domingo, 19 de junho de 2011

LAIO - Quando músico é a música que se esvaiu da terra hoje

(Foto: Sergio Ramos)
Hoje, de repente ao abrir um jornal eletrônico me deparo com a notícia sobre a morte de Laio - ou seja, de Francisco Lázaro, ex-integrante do Grupo Anjos da Madrugada. na década de 80. LAIO  era uma pessoa admirável, um excelente músico.

A música dele invadia-nos como vinda do seu interior. Geralmente a música exterior precisa de um instrumento, precisa de uma dualidade - o músico e o instrumento. A música interior não precisa de dualidade - o músico é a música, é o instrumento, é tudo. Não há divisão.Assim era Laio! Uma voz suave,forte que falava além do que se ouvia.

Porto Velho perdeu um grande talento e um homem incrível, Palavras não conseguem descrever realmente quem era LAIO e a música nunca será a mesma sem sua voz em Porto Velho. Ele sempre será um ícone da música regional. Mas pergunta-se: E  a resposta para essa dor da família,de seus amigos,de seus fãs? O tempo é uma certeza...
E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar.admirar tanto e sentir tanto perder alguém.

Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos essas pessoas  queridas em eternos anjos.

 Laio aqui fica nossa homenagem a você:

"Passastes por vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas...
Não faltaram os grandes obstáculos na sua vida até o último momento...
Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos...
As subidas e descidas foram realidade sempre presente.
Percorreu  retas, apoiou-se nas curvas, descobriu novos caminhos,lutou,viveu ...

Mas,
Chegou o momento de  seguir viagem sozinho...
Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para
sua família,seus amigos,seus fãs transpor essa dor da sua partida ;
A nossa saudade será a  nossa esperança de um reencontro aos que, por vários
motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos.
Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez ao som de sua música.
Vá com Deus,nossa eterna força."

Neste momento deixo a  minha solidariedade a seus familiares, amigos e a todo  fã como eu, por essa triste perda, que deixa uma lacuna irreparável na música em Porto Velho.
Guardamos a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.

Para quem em fé a vida e a morte são dois mistérios que não cabe a nós seres humanos desvendar. Para quem tem fé resta um pedido que ele - LAIO -  seja mais um dos nossos intercessores junto ao Cristo. Que Deus conforte toda a sua familia.


"A música interior significa silêncio, o som do silêncio."

OUÇA LAIO, AQUI 
(musica:fonte: Gente de opinião)

11 comentários:

  1. Da Coluna de Léo Ladeia - Gente de opinião

    "Laio, músico obstinado e rigoroso vinha lutando contra uma doença que lhe minava as forças e foi justamente na enfermidade – ou por ela – que conseguiu a motivação para uma tarefa que lhe trouxe vida: retirar menores de idade da dependência química. Um trabalho artesanal, sem recursos para a construção do sonho e que avançava pela fé. A mesma fé que o fez lutar até esse domingo. Laio atuava com seu irmão Sérgio, também músico, realizando sonhos de quase todos de Porto Velho que gravaram o seu CD. Distante dos palcos, Laio lutava em duas frentes: salvar vidas de crianças e adolescentes em risco e sobreviver ao mal que o afligia. Adeus Laio."

    Sem dúvida,uma gde perda!

    ResponderExcluir
  2. Laio foi um guerreiro, pois soube lidar e lutar com a enfermidade como poucos!

    Deixou seus rastros de luz.

    Como bom católico que era, que os anjos lhe empreste uma lira, para ele continuar compondo e cantando lá pelos "andares de cima"!

    Ave, Laio!!

    ResponderExcluir
  3. Laio se foi,mas a saudade permanecerá em nossos corações para sempre...

    ResponderExcluir
  4. Laio era força,alegria,ser humano notável, uma perda irreparável para a cultura rondoniense.Que Deus o tenha recebido com a música,sua grande aliada e que junto com a "Nêga" estejam fazendo festa no céu. Vá com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Parabenizei o Antônio Serpa do qual transcrevo o artigo abaixo e parabenizo o (a)autor(a) deste blog,pois poucos órgãos de comunicação ressaltaram o valor desse cantor.Parabéns por valorizar pessoas que foram,são e continuarão sendo importantes mesmo Deus os ter levado.

    "Morre Laio, o anjo travesso - por Antônio Serpa do Amaral Filho

    Noticias - 20/06/11 - 16h17

    O Estado de Rondônia está de luto. A música popular karipuna perdeu uma de suas grandes vozes. Morreu ontem, em São Paulo, o cantor, compositor e folclorista Francisco Lázaro, o Laio. Deixem voar livres as asas azuis e vermelhas – disse ele em uma de suas letras, chamando atenção do homem para o direito que as araras têm de voar livremente no espaço aéreo da amazônia ocidental.

    Laio era um anjo, um Anjo da Madrugada. Ao lado de Tatá, Monteiro e Waldemar Nazareno e Roberto Matias, fundou o mais famoso grupo de seresta da região norte, no tempo em que integravam o Movimento da Juventude Católica do bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho. O falecido artista, irmão do baixista Sérgio Santos, era um ribeirinho legítimo: nasceu em Calama, à margem do rio Madeira, cercado de igarapés e muitas estórias da floresta e brincadeiras de corre-corre macuchila e bela condessa. Intuitivo, já trouxe consigo o gosto pelo canto, pela música e pelo boi-bumbá, folguedo junino onde tinha a patente de Amo, comandando os vaqueiros do garboso e valente Diamante Negro, impondo respeito e admiração aos contrários.

