Para ela, uma dica é fazer um título a lápis, na folha de respostas. “Assim, o candidato não corre o risco de esquecer”. O título, segundo Maria Aparecida, deve provocar impacto e mostrar criatividade, sem repetir o tema proposto pela banca.
Para o professor do Anglo, Eduardo Antônio Lopes, mesmo não sendo obrigatório para grandes processos seletivos, fazer aquele esforço por um título criativo. “O título mesmo não sendo obrigado sempre destaca o que tem de mais importante e atrai leitores. Pode até ajudar na coesão, unidade e coerência do texto”, afirma. No entanto, pondera: “Se o candidato não tiver aquela idéia boa e se o processo seletivo não pedir, o título é indiferente”.
"A redação nos grandes vestibulares pode eliminar muito candidato. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, ela já aparece na primeira fase e seleciona os estudantes com melhor expressão. Pensando nisso, a professora Maria Aparecida Custódio, do curso Objetivo, explicou no chat do G1 o que é fundamental num texto. Confira as dicas principais para se dar bem na prova.
E vale o recado da professora: “Nunca se esqueça de fazer um rascunho da redação, resolver as questões da prova e, depois, voltar ao rascunho. Assim, você vai ter as idéias mais claras. E lembre-se de que a leitura é que faz um bom escritor”.
Quais são os erros mais comuns nas redações de vestibular?
Os erros mais comuns são de inadequação ao tema. Por isso, o candidato deve ficar atento ao assunto cobrado. O tipo de texto também costuma ser confundido: normalmente é uma dissertação, mas há candidatos que fazem narração ou poesia. Por último, é preciso tomar cuidado com o uso da linguagem oral, que desqualifica o vestibulando. Depois do surgimento da internet a qualidade dos textos dos vestibulandos piorou ou melhorou?
Não piorou. O cursinho tem pesquisas que mostraram que o aluno que adquire o padrão culto na escola sabe separar a linguagem do cotidiano e a linguagem culta. Há quem use a linguagem informal e misture no vestibular, mas é raro. Existe algum tipo de técnica para melhorar a redação?
A leitura de textos diversificados pode ajudar. Valem textos de jornais, revistas, clássicos da literatura, tiras, gibis, filosofia, mitologia. Quanto maior o repertório cultural, maior a possibilidade de fazer uma redação diversificada. Além da leitura, vale fazer cópia dos editoriais de jornais. Eles são textos dissertativos e com eles você apreende a estrutura. Outra coisa importante é entrar no site da universidade para a qual você se inscreveu e ver os temas das redações de vestibulares anteriores.(na prova do enem verifique os temas anteriores) Que estruturas devem ser evitadas na redação?
Tudo o que foi consagrado pelo uso popular não é apropriado para o texto escolar. O clichê –como "colocar tudo em pratos limpos" ou "se melhorar, estraga"- facilitam a comunicação, porque economizam o tempo. Mas o vestibular requer um outro padrão de língua. Se o estudante usar o clichê, vai mostrar que tem vocabulário reduzido e enfraquece o texto. Citações podem ser usadas? Fazer analogias e comparações é correto?
Elas são um recurso legítimo e pertinente, desde que não forcem a barra. Muitos candidatos decoram citações de cientistas e pensadores e usam isso gratuitamente, o que é ruim. Mais de uma citação também deve ser evitada. As analogias funcionam bem quando permitem elucidar a questão. São recursos legítimos. Como ser inédito na prova sem correr riscos?
Muitas universidades buscam um tipo específico de originalidade na montagem das ideias, por exemplo. Também consideram os elementos que o candidato coloca como os de maior relevância no texto. A banca espera marcas de autoria e o vestibulando deve se envolver no texto com seu próprio repertório. Quando a banca pede um "olhar novo sobre o tema", o candidato deve recorrer à memória, e buscar o que tenha relação com o tema. Como descubro temas prováveis de aparecerem nas provas?
Você pode pesquisar a tendência do vestibular no site da universidade para a qual você se inscreveu. Isso pode dar uma idéia do formato ou estilo de prova, não do assunto. A Fuvest tem proposto temas abstratos, como amizade, por exemplo. Assim você pode treinar com aqueles temas mesmo, usados nos anos anteriores. Para um texto de 25 linhas quantos argumentos devemos usar?
