segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SISU - 2013


TIRANDO DÚVIDAS


SISU é um programa do Governo Federal que visa o ingresso de estudantes tanto das escolas públicas quanto privadas ao ensino superior via nota da prova do Enem/2012. Para fazer a inscrição você precisará de seus documentos pessoais, de seu número de inscrição no Enem/2012 e da senha utilizada.O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou  terça-feira passada (6) que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão as datas do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no dia 28 de dezembro. A data é a mesma da expectativa do MEC para a divulgação das notas finais do Enem 2012, ou seja, o calendário para inscrição , resultados e matrículas serão divulgados no próximo dia 28.


De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio do SISU. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela internet.


O SISU 2013 conta com uma etapa de inscrição regular e uma etapa aberta aos candidatos interessados em participar da lista de espera, para continuar concorrendo às eventuais vagas restantes. Durante todo o período de inscrições o Sistema atualiza a nota de corte em cada curso. Os estudantes podem alterar as opções feitas anteriormente, sendo que apenas a última inscrição será validada.
Cada candidato pode escolher até duas opções de curso diferente. A busca pode ser feita pelo nome do curso, nome da instituição ou nome do município. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Em casos do tipo, no momento do cadastro, se a nota não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com a informação.
O resultado da busca na etapa de inscrição disponibiliza os detalhes dos cursos pesquisados. Clicando no curso são apresentadas a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas). A análise pela melhor escolha deve ser feita pelo candidato que, após se decidir, deve confirmar a inscrição.
Ao concluir o registro, confira ao que acabou de fazer. Se houver algum erro, não se preocupe, pois você pode alterar e acompanhar a inscrição do SISU 2013 até o último dia previsto pelo prazo.
Os aprovados no SISU 2013 serão conhecidos após a apuração dos resultados, mediante apuração das notas de corte das vagas oferecidas pelo Sistema. São, ao todo, duas chamadas consecutivas, intercaladas pelo prazo de matrícula na instituição. Ao final de cada chamada, uma nova lista de aprovados é divulgada.
Tanto as inscrições do SISU 2013 quanto a lista de aprovados serão conhecidos através do sitehttp://sisu.mec.gov.br/. Para se inscrever não há de taxas, sendo necessário saber apenas número de inscrição e a senha do ENEM 2012. Caso o participante não se recorde das informações, é possível recuperá-las com facilidade no próprio site. É importante que, já no primeiro acesso, você confirme todos os seus dados pessoais para a necessidade de possíveis contatos.
Para a matrícula do curso para o qual foi aprovado, o estudante deverá ter em mãos a documentação exigida pela divisão de registros acadêmicos da instituição. Normalmente a lista de documentos básicos para matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio, documento de identidade, CPF, cartão de vacina atualizado e fotos 3 por 4. Podem ser necessários outros documentos, a critério de cada instiuição.
Fique atento as Datas do Sisu 2013 e toda as informações para que você consiga uma vaga e ingresse em um curso superior.
Fonte: G1.com e 
www.sisu2013.org/



Nenhum comentário:

Postar um comentário