    Um de seus grandes amores foi a cantora Nêga, também já falecida, com quem chegou a ter um filho e para quem Laio compôs Aceiro, dizendo ele desse amor com a doce intérprete: és, coração, como um aceiro, se da mata és o início, do roçado és o fim. Apaixonado pela música, participou, na década de 80, no espaço cultural do Sesc/RO, do Movimento Musical Grito de Cantadores e dos vários festivais de música da capital. Junto com o poeta Binho (Rubens Vaz Cavalcante) e Ernesto Melo e tantos outros, participou do CD que registrou algumas peças dos artistas que se apresentaram na Quinta Cultural do BASA. O CD Amazônia em Canto, uma coletânea gravada em 1996, em Belo Horizonte/MG com o apoio da prefeitura municipal de Porto Velho, por Bado, Binho, Nêga e Augusto Silveira, foi outra produção ontológica que teve a participação de Laio.

    Ele era, antes de mais nada, um autêntico cantador, um ribeirinho que remou de Calama até o Porto das Esperanças e aqui se fez legítimo menestrel à moda antiga. Com a viola em punho não tinha medo de cara feia nem dos desafios que a vida lhe impunha. Como uma patativa do baixo Madeira, entoou nas noites enluaradas o melhor do cancioneiro latino-americano, usando com os seus parceiros a alcunha de “Anjos da Madrugada” para tirar uma onda com a cara dos paulistas, que inventaram os “Demônios da Garoa”. O corpo a morte leva/o voz some na brisa/a dor sobe pras trevas/o nome a alma imortaliza – disse João Nogueira. O cantar do cantador, no entanto, não morre, fica latejando no espírito da gente como uma fonte jorrando perenemente saudade e emoção, lembranças e o testemunho de que a voz de Laio permanece viva no coração do povo. Ele cantou por amor e por amor será eternamente lembrado por quem ouviu seu canto livre como as penas azuis e vermelhas planando no firmamento da terra Guaporé. Polifacético, interpretou Geraldo Vandré, cantou toada de boi e MPB. Laio participou da pajelança das várias tribos culturais, mas não se enquadrou definitivamente em nenhuma delas. Era um anjo travesso cantando bolero e brincando de boi-bumbá!"

    ResponderExcluir
  6. O que falar do meu paizinhoooo.............Somente que ficamos esses meses juntos, naquela cidade....E a coisa mais grandiosa que eu pude ver e estar com ele, nesse momento dificilíssimo, se resume a unica palavra, e eu disse a ele...VC E UM VENCEDOR E LUTADOR....POR ISSO TE AMO MAIS AINDA....SAUDADES PAI...NAO SEI O QUE SERA SEM VC...SOMENTE SAUDADES DE NOSSAS NOITES E CONVERSAS BOBAS...LUTADOR E TENHO ORGULHO DE VC MAIS AINDA!!!!TE AMO SUA FILHA PAULA

    ResponderExcluir
  7. Paula - não a conheço,mas seu pai foi um grande homem e, pode ter certeza que ele está bem,pois pessoas como Laio são recebidas de braços abertos por Deus.Força! Ele estará sempre com você!

    ResponderExcluir
  8. Laio

    Vivi muitas viagens
    atravessamos muitas estradas
    comemos banana sprit em Ji-Paraná
    mergulhamos em muitos igarapés
    curtimos muitos por do sol no mirante
    na beira-mar em Fortaleza
    você foi meu primeiro professor de violão
    meu parceiro preferido
    você era mestre nos acordes
    nos versos
    você foi meu diretor de teatro
    grupo Terra
    muitoTomita
    muito Pink Floyd
    éramos da mesma vila de Calama
    você nativo
    eu implantado
    moramos em Porto Velho
    pena que o destino nos afastou
    sempre tive saudades de você
    porque eras uma poesia viva
    amavas a vida
    amavas a Deus
    o violão parecia tua parte
    eras nos acordes um artesão
    na harmonia uma poesia
    na criação um artista irreparável
    saiba meu amigo
    que morreu um parte de mim
    e em mim permaneceras vivo
    saiba que o sabia
    o uirapuru e o peito-roxo
    estão de luto
    saiba meu irmão
    que tua canção está no meu coração
    sei que a morte faz parte da existência
    faz parte do percurso da vida
    e que eu não gosto de chorar
    mas estou chorando
    com saudades de você
    fazia tempo que não te encontrava
    agora estou lembrando os últimos
    momentos em que estivemos juntos
    porque serão momentos inesquecíveis
    o Grupo Terra ficou órfão
    Calama e Porto Velho estão chorando.

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  9. Ao Fa que em escreveu........
    Obrigado pelo carinho, a dor e grande, e a saudade ainda doe, doe doe,......Mas sei que meu velho, como o chamava, esta com Deus sim.....Mas a forca ainda estou sem....Mas meu amor sera eterno a ele...obg
    Paula
    Filha de um Lutador

    ResponderExcluir
  10. Luis Alfredo obrigado pela homenagem àquele que foi um dos grandes homens dessa terra,terra esta que nem sempre valorizou o grande talento deste homem,aliás,essa nossa terra infelizmente não valoriza a cultura que tem.LAIO além de ser- pois sempre será,um grande músico - foi um grande homem,amigo e companheiro,leal e sincero em tudo que fazia.

    ResponderExcluir
  11. Luiz Alfredo obrigado pela homenagem ao meu pai.....Palavras são poucas realmente para expressar o que foi esse Vencedor..Obrigado de coração.
    Paula
    Filha de Laio

    ResponderExcluir