Depende do tamanho da introdução e da conclusão. Se você gastar quatro ou cinco linhas em cada, deve explorar no máximo três argumentos, não mais do que isso. Não é possível listar uma série de argumentos sem se aprofundar em nada. Muita informação em um texto dissertativo pode prejudicar?
Com certeza. O que é avaliado não é a quantidade de informação que você tem sobre o assunto. O ideal é selecionar os melhores argumentos, mais úteis e apropriados ao projeto de texto. O uso de termos estrangeiros (do economês, do internetês) é aceitável numa redação?
Os termos estrangeiros devem ser evitados, caso já exista algum em português. Se não houver equivalente, recorra a eles, mas entre aspas. E terminologias muito específicas devem ser evitadas. Dissertar sobre um tema político sob uma ideologia compromete a redação?
Em um primeiro momento, todos os vestibulares afirmam que o candidato pode se posicionar como quiser, mas eles não são aceitam radicalismos. É preciso tomar cuidado com texto planfetário. Já caiu o neo-nazismo e neo-fascismo no vestibular, e certamente, o texto que defendeu essas ideias foi eliminado por ir contra os direitos humanos. Colocar título nos textos é imprescindível? É verdade que muitos vestibulares descontam pontos de redações sem título?
O que se percebe é que muitos candidatos esquecem do título e tiram nota máxima. O título, de modo geral, não é tão importante (já explicado no inicio da matéria). Mas pode acontecer de cobrarem título em alguns vestibulares. Em uma dissertação é necessário colocar o lado positivo e o negativo do assunto?
Não há essa obrigatoriedade. Se você resolver, no seu texto, falar dos dois aspectos, precisa ter um espaço para expôr o seu ponto de vista. Não se isente jamais. A sua forma de pensar é o que a banca examinadora quer conhecer. Como demonstrar erudição na redação e não parecer estar apenas floreando?
Não fazendo uso de vocabulário pomposo, artificial, arcaico. Use a linguagem de padrão culto, mas de um estudante recém saído do ensino médio. A erudição é mostrada com as fontes a que você recorre, como livros e filmes, por exemplo. O que posso fazer para não ter um "branco" na hora de pensar o que vou escrever na redação?
O importante é ler atentamente o enunciado da banca. Você vai sublinhar as palavras-chave e, ao lado do texto do enunciado, vai escrever com suas palavras o que entendeu. Depois disso, perceba a relação entre os textos, para que você identifique qual é o tema.
É importante fazer um esboço ou rascunho antes de resolver as outras questões da prova, e aí, quando você volta para a redação, melhora o rascunho, lê o enunciado de novo, faz uma revisão da parte de estrutura e ortografia e passa o texto a limpo."
Você costuma ler jornais ou revistas? Se sim, o que lhe atrai para a leitura de um determinado texto? Sem dúvida é o título que o leva a se interessar pelo restante da matéria. O título não só define o conteúdo do texto, como também cria a expectativa no leitor do que esperar do artigo apresentado.
Normalmente as provas de redação não obrigam o uso de título, porém a criação de um título é recomendável para que o examinador já tenha uma breve idéia do conteúdo de seu texto logo no início da leitura.
Não use apenas um título qualquer, mas um bom título, de preferência não muito longo e que represente bem aquilo que seu texto expressa. Certifique-se que seu título esteja muito bem relacionado com o conteúdo de sua redação. Use títulos atraentes; se coloque no lugar do examinador, pense se você acharia interessante ler uma redação com título que você deu para a sua.
Uma boa dica, é só colocar o título após a conclusão da redação. Leia seu texto do começo ao fim e encontre uma palavra ou frase chave na qual toda sua redação poderia se resumir. Trabalhe essa palavra ou frase de modo que encontre um título bom e coerente.
Passos para se Criar um Título para a Redação
- Defina os 3 pontos principais do seu texto
- Leia o texto e anote os pontos que lhe chamam mais a atenção
- Como leitor, sobre o que se resume a idéia central do seu texto
- Escreva um título que defina a idéia central de sua redação
Muito legal a proposta do blog!!
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo trabalho!
ResponderExcluirparabéns pela sua idéia foi muito utíl para tirar as dúvidas relacionadas aos vestibulares!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir