segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

REDAÇÃO DISCURSIVA

Na questão discursiva o candidato deverá produzir um parágrafo, com base no solicitado pela questão, com extensão mínima de oito linhas, efetivamente escritas, e máxima de dez linhas, que estabeleça relações de causa e conseqüência, comparação e contraste, oposição e comparação, citação, explicação, conclusão, exemplificação, análise, justificativa e outras modalidades, primando pela coerência e pela coesão. normas de registro formal culto da língua.

As questões não costumam ser muito complexas e cobram mais a capacidade de interpretar textos e de produzir uma respostaNeste tipo de produção textual avalia-se a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das própria. Procura-se saber se o estudante é capaz de processar informações.Se o candidato entender bem o que foi perguntado e souber elaborar a resposta, ele vai ter um bom desempenho.

eXEMPLO:

TEMA:TELECOMUNICAÇÕES
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) foi a segunda reguladora a ser criada no país e a primeira a ser instalada. Ela foi concebida para viabilizar o atual modelo de telecomunicações brasileiras, sendo dotada de inovadora personalidade institucional.A composição de sua direção favorece a transparência, a tomada de decisões de seus membros e evita personalismos. Já as suas características permitem dar respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas, sendo as suas atividades apoiadas nos princípios da universalização e da competição.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.


O PAPEL DA ANATEL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
natureza jurídica da ANATEL;
características da natureza jurídica da ANATEL;
pelo menos três atribuições da ANATEL


"A natureza jurídica da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é de uma autarquia em regime especial. Sendo a natureza jurídica da Agência classificada dessa forma, a ANATEL possui algumas características que diferem de autarquias comuns: autonomia administrativa e financeira e ausência de hierarquia em relação ao Ministério ao qual ela está vinculada (no caso da ANATEL, ao Ministério das Comunicações). Essas características permitem à Agência maior autonomia para que ela possa agir com mais eficiência e eficácia no setor que ela regula (Setor de Telecomunicações), dando respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas.Dentre algumas atribuições da ANATEL, encontram-se a delegação de serviços de telecomunicações (concessão, permissão e autorização) a empresas que queiram atuar no setor; aplicações de sanções para as que estejam delegadas a oferecer serviços públicos e manter políticas para criar maior competitividade no mercado de telecomunicações." (Rogério Araujo)

Outros exemplos:

Tema:A Educação tem sido prioridade nas discussões políticas bem como na sociedade como um todo.As escolas de ensino médio não sabem o que fazer com a diversidade de seus alunos.O dilema mais grave fica em preparar o aluno para o trabalho ou para um curso superior,objetivos estes que competem seriamente.Redija um texto discursivo expondo seu ponto de vista com argumentos coerentes.
"A educação e seus problemas são um dos temas mais discutidos em um todo.Sabe-se que a maioria das escolas de Ensino Médio enfrentam uma divergência.Estas Instituições de ensino precisam escolher entre facilitar o ingresso em curso superior ou preparar seus alunos para o mercado de trabalho.É fato que aquelas que optam por metas acadêmicas obtém, melhores resultados.Exemplo disso,é a EEEFM Prof.João Bento da Costa,localizada na capital do estado de Rondônia,Porto Velho.Reconhecida estadualmente,quiçá nacionalmente,pelo projeto “Terceirão” a escola busca familiarizar os estudantes do terceiro ano com o dia a dia acadêmico.Isso ocasiona uma maior comodidade ao ingressar em uma Universidade.Além disso,há uma equipe de professores que tem sua carga horária aumentada para poder ministrar aulas em plenos finais de semana e feriados.Com isso.é visto uma elevação nos índices de aprendizado e um número maior de estudantes que ingressaram em uma faculdade.Tal método de ensino deveria ser aplicado nas demais escolas de ensino médio.Se aplicado,os resultados poderiam satisfazer o que tanto se busca quando se fala em educação: qualidade de ensino para todos."

TEMA: As pesquisas com células troncos embrionárias encontram-se proibidas no Brasil sob o argumento de que vão contra dois princípios constitucionais: o de que a vida é inviolável e o que garante a dignidade da pessoa.A Lei brasileira de Biossegurança aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional – que autoriza o uso em pesquisas de embriões congelados há mais de três anos – está em discussão no STF(Superior Tribunal Federal),o qual deverá dar seu parecer final nos próximos dias.Redija um texto discursivo argumentativo,posicionando-se de forma coerente.

"As pesquisas com células-tronco embrionárias estampa as páginas de revistas e jornais num momento oportuno,em que se discute,no STF o direito ou não à pesquisa e ao uso dessa tecnologia no Brasil.Podemos afirmar que a Lei de Biossegurança em questão não fere os princípios constitucionais pois a constituição protege o nascituro e a pessoa,isto é,a criança que aguarda o nascimento no ventre da mãe,ou seja,ao adquirir a personalidade jurídica,segundo o código civil.No entanto essas pesquisas causam polêmica,visto que a liberação no Brasil vai de encontro aos princípios religiosos da Igreja Católica que alegam vida na célula embrionária, mas devemos levar em conta que esses embriões permaneceriam congelados indefinidamente ou seriam jogados ao lixo devido ao tempo de congelamento e ao fato dos pais não se dispuserem a fazer a implantação.Então porque não libera-los para pesquisas,visto que isso nos permitirá acompanhar os países de primeiro mundo na busca incansável da cura de doenças degenerativas.Sabe-se que outras pesquisas com células adultas vêm sendo testadas mas nada que possa atingir a todos os tecidos do corpo como se pretende com as células embrionárias que a curto,médio ou longo prazo poderão resultar em grandes benefícios a um maior número de pessoas."


TEMA: Thomas Malthus previu no séc.XVIII que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.O aumento do consumo na China,Índia e no Brasil provocaram nos últimos tempos uma mudança do padrão de consumo suficiente para uma alteração significativa na economia global. Comente através de um texto discursivo as causas que levaram a esse aumento de consumo e as possíveis soluções.
“No século XVIII Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida suficiente para todos,mas o que se viu desde então,foi um avanço na produção incentivada pela segunda Revolução Industrial.Novas técnicas de produção e novos produtos foram criados derrubando a previsão de Malthus.No entanto,agora,em plena era tecnológica,com a revolução científica essa previsão pode vir a ser realidade,pois presenciamos nas últimas semanas de abril 2008 o início de uma crise mundial dos alimentos,ocasionada em partes pelo aumento da população e de seu poder aquisitivo e também pela produção de determinados alimentos estarem em baixa.Por isso a principal medida a ser adotada seria incentivar a produção de alimentos no campo e buscar novas tecnologias de produção já que impedir a população de consumir e de ascender de padrão social é crime contra os Direitos Humanos.”


Obs.: A folha de texto definitivo não poderá conter rasuras e será o único documento válido para a correção da prova discursiva.

VEJA MAIS EXEMPLOS NO LINK:


https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto

108 comentários:

  1. Janete Reis da Silva
    Ola ser for possivel,eu preciso de um modelo de uma redação discusiva vou prestar um concurso da polica civil de rondônia e la no edital exige um redação discursiva,eu preciso urgente de uma redação como modelo pra mim estudar e ver como q é.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Janete,já te mandei exemplos de questões discursivas via e-mail em 30.10,se nao recebeste confirme seu e-mail por gentileza.um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola ser for possivel,eu preciso de um modelo de uma redação discusiva vou prestar um vestibular !
    mande pro meu e-mail : juliano_tonaweb@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de modelos de redação discursiva vou fazer prova para um processo seletivo em um curso tecnico e estão exigindo redação discursiva preciso estudar!!!!!! Obrigado

    ResponderExcluir
  5. oii,estou precisando urgente de um modelo de redação discursiva.obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de receber exemplos de redações discursivas por email... agradeço!

    fabi_lena1@hotmail.com

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber exemplos de redações discursivas modelos correspondência oficial.

      Excluir
  7. olá,gostaria de receber modelo de redações discursivas,por email.grato
    deboracida83@hotmail.com 23 de novembro de 2009

    ResponderExcluir
  8. olá....estou na mesma situação de meus colegas, por gentileza preciso de um modelo de redação discursiva.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando de modelo de redação discursiva sobre, crise mundial e gripe suína.Favor me enviar com urgência,obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Esses exemplos são otimos,continue a divulgar na internet outros exemplos como estes.
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. ola , por gentileza preciso de alguns ex: de redação e prova discursiva , vou prestar concurso para pm no Paraná
    desde já agradeço
    Edison p da cruz dia 21/01/10.
    meu mail:edisonpcruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. gostaria de um exemplo de redaçao discursiva . pq vou fase concurço da policia militar c der emviar no meu email:flabelfor2hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. ola, por favor me mande exemplos de redações discursivas, vou prestar concurso para a PM Parana, muito obrigada pela ajuda. Que Deus te abençoe. meu e-mail é consultoramonica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, que interessante. Quando se pesquisa por "redação discurssiva" no google, o primeiro resultado aponta para o reda-umquestodeestilo.blogspot.com. Que legal ! Isso mostra a qualidade do blog. Parabéns !

    ResponderExcluir
  15. gente eu gostaria de alguns modelos de redação discursiva,vou presta um concurso publico.mexicanoasp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. queria alguns modelos de redaçoes discursivas,pois estou estudando para concursos.aledimar9@hotmail.com.
    obrigado:

    ResponderExcluir
  17. Gostei das informações, parabens !
    Os colegas que pedem um modelo de redação discursiva parece que não leu os vários modelos apresentados.

    ResponderExcluir
  18. Olá!! Por gentileza pode enviar, modelos de redação discursiva, para o concurso da Agehab-agência Goiana de Habitação S/A, pois minha prova vai ser no começo de abril,preciso urgente.cherdfgyn@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. VEJA AS PÁGINAS:
    Veja MAIS exemplo no próprio blog nas páginas:

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto

    http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/02/redacao-discursiva.html

    http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/08/texto-dissertativo.html

    http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/10/agyacultura-e-civilizacao.html

    http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/10/questao-discursiva-matematica-e-quimica.html

    http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-04%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-04%3A00&max-results=11

    Lembre-se: PARA ESCREVER UM BOM TEXTO É NECESSÁRIO INFORMAÇÃO! LEITURA É ESSENCIAL! ESTAR INFORMADO SOBRE AS QUESTÕES DA ATUALIDADE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.NO PRÓPRIO BLOG (NOS MESES ANTERIORES) HÁ VÁRIOS ASSUNTOS REFERENTE ATUALIDADE DE TEMAS QUE PODEM CAIR EM CONCURSOS E VESTIBULARES,BEM COMO,VÁRIAS DICAS DE COMO ESCREVER UM TEXTO DISSERTATIVO E/OU DISCURSIVO. EXPLORE-O,POIS PODERÁ LHE AJUDAR EM MUITO.BOA SORTE!!! E BOM ESTUDO!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu também gostaria de um modelo de redação discursiva. Poderia por favor me mandar por e-mail?

    O e-mail é : sdnrenata22@uol.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. OI, GOSTARIA DE UM EXEMPLO DE REDAÇÃO DISCURSIVA PARA PROVA DO MCDF/2010. PARA QUE POSSA TER UMA BASE DE REDAÇÃO DISCURSIVA EXIRGIDA PELO MESMO NO CONCURSO.
    E-mail para resposta:

    sardav31@gmail.com

    ATENCIOSAMENTE,
    SANDRA RIBEIRO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  22. Olá!! Por gentileza pode enviar, modelos de redação discursiva, para o concurso da Agehab-agência Goiana de Habitação S/A, pois minha prova vai ser no começo de abril,preciso urgente. Meu imail é ramistem@hotmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem!
    Gostei muito deste trabalho de vocês,é util e contribui bastante com a sociedade.Se possível mim enviar uma Redação Discursiva,vou participar esse final de semana do concurso para Agente Penitenciário do Estado da Bahia Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal:

    Mais exemplos de redações você encontra no link abaixo: (copie e cole no seu navegador)

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto

    ResponderExcluir
  25. olá...sera q poderia me mandar modelos di redaçao dissertativas q vc axa q pode ser tema pra vestibulares do meu do ano..po favor me mande nesse email:manuelaramos63@hotmail.com
    agradecida

    ResponderExcluir
  26. Oi, vou prestar vestibular... poderiam por favor me enviar modelos de redação discursiva? logistica@comunicacaoobjetiva.com.br
    Grato

    ResponderExcluir
  27. Preciso de modelo de redação discursiva URGENTE,agradeço a quem puder me ajudar dirlhaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Ola Para todos , ser for possivel,eu preciso de um modelo de uma redação discusiva vou prestar um concurso Das Forças Armadas (Essa) de Mato Grosso Do Sul e la no edital exige um redação discursiva,eu preciso urgente de uma redação como modelo para eu estudar e ver como que é .

    Obrigado. vlw .

    Em@l : viniciusfelx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Ola para todos , preciso de um modelo de redação discursiva vou prestar concurso MPU quem poder ajudar ficarei grato....meu email: zimar.df@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Por favor gostaria de um modelo de redação discursiva com o tema:"A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA ATUAÇÃO E APLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA".FICAREI MUITO GRATA....MEU IMAIL:EDIVANIAQUELIPE_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  31. Oi... tamb'em preciso de modelos de redacao discursiva para o concurso do MPU. Ficarei grata. Meu e-mail: yumi.saito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. oi... estou precisando urgente da ajuda de voces vou fazer vestibular para uerr de roraima, e não sei nada sobre redação discursiva,por favor me ajude, e se com tema da lei da ficha limpa ficarei muito grata, meu imail; martaregina.pedro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. OLÁ, PRECISO DE MODELOS DE REDAÇÕES COM TEMAS ATUAIS EM DESTAQUE, Q PROVAVELMENTE SERÁ COBRADO NP CONCURSO DO MPU. OBRIGADA. dindinhanaldi2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá!! Meu nome é Márcia vou prestar concurso para o Ministério Público da União no próximo Domingo se possível vc pode me enviar umas dicas de como fazer tal redação,e alguns modelos de temas atuais!!Desde já grata.. meu email: mmr.rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. olá!meu nome é claudia vou prestar concurso para(essex)se possível vcs poderiam me enviar alguns modelos de redação discursiva e temas atuais,por favor é urgente,me dê algumas dicas também. Obrigada meu email:claudialuciapaixao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. olá: me chamo Rejane preciso de modelo de redacão discursiva ,por favor se puderem me ajudar agradeço desde agora.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia! Preciso de um modelo de redação discursiva para um vestibular, onde o tema relate algo sobre atualidade. Desde já obrigado.

    Meu e-mail: graziane.magazineluiza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá!
    meu nome é Lucina e estou precisando de um modelo de redaçõ discurssiva sobre a educação infantil.
    agrdeço desde já.meu imail é: luciana_msm_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. AI GALERA ESTOU PRECISANDO DEUNS MODELOS DE REDAÇÃO TEMAS [EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAUDE] AALGUEM PODERIA MIM ENVIAR ALGUMAS SEREI MUITO GRATO, MEU EMAIL.[ MAURICIOBANCO@HOTMAIL.COM ] OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  40. Oii
    também preciso muito de modelos discursiva e mais dicas de como fazer uma boa redação, vou prestar vestibular e estou meio desatualizada...
    (nathanenarjara@gmail.com)

    ResponderExcluir
  41. Oie
    preciso de dicas e
    modelos de uma redação discursiva , estou desatualizada...
    e o vestibular é agora dia 28 de novembro
    ficarei grata se min ajudar.
    (claudinha2009ns@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  42. Olá,

    Gostaria de receber o modelo de uma redação discursiva para prestar vestibular.
    Obrigada.

    (ligia_nm@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  43. ola
    estou tambem precisando de exemplo de redaçao discursiva se possivel
    gostaria de receber por e mail
    obrigado
    deboradiastoledo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. olá. vou prestar um vestibular. será q teria como eu receber alguns modelos de redação discursiva pelo meu e-mail?
    jessicabernardescassiano@hotmail.com

    obrigadaaaaaaaaaa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá!vou presta concurso público,cargo de professor.será que teria como eu receber modelos de redação discursiva pelo meu e-mail? fatimacoari@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. olá.vou prestar um vestibular.
    e gostaria q vcs mandasse
    modelos de redação discursiva pelo meu e-mail? com urgência se possivéis
    pra mim.nubia-ct@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oi, vou prestar um Concurso público, cargo de enfermeiro, é possível me enviar modelos de redação discursiva pelo meu e-mail?lujcarvalho@hotmail.com .... Por favor com urgência.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Olá, boa tarde a todos!!!!
    Preciso de dicas, temas atuais possíveis e modelos de redação discursiva , vou prestar o Concurso Planaltina (GO), cargo enfermeiro
    è no próximo final de semana.Preciso com urgência.
    Grata...
    lujcarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá, estou precisando de um modelo de redação discursiva, pq vou prestar vestibular mês quivem. Gostaria que você me mandasse um modelo, obrigada.
    nayaralmm@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. OLA GOSTARIA DE RECEBER UM MODELO DE REDAÇÃO DISCURSIVA POR FAVOR O MAIS RAPIDO POSSIVEL..DESDE JA OBRIGADO...
    ana-kelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. oiee, vou prestar um vestibular. será q teria como eu receber alguns modelos de redação discursiva pelo meu e-mail? kleversoncn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. OLA VOU FAZER UMA PROVA DO CONCURSO DATAPREV PRECISO DE APRENDER COMO FAZER UMA REDACAO DISCURSIVA. ELMOMOURAO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  53. Olá, como vai? Gostaria de pedir um modelo de uma redação discursiva, pois, vou prestar vestibular e no edital informa que terá redação.Obrigado!
    guedesaurelioguedes@hotmail.com
    Marco

    ResponderExcluir
  54. Olá!

    Vou fazer a prova para fiscal do PROCON-DF no próximo dia 13/11/11 e preciso muito de uma idéia de redação discursiva relacionada a defesa do consumidor.
    Agradeço antecipadamente!
    mciciliacaldas@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá, uma bom dia! Gostaria de modelos de redação discursiva.
    Desde já adradeço!
    limagabriel64@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. ola,bom dia!queria alguns modelos de redaçoes discursivas,pois estou estudando para o vestibular..deste ja agradeço!fabiolapaularibeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. boa tarde preciso de um modelo de redação discursiva pois, vou prestar vestibular e nesse será exigido.infelizmente o nosso ensino na rede estadual está péssimo e infelizmente não passaram para nós alunos redações ai fica meio difícil..grata! anabia83_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. preciso de um modelo de redação discursiva vou fazer um vestibular amanhã dia 4 urgente
    quem estiver manda por email agradeço boa noite

    darissuti18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. preciso de modelos de redação discursiva porfavor

    desde já agradeço meu email :dianusdagda@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Bom dia pessoal,
    Preciso de mais exemplos de redação discusiva e modelo de como desenvolver essa redação.Aguardo!
    e-mail: bruno_e_lidiane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. eu adorei esse site as redações são otimas pra quem vai presta vestiblar como eu e ficar sempre a duvida da redação bjs !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. eu gostei muito deste site

    ResponderExcluir
  63. gostaria de receber em meu email, modelo de redações discurssivas, pois irei ser submetido a um processo seletivo classificatório brevemente. Segue o email- nkk38@hotmail.com .

    ResponderExcluir
  64. Romulo Santos
    Ola pessoal eu vou fazer um concurso do senado é muito importante para mim. Gostaria que vocês mim ajuda-se.
    Vai cair na prova redação e questão discursiva de 25 linhas. Eu não sei como é uma questão discursiva. Peso que ajudem, mande um exemplo ou mande uma modelo para o meu mail: romulo.23.ap@hotmai.com

    ResponderExcluir
  65. Olá amigos concurseiros sou o denys, gostaria de receber temas de redação discursiva e exemplos de algumas prontas, no meu e-mail eu vou fazer o cuncurso do (SENADO FEDERAL),e gostaria da ajuda de vocês por favor. "aldenyslle@hotmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me que os senhores alunos nunca leram a matéria completa acima, pois com um pouco de atenção perceberiam que há um link (em rosa) onde há vários exemplos de redações, e ao abrir a página, no lado esquerdo ha mais exemplos.. mas segue aí o link novamente e lembrem-se que sem conhecimento de mundo não bastará ler exemplos prontos, é preciso estar atualizado com as questões sociais,politicas e econômicas do mundo e principalmente de seu país.https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto

      Bom estudo!!!!

      Excluir
  66. olá estou no mesmo barco q os companheiro de cima ai!!preciso de ajuda sou pessimo em redação
    julienderv@yahoo.com.br obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Idem a resposta acima - acrescentando que ao lado direito desse blog há vários links de como fazer um bom texto.Dar uma explorada nesse blog perceberás que há muitos exemplos e explicações.Bom estudo!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Olá, estou precisando de um modelo de uma redação discusiva vou prestar um concurso do senado e la no edital exige um redação discursiva, tenho um pouco de dificuldade de organizar as minhas idéias.
    Desde de já, obrigado.
    flavio357r@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido,se você tivesse lido a matéria acima completa perceberia que há um link aí com vários exemplos e também basta olhar no lado direito dessa matéria, abaixo do número de visitantes um link "Escrevendo Texto" e "Escrevendo texto 2011" com uma série de exemplos além de várias explicações nesse blog sobre como produzir um texto. Dá uma olhada e uma explorada no lado direito desse blog e encontrarás muitos exemplos...
      https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto-2011

      Excluir
  69. Olá boa tarde! Sou enfermeira, vou fazer o concurso do Coren e gostaria se possivél enviar no meu Imail algumas questões discursiva relacionada a RESOLUÇÃO COFEN 266/2001 como exemplos. Pois não consigo desenvolver sozinha. O peso maior na prova são as questões discursivas por favor mim ajuda. deus abençoe. egneliza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Ola!
    Sou téc de segurança do trabalho, onde vou prestar concurso para o banco do brasil. Gostaria de receber modelos de redações discursias.

    Email: jairo_tst@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Olá!

    Também sou técnica de segurança do trabalho e iria prestar banco do brasil... Gostaria de receber modelos de redações discursivas.

    e-mail: alinecefet@ig.com.br

    ResponderExcluir
  72. olá, gostei muito das dicas para redação discursiva.Vou fazer o concurso do Banco do Brasil e gostaria de receber exemplo de redação discursiva.
    Email: ciaratj_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste blog
      www.reda-umquestodeestilo.blogspot.com, no lado direito do tem um item: "Quer Fazer um bom texto? Leia!!!!"onde tem vários links com informações a respeito de questões discursivas. Abaixo do número de visitantes vc tem um link "Escrevendo texto, onde há vários exemplos de redações com temas atuais.Mas Lembre-se que o mais importante para fazer um bom texto é leitura de mundo,ter conhecimento,saber fazer relações de interdisciplinaridade,exemplos só servem para te mostrar como desenvolver o tema pois sem conhecimento do tema ninguém consegue escrever nada.

      Lembre-se ainda que Toda redação, por conceito, já é discursiva, ou seja, aquele que a escreve deve discorrer sobre algum tema. Ademais, ela pode ser solicitada como discursiva ou dissertativa. Será dissertativa quando o redator tratar acerca de um tema de forma crítica,argumentando e fundamentando baseando-se na sua leitura de mundo,observando os pontos concernentes, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, e ainda seguir a formalidade de introdução, desenvolvimento e conclusão(texto de no máximo 30 linhas). Já o texto chamado discursivo não deixa de seguir os mesmos parâmetros,apenas algumas instituições o pedem de forma sintetizada (máximo 10 linhas),tendo o primeiro período como introdução,2,3 ou mais períodos de desenvolvimento e um de conclusão.O que mais se avalia nesse tipo de texto é seu conhecimento do assunto e a sua capacidade de sintetizar.Há exemplos desse tipo de redação no blog citado. Pode entrar nos exemplos pelo link https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo- (que já esta no final da matéria acima) onde,além da página aberta,ao lado direito desta página há outros links com exemplos de redações.

      Neste blog há muita dicas de redação, dá uma explorada nele ok.(mas entre pelo navegador "mozila" ou o" google Chrome" pois no internet explore nem sempre vc consegue abrir.)

      Bom estudo!

      Excluir
  73. Olá,
    Poderiam me enviar modelos de redações discursivas para consurso público?
    crisevagner@terra.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Olo boa tarde...
    Vocês poderiam me mandar um modelo de redação discursiva,Para concurso publico.
    adrianapxe@hotmail.com

    Obrigada....

    ResponderExcluir
  75. preciso de modelo de redação discursivas para curso do banco do brasil?
    afonsoprofeta@gmail.com
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da matéria acima há um link (em rosa) onde vc encontra modelos de redação com temas de atualidade.E ao abrir, do lado esquerdo há outros links com modelos,mas lembre-se que para escrever um bom texto você precisa ter conhecimento de atualidades.Sem leitura e conhecimento não há como escrever.Explore este blog pois aí ao lado direito há vários links com informação de como produzir um bom texto ok.

      Excluir
  76. Preciso de modelo de redações discursivas pois irei fazer concurso podem me enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da matéria acima há um link (em rosa) onde vc encontra modelos de redação com temas de atualidade.E ao abrir, do lado esquerdo há outros links com modelos,mas lembre-se que para escrever um bom texto você precisa ter conhecimento de atualidades.Sem leitura e conhecimento não há como escrever.Explore este blog pois aí ao lado direito há vários links com informação de como produzir um bom texto ok.

      Excluir
  77. Gostaria de receber modelo de Redação discursivas, por email
    Grato.
    pollymendes08@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da matéria acima há um link (em rosa) onde vc encontra modelos de redação com temas de atualidade.E ao abrir, do lado esquerdo há outros links com modelos,mas lembre-se que para escrever um bom texto você precisa ter conhecimento de atualidades.Sem leitura e conhecimento não há como escrever.Explore este blog pois aí ao lado direito há vários links com informação de como produzir um bom texto ok.

      Excluir
  78. olá vou fazer o concurso da policia militar de alagoas e preciso ter uma base redação discursivas vc pode mandar alguns exemplo.obrigado
    dieguinho-fernando@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Bom dia...sera que poderia me mandar modelos de discursivas na área de Educação Infantil para o concurso da Prefeitura Municipal de Curitiba. ..por favor me mande nesse email:actullio@ufpr.br
    agradecida

    ResponderExcluir
  80. Marcus
    Olá vou fazer o concurso da TST e preciso ter uma base redação discursivas vc pode mandar alguns exemplo.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus.Como mandar se vc não deixou e-mail? Mas no final da matéria acima há um link que se vc clicar há vários tipos de textos dissertativos e/ou discursivos.VEJA MAIS EXEMPLOS NO LINK: https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto

      Mas lembre-se: Lembre-se ainda que Toda redação, por conceito, já seja discursiva, ou seja, aquele que a escreve deve discorrer sobre algum tema. Ademais, ela pode ser solicitada como discursiva ou dissertativa. Será dissertativa quando o redator tratar acerca de um tema de forma crítica,argumentando e fundamentando baseando-se na sua leitura de mundo,observando os pontos concernentes, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, e ainda seguir a formalidade de introdução, desenvolvimento e conclusão(texto de no máximo 30 linhas). Já o texto chamado discursivo não deixa de seguir os mesmos parâmetros,apenas algumas instituições o pedem de forma sintetizada (máximo 10 linhas),tendo o primeiro período como introdução,2,3 ou mais de desenvolvimento e um de conclusão.O que mais se avalia nesse tipo de texto é seu conhecimento do assunto e a sua capacidade de sintetizar.Há exemplos desse tipo de redação no blog citado. Pode entrar nos exemplos pelo link https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto .

      Excluir
    2. Ao lado direito desse blog há muitos links sobre como escrever um bom texto.Basta explorá-lo.

      Excluir
  81. bom dia vou fazer o concurso da esa e a redação é discursiva e preciso um pouco mais de explicação se puder me ajuda agradeço. obrigado

    email: renecksonbbg@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. BOA NOITE,EU TAMBÉM VOU PRESTAR CONCURSO E PRECISSO URGENTE DE UM MODELO DE REDAÇÃO DISCURSIVA; OBRIGADO (MURYLO.FAL@HOTMAIL.COM)

    ResponderExcluir
  83. Oi

    qual a diferença mais concreta de redação discursiva e disertativa?

    E-mail: joelmakeka@hotmail.com

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, vou fazer uma prova da ANA em Brasilia, haverá uma prova discursiva ao qual o tema será LEGISTAÇÃO APLICADA A ANA. Alguem tem uma idéia de alguma redação a esse respeito. Email: pqnaminie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Ola!!! Vou faser um vestibular com redação discurciva... gostaria de mais explicações e dicas de como fazer uma redação correta ... meu email : lari.p.b@hotmail.com!!!
    obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio blog q vc deixou o comentário,ou seja, nesse www.reda-umquestodeestilo.blogspot.com no lado direito no item "Quer fazer um bom texto? Leia!!!!" no lado direito há vários artigos de como escrever um bom texto, basta ir abrindo os links. Acima, perto do nº de visitantes no item "Escrevendo redação" há exemplos de textos discursivos/dissertativos atuais com vários exemplos. Você pode também abrir pelo link abaixo:

      https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto


      https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/hist-geo-rondonia---questoes-discursivas


      Lembre-se: O mais importante para fazer um bom texto é leitura de mundo,ter conhecimento,saber fazer relações de interdisciplinaridade.Os textos constantes como exemplo na página acima são apenas exemplos de redações bem fundamentadas que trazem leitura de mundo,ou seja,conhecimento do tema com relações históricas,filosóficas entre outras.
      Atente para o item "comandos" pois há sempre diferenças no que é solicitado e isso se percebe pelos comandos dados no tema.

      Lembre-se ainda que Toda redação, por conceito, já é discursiva, ou seja, aquele que a escreve deve discorrer sobre algum tema. Ademais, ela pode ser solicitada como discursiva ou dissertativa. Será dissertativa quando o redator tratar acerca de um tema de forma crítica,argumentando e fundamentando baseando-se na sua leitura de mundo,observando os pontos concernentes, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, e ainda seguir a formalidade de introdução, desenvolvimento e conclusão(texto de no máximo 30 linhas). Já o texto chamado discursivo não deixa de seguir os mesmos parâmetros,apenas algumas instituições o pedem de forma sintetizada (máximo 10 linhas),tendo o primeiro período como introdução,2,3ou mais de desenvolvimento e um de conclusão.O que mais se avalia nesse tipo de texto é seu conhecimento do assunto e a sua capacidade de sintetizar.
      Leitura de temas relacionados a atualidade ajudam muito na produção de texto ok. TER Informação é base para qualquer texto.
      Boa sorte!

      Excluir
  86. olá preciso de um modelo de prova discursiva para eu estudar.
    é para um vestibular. se for possivel me mande um. desde já agradeço.

    email: cacauperola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. ola preciso saber exemplo de redação discursiva argumentativa com os temas : violencis e direitod humanos. obrigada
    e-mail gisele_gomes_94@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Ola!!! Vou faser um vestibular com redação discurciva... gostaria de mais explicações e dicas de como fazer uma redação ou um copia de uma redaçao meu email:garrotenovo82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. ola, gostaria de um modelo de uma redaçao discursiva, dicas, o que devo ou nao usar. email:edileuza_dila2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Bom dia vou fazer vestibular amanhã e preciso de mais explicações sobre redação discursiva e um modelo. se puder-me ajudar agradeço muito meu email: docaparnamirim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. ola vour uma prova de concurso ! dar pra vc me enviar uma redaçao discursiva vou fazer a prova do MPU de 2013 meu email .... lauramorenaflor@hotmail.com... me ajude por favor

    ResponderExcluir
  92. ola, tambem vou fazer redação discursiva me manda dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio blog q vc deixou o comentário www.reda-umquestodeestilo.blogspot.com no lado direito no item "Quer fazer um bom texto? Leia!!!!" há vários artigos de como escrever um bom texto, basta ir abrindo os links. Acima, perto do nº de visitantes no item "Escrevendo redação" há exemplos de textos discursivos/dissertativos atuais com vários exemplos. Você pode também abrir pelo link abaixo:

      https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto


      https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/hist-geo-rondonia---questoes-discursivas


      Lembre-se: O mais importante para fazer um bom texto é leitura de mundo,ter conhecimento,saber fazer relações de interdisciplinaridade.Os textos constantes como exemplo na página acima são apenas exemplos de redações bem fundamentadas que trazem leitura de mundo,ou seja,conhecimento do tema com relações históricas,filosóficas entre outras.
      Atente para o item "comandos" pois há sempre diferenças no que é solicitado e isso se percebe pelos comandos dados no tema.

      Lembre-se ainda que Toda redação, por conceito, já é discursiva, ou seja, aquele que a escreve deve discorrer sobre algum tema. Ademais, ela pode ser solicitada como discursiva ou dissertativa. Será dissertativa quando o redator tratar acerca de um tema de forma crítica,argumentando e fundamentando baseando-se na sua leitura de mundo,observando os pontos concernentes, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, e ainda seguir a formalidade de introdução, desenvolvimento e conclusão(texto de no máximo 30 linhas). Já o texto chamado discursivo não deixa de seguir os mesmos parâmetros,apenas algumas instituições o pedem de forma sintetizada (máximo 10 linhas),tendo o primeiro período como introdução,2,3ou mais de desenvolvimento e um de conclusão.O que mais se avalia nesse tipo de texto é seu conhecimento do assunto e a sua capacidade de sintetizar.
      Leitura de temas relacionados a atualidade ajudam muito na produção de texto ok. TER Informação é base para qualquer texto.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. gostaria de receber modelos de redaçao no meu email tipo dissertaçao e discuciva. celiaavvmossoro@hotmail.com.br

      Excluir
  93. Olá
    Gostaria de saber como é uma redação no modelo comentário interpretativo crítico. Meu email: irmastorti@yahoo.com.br
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  94. Amigo, gostaria se possível que me enviasse um modelo de redação discursiva pra prova do Banco do Brasil que ira ocorrer agora no inicio de fevereiro. Grande abraço !
    E-mail : gipsy4forever@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  95. OLÁ
    SE POSSÍVEL GOSTARIA QUE MANDASSE REDAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS NO MODELO DISSERTATIVO; ARGUMENTATIVO EM PROSA

    ResponderExcluir