domingo, 29 de agosto de 2010

As Migrações

 As Migrações


A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície do Globo, este equilíbrio, como é óbvio, é realizado inconscientemente, mas qualquer migração tende a estabelecer um determinado equilíbrio.
Há uma interdependência entre estes movimentos horizontais e os movimentos verticais (crescimento natural - condicionados pela natalidade e mortalidade), sendo que, à medida que se acentuam os desequilíbrios demográficos (e não só) regionais, maior é a tendência para que as populações efetuem movimentos migratórios.
Formas de Migrações
Através do painel abaixo, facilmente se compreende as diversas formas que as migrações podem assumir. Qualquer exemplo de migração, independentemente do seu motivo ou causa, pode assumir uma "mistura" das seguintes formas:



Quanto ao espaço - são internas se os deslocamentos realizam-se de umas regiões para as outras, dentro do mesmo país, e externas ou internacionais se os deslocamentos se fazem de um país para outro (emigração / imigração). Nas externas, se a migração é efetuada para outro país do mesmo continente, é intracontinental, se por outro lado, é para outro país de outro continente, é intercontinental. No que respeita às migrações internas (êxodos rurais e urbanos) falaremos delas mais adiante.
Quanto à duração - podem ser temporárias se a mudança é apenas por um determinado período de tempo (pode ir de alguns dias até poucos anos - por exemplo, contratos temporários de trabalhadores portugueses na indústria hoteleira e construção civil, na Suíça - ou apenas umas semanas de férias noutro lugar). Dentro das migrações temporárias, há ainda as migrações sazonais (têm a ver com determinadas estações do ano - por exemplo a contratação de trabalhadores para as vindimas, ou as férias balneárias). As definitivas, são aquelas em que os indivíduos decidem ir para um determinado local, para aí se estabelecerem definitivamente, podendo eventualmente regressar após muitos anos.
Quanto à forma - as migrações podem ser voluntárias, quando a decisão de se deslocar é do próprio indivíduo, ou seja, é iniciativa do indivíduo. Quando o individuo, apesar de não desejar fazer uma deslocação, se vê obrigado a fazê-la, por diversos motivos, então, diz-se que a migração é forçada.
Quanto ao controle - se a migração é feita com autorização do país de acolhimento, é uma migração legal. Se por outro lado o indivíduo entra (ou fica) num determinado país sem nenhuma autorização (ou conhecimento) deste, diz-se que é clandestina ou ilegal.

Causas ou motivos das Migrações


Econômicas - provavelmente deverá ser a causa fundamental que leva as pessoas a migrarem, quase sempre resultante da diferença de desenvolvimento socioeconômico entre países ou entre regiões.Quase  sempre, nestes casos, os indivíduos migram porque querem assegurar noutros locais um melhor nível de vida, onde os salários são mais elevados, as condições de trabalho menos pesadas, onde a assistência social é mais eficaz, enfim, vão para onde pensam ir encontrar uma vida mais agradável.......o que, diga-se de passagem, nem sempre acontece. Por exemplo, ir trabalhar para a Alemanha, pois dum modo geral, os salários lá, são mais elevados.

Naturais - dum modo geral, este motivo de migrações, leva a que sejam migrações forçadas, pois devido a causas naturais (cheias, terremotos, secas, vulcões...) a vida e a sobrevivência das pessoas fica em risco, pelo que se vêem forçadas a abandonar os seus locais de residência.
Turísticas - são as que se efetuam normalmente, pela maioria das pessoas, em determinadas épocas (ou estações) do ano, que por isso mesmo, também são uma forma de migrações sazonais. São aquelas deslocações que se efetuam no período das férias de Verão, Natal, Páscoa, etc...
Laborais - São todas as deslocações que se efetuam por motivos profissionais. Podem também ser sazonais e dum modo geral, são temporárias. Um exemplo muito fácil de compreenderem, é o dos docentes, que na sua maioria, são colocados (muitas vezes sem grande vontade) quase todos os anos letivos em escolas diferentes e por vezes, longe das suas residências.
Políticas - São dum modo geral migrações externas, que devido a mudanças nos governos de países, alguns habitantes se vêem forçados (mas nem sempre) a saírem desse país. Por exemplo, quando se deu a independência de alguns países africanos, muitos dos seus habitantes tiveram de sair deles e ir para outros países; aconteceu com os portugueses em Angola, Moçambique, Guiné, mas também com franceses em Marrocos, Argélia, Indochina, ou com ingleses na ex-Rodésia, etc...
Étnicas - esta palavra, muitas vezes confundida com racismo, tem mais a ver com diferenças entre culturas e povos, podendo ou não ser da mesma raça. Por exemplo, na II Guerra Mundial, havia muitos judeus na Alemanha e, para Hitler, eles constituíam um povo inferior, pelo que tentou exterminá-los, contudo, eles eram ambos (alemães e judeus) de raça branca. Também recentemente, na ex-Iugoslávia, muitos povos se viram forçados a emigra apenas por pertencerem a outra cultura.

Religiosos - há muitas migrações, muitas delas externas, cujo único objetivo é a deslocação a um determinado centro de fé, de acordo com a religião de cada indivíduo. Como exemplo podem-se citar as peregrinações a Fátima, Santiago de Compostela (Espanha), Lourdes (França), Meca (Arábia), entre muitos outros espalhados pelo mundo. Aliás, a titulo de curiosidade, a religião muçulmana obriga cada um dos seus crentes a deslocarem-se pelo menos uma vez na vida, a Meca, ao túmulo do profeta.
Culturais - poucos consideram este motivo uma causa de migração, contudo, há muitas pessoas que se deslocam (normalmente temporariamente) para outros locais, apenas com uma finalidade cultural, ou de enriquecimento de conhecimentos. Por exemplo, ir a outro país tirar um curso de pós graduação, ou um doutoramento.... ter de sair do local de residência porque a universidade/faculdade onde um estudante conseguiu entrar se situa muito longe, etc...

 No Brasil 
as  atividades econômicas, foram determinantes para chegada de estrangeiros e também das migrações internas no período colonial com a ocupação portuguesa para obter matérias primas,as entradas das bandeiras,para capturar e escravizar índios,o ciclo da borracha e o da cana-de-açúcar. Com a proibição do tráfico de escravos o Brasil assina acordos internacionais para a imigração.

A Imigração estrangeira hoje 

Desde janeiro de 2009,por um acordo bilateral entre os governos,qualquer argentino pode solicitar visto permanente para viver no Brasil,sem que esteja estudando ou trabalhando aqui,e o mesmo vale para os brasileiros na Argentina.Essa é uma das mudanças recentes na legislação para estrangeiros.
Em 2009,de julho a dezembro, o governo abriu um processo para que imigrantes ilegais pudessem regularizar sua situação.Foi uma anistia que objetivou principalmente alcançar os bolivianos que vêm trabalhar na grande São Paulo,sobretudo em pequenas empresas de confecção de roupas,e que vivem sem amparo legal nem trabalhista.Não há números oficiais,mas estima-se algo em torno de 150 mil pessoas.Os que se regularizam podem tirar carteira de identidade e de trabalho.
O Brasil já tomou iniciativa como essa em 1988 e em 1998.Na anistia atual regularizaram-se 43 mil estrangeiros.O maior grupo foi de bolivianos,com 17 mil inscritos,seguido por 5,5mil chineses,4,6 mil peruanos,4,1 mil paraguaios e 1,1 mil coreanos.O governo foi surpreendido com 2,4 mil europeus,na maioria aposentados ou pessoas de renda elevada que vieram abrir negócios,principalmente pousadas e restaurantes no Nordeste.

Fonte: O Círculo do Geógrafo e revista Atualidades

2 comentários:

  1. NOSSA PROFESSORA ESSE TEXTO ESTÁ COMPLETO, É BEM AMPLO E FÁCIL EDE ENTENDER E TEM BASTANTE FUNDAMENTOS , VOU ESTUDAR BASTANTE POIS NÃO FUI MUITO BEM NA ÚLTIMA REDAÇÃO!
    DANIELE 2º21

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Daniele.
    Ficou muito bem elaborado, agora é só estudar.
    Tem tudo que nós precisamos, para fazer uma redação nota dez!!
    Hàvila 2º21

    ResponderExcluir