domingo, 1 de julho de 2012

LULA, MALUF, COLLOR, SARNEY E A VALA COMUM DA POLÍTICA BRASILEIRA


Por: EMMANOEL GOMES HISTORIADOR,PROFESSOR, ESCRITOR E MEMBRO    DA  AVL. ACADEMIA VILHENENSE DE LETRAS emmanoel-mardulce@hotmail.com


Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo, mas o valor de nada.
Oscar Wilde





Ao ler este artigo sei que muitos dirão, “não fiquei surpreso com a aliança entre Lula e Maluf”, até por que, muitas pessoas, principalmente as que atingem a meia idade, vão perdendo a capacidade de se indignar com o surreal e pitoresco.
O fato é que a cena é tão degradante que não existe um único petista, além do Lula é claro, que não sinta um amargor na boca, um incômodo no estomago ou aquele restinho de vergonha na cara que nessas horas salta avermelhando, as mais sisudas maçãs do rosto do mais liberal dos petistas.
Eu que abandonei a militância partidária há mais de quinze anos, e que compus as fileiras do partido dos trabalhadores sinto uma vergonha daquelas que enfraquecem a fé e esperança em prol de uma sociedade ética, justa e verdadeira. Recomponho-me e dou continuidade a caminhada como militante cultural.
Paulo Salim Maluf conseguiu se transformar em uma espécie de ícone da ladroagem, corrupção, cinismo, pilantragem e tudo que se possa imaginar desse meio. Querido leitor, em um país com gente do naipe do Sarney, Jader Barbalho, Collor, Antonio C. Magalhães e Renan Calheiros, o título é resultante de uma infeliz disputa que inclusive, no restante do mundo é difícil encontrar gente em condições de entrar numa lista a frente desses brasileiros.
Maluf sempre foi adversário de tudo que primou pela ética e moralidade. Foi exemplo de má conduta política, sua eleição e reeleição foi uma espécie de termômetro que ajudaram intelectuais e analistas de toda a sorte a medirem a incapacidade do eleitor brasileiro.
Fico imaginando como um único ato, no caso, o feliz e íntimo abraço entre Paulo Maluf e Lula, jogou no esgoto da história uma raspa de moralidade e ética que um grande grupo de “companheiros” ainda insistia em alimentar no PT.
O fraterno abraço ao pai da corrupção e encarnação de todo o mal, como uma série de petistas históricos se referia a Maluf, serve para moralmente confirmar algumas dúzias de escândalos envolvendo petistas como Zé Dirceu, Palocci, Genuíno, Delúbio, todos envolvidos com o mensalão.
Ou será que minha pobre e quase centenária mãezinha está incorreta com seu conhecido e popular ditado, “quem com porcos anda com eles se lambuza na lavagem”.
O fato não poderia ser mais infeliz do que foi, pois o acalorado encontro com direito ao apertado abraço ocorreu para selar um apoio “infeliz” ao candidato petista que representou o setor mais importante de uma nação, a educação.
Fernando Haddad candidato a prefeitura de São Paulo, um homem que deveria representar todos os valores morais ao mesmo tempo, pois, faço questão de lembrar, ele comandou por anos a educação brasileira e como tal defendeu os valores éticos e morais, elementos fundamentais para uma educação de qualidade. Este homem, representante da inteligência brasileira, foi o principal telespectador e testemunha de tão surreal episódio.
Eu confesso que está sendo muito difícil digerir tal acontecimento e por mais que o Lula tenha aprontado é uma cena que assombra e joga no abismo os desejos que contemplam os resgates dos valores éticos e morais na política brasileira.
A imagem entrará para a história brasileira como comprovante da mais profunda decadência do caráter e decência humana. "Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação."
Uma aliança firmada no centro da cúpula malufista com algumas dúzias de pessoas e uma dezena de fotógrafos demonstraram o vale-tudo em que se enfiaram os partidos brasileiros, um profundo desserviço aos que sempre lutaram pela conduta justa, fiel e honrada na história política do Brasil.
Nessa circunstancia toda, se constata um equivoco cometido por umas duas dúzias de cientistas políticos, que por muitos anos profetizavam que Lula sempre foi maior que o PT, meus queridos leitores, se um dia foi hoje não é mais. Após o poder, Lula e boa parte do PT, mostraram sua verdadeira face de apego ao dinheiro do pobre povo sem socorro.
Seus atos revelaram seu nanismo e após o poder aquele Lula que um dia teve alguma estatura se amiúda, e passa a compor a lista daquilo que deve ser execrado da vida política brasileira.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário