e sedundárias e centenas de comunidades) contra a poluição, com o objetivo de se criar uma agenda ambiental. Como resultado criou-se a “Environmental Protection Agency” e decretaram-se uma série de leis de proteção ambiental.A partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data. O Dia da Terra vem ganhando cada vez mais destaque desde que foi criado . Este ano, mais de 500 milhões de pessoas comemoraram o Dia da Terra em 85 países.

"Juntos pelo Dia da Terra – você faz diferença”. Foi com este lema que Brasília participou da comemoração internacional do Dia da Terra, realizada no Parque Nacional de Brasília (Parque da Água Mineral)em 22 de abril. O evento teve como objetivo despertar a consciência de todos para a preservação e a conservação do meio ambiente em nosso planeta. No Parque Nacional, os visitantes puderam participar de uma série de atividades educativas, de uma exposição sobre o meio ambiente, contando com especialistas disponíveis para informar e tirar dúvidas, exibição de fotografias, vídeos, músicas, além da distribuição de brindes. O evento foi organizado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Embaixada dos Estados Unidos, Administração do Parque Nacional de Brasília, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Presidente americano, Barack Obama, anunciou também que os Estados Unidos irão avançar com uma “revolução” energética para pôr fim à dependência externa de petróleo e para combater as alterações climáticas, noticiou a AFP.

O Presidente defendeu ardentemente uma nova economia impulsionada pelas energias renováveis, particularmente pela energia eólica. “Os Estados Unidos demoraram demasiado a participar neste processo. (...) Convidamos os outros países a juntarem-se a nós para que possamos tratar deste problema em conjunto”, disse, reafirmando o seu desejo de ver as emissões de dióxido de carbono diminuir cerca de 80 por cento até 2050.

Barack Obama comemorou o Dia da Terra em Maytag, uma fábrica em Newton, no estado de Iowa, que cessou a actividade como produtor de electrodomésticos para se converter na Trinity Structural Towers, que produz equipamentos de energia eólica.

Obama recordou ainda o peso que a importação de petróleo tem no défice comercial dos Estados Unidos e que uma diversificação dos recursos energéticos poderá significar a criação de milhares de postos de trabalho.

Simultaneamente, o tema das energias renováveis era discutido no Congresso, com particular ênfase no papel dos Estados Unidos no enquadramento mundial, de acordo com a Reuters. Todd Stern, principal representante dos Estados Unidos para as negociações para limitar as alterações climáticas, disse que os esforços mundiais para combater o aquecimento global não terão qualquer efeito se os Estados Unidos não criarem uma legislação que limite a emissão de gases que aumentem o efeito de estufa.

Em Dezembro realizar-se-á uma reunião que terá lugar em Copenhaga, com países de todo o mundo para criar um novo plano para abordar as mudanças climáticas, sucessor do protocolo de Quioto.


"Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida." - Carta da Terra.(A carta da terra pode ser lida no site: www.fundacaonatureza.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário