quinta-feira, 2 de junho de 2011

Anísio Gorayeb Filho encerra ciclo de Palestras no JBC

Anísio Gorayeb Filho* encerrou na data de hoje seu ciclo de Palestras "Rondônia-Curiosidades"  na EEEFM Prof.João Bento da Costa. O  tema da palestra, além de trazer um panorama geral sobre os fatos pertinentes à História Regional , trouxe o lado curioso da história,como por exemplo a primeira boate com luz negra em Porto Velho;a iluminação da pista do aeroporto realizada com os "jipes e lambretas da época";o bloco da "cobra" e o desfile das fantasias de luxo nos carnavais da época;a visita de Getúlio Vargas; a visita de JK;os homens que deram início a construção dos prédios históricos de Porto velho;os navios que aqui aportavam;os seringalistas; a evolução e/ou crescimento de Porto Velho desde a EFMM; várias fotos entre outros temas que prenderam a atenção dos alunos que participaram.

Há uma frase que diz "Ou aprendemos a partilhar conhecimento ou não vamos a lugar nenhum”,Anísio Gorayeb soube fazer isso de uma forma contagiante instigando ao debate e a participação dos alunos e,embora alguns alunos permanecessem calados os elogios apareceram aos finais das palestras. A excelência de sua apresentação no desenvolvimento do tema levou-os a reflexões que certamente contribuiram para o crescimento do conhecimento concernente à História Regional, pois a paixão com que Anísio descreveu cada foto apresentada, cada momento vivido no seu passado despertou nos adolescentes o interesse na busca de mais informações sobre o Estado em que residem,além das informações que já adquirem no decorrer do ano letivo com seus professores de História. Anisio de uma forma surpreendente soube envolvê-los na discussão e trouxe-os para o debate com competência e coerência entre o que fala e sente.


"Partilhar conhecimento dá significado à aprendizagem e contar com pessoas que realizam isso de forma espontânea só traz benefícios à comunidade estudantil" declarou a professora de Língua Portuguesa.Já o prof. Francisco - Diretor do JBC disse que: "O espírito de partilha tem de começar pela visão prospectiva dos gestores de Escola e que cabe a eles criar um ambiente que encorage a partilha de conhecimento por diversos segmentos da sociedade, derrubando as barreiras culturais que ainda existem de que a Escola Pública não ensina nada", prof. Valdeci de História disse que "Uma das mais importantes estratégias que pode ser seguida é a de alimentar nos colaboradores a vontade de partilhar e contribuir para a base de conhecimento".

Portanto, fica aqui registrado o agradecimento da Escola João Bento da Costa  ao Sr. Anísio Gorayeb, pois o mesmo é  alguém que emerge de dentro do jornalismo - sua função principal -  e que simultaneamente tem o know-how  e a experiência para entender as questões educacionais e  partilhar isso de forma espontânea e contagiante.


*Anísio Gorayeb Filho é colaborador do Gente de Opinião, natural de Porto Velho, economista, jornalista  e funcionário publico. Apresenta programa nas rádios Transamazônica FM e Cultura FM, e o quadro “Histórias da Nossa Terra” no programa VIVA PORTO VELHO, que vai ao ar todos os domingos ao meio dia pela Rede TV.

Um comentário:

  1. Sou aluno do João Bento e assistir a palestra, cuja a qual foi de primordial importância para aumentar meus conhecimentos a respeito de Rondônia e quero parabenizar ao Anísio Gorayeb pelo seu trabalho. Pois todo aquele que se diz ser de Rondônia deve conhecer a respeito de nossa terra, sua formação, seus valores culturais, que estão sendo deixados de lado, como algo sem valor. Por isso vai meu recado não deixe de assistir o programa de Anísio Gorayeb, para que você possa conhecer mais sobre nossa terra amada. Obrigado Anísio Gorayeb, queremos que o senhor venha mais vezes em nossa escola.

    ResponderExcluir