quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SISU 2013 - Inscrições começam em 7 de janeiro

Estudantes que fizeram Enem podem disputar vaga em instituições públicas
Sistema já vai incluir reservas de vagas pela lei das cotas.

 

fONTE: Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação publicou no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (26) a portaria com o cronograma do  processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os estudantes poderão se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br de 7 a 11 de janeiro de 2013.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.

As notas individuais do Enem 2012 estão previstas para serem divulgadas nesta sexta-feira (28).
O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.

VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
28 de dezembro de 2012 Divulgação das notas individuais do Enem 2012
7 a 11 de janeiro de 2013 Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro de 2013 Primeira chamada do Sisu
18, 21 e 22 de janeiro de 2013 Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro de 2013 Segunda chamada do Sisu
1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013 Matrícula da segunda chamada do Sisu

Lei das cotas
O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas". Pela lei, as instituições federais de ensino superior devem reservar pelo menos 12,5% das vagas de cada curso e turno para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual, metade das vagas é para estudantes com renda família de até 1,5 salário mínimo. E ainda há um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

É importante observar a regulamentação em vigor; às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou às vagas destinadas à ampla concorrência.
O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição às vagas ofertadas pelo Sisu.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 14 de janeiro de 2013, e a segunda, em 28 de janeiro de 2013.
O estudante poderá consultar o resultado das chamadas no site do Sisu na internet e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição. No caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será efetuado em observância à seguinte ordem de critérios: nota obtida na redação; nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

As matrículas nas instituições participantes do Sisu serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro de 2013 no caso da primeira chamada, e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013 para a segunda chamada.

O lançamento da ocupação das vagas no sisu pelas instituições participantes será de 18 a 25 de janeiro no caso da primeira chamada e de 1º a 8 de fevereiro para a segunda chamada.
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio do portal do Sisu do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2013. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.

O Sisu é o sistema do MEC pelo qual estudantes que fizeram o Enem podem concorrer a vagas em dezenas de instituições públicas de ensino superior. De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio dele. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela internet.

As instituições públicas de ensino superior, que participam do Sisu, ofertam vagas em seus cursos duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, aos candidatos mais bem classificados no Enem.
Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem em todo o país.


domingo, 23 de dezembro de 2012

Café com Arte apresenta Feijoada Cultural no Mercado Cultural


Duo Pirarublue ( Sandro Bacelar e Gioconda)



"Queremos proporcionar a evolução da própria alma, buscar a música na sua essência, como um instrumento de evolução do homem"
(Sandro Bacelar)

O pensamento de Sandro Bacelar já traduz a essência de suas apresentações. E o espaço do  Mercado Cultural – Café com Arte e Bar do Zizi -  onde vem ocorrendo atividades  durante o ano todo tem reunido todo  o pessoal de bom gosto musical.Ultimamente a Feijoada Cultural tem sido ponto de encontro dos amantes da boa música e da boa culinária.Sandro Bacelar e Gioconda Duo Pirarublue da Amazônia - Um  dueto que traz a musicalidade da região  amazônica e agrada pela rica interpretação de grandes músicos da MPB e de  músicos locais assim como pelas interpretações  de canções próprias  vem sendo um show a parte,pois com muita carisma vem conquistando a cada dia mais adeptos à boa Música. O nome Pirarublue faz parte do resgate das raízes amazônicas e é nome também de uma das canções da dupla. Segundo a própria Gioconda em uma matéria escrita por Jaqueline Ogliari "É um analogismo do peixe pirarucu com a cor azul, do planeta Terra, do imaginário, uma coisa mais fantástica. A música transmite isso, a poesia fantástica, e se você não conhecer mesmo as coisas da região, você não compreende".
 
Bete,Socorro e vagson curtindo a feijoada
 Compreendendo ou não, a dupla arrebenta e não há como não aplaudir a cada sucesso interpretado numa voz harmoniosa que a todos encantam. Para vários frequentadores assíduos do espaço, essa “Feijoada” que vem ocorrendo todos os sábados é uma iniciativa interessante,uma oportunidade de reencontrar pessoas que acabamos não vendo na nossa correria diária,além de ser um momento de descontração e lazer. Uma oportunidade para curtir o som dessa dupla também é adquirindo seus CDs: CD Pirarublue e o CD Pirarublue canta Noel Acústico que é simplesmente fantástico, trabalho muito bem recebido por fãs e pela crítica. Ouvir “Pirarublue canta Noel Acústico” mesmo para quem não tem conhecimento da obra de Noel Rosa é uma viagem sensorial. Esse efeito é a dor e a delícia de um CD feito para um dueto com uma das mais belas vozes feminina, em seu atual estágio misterioso contemporâneo. Outra oportunidade para prestigiar esse dueto é na Segunda-Musical que também acontece no Mercado Cultural, começando por volta das 18:00h seguindo pela noite – uma boa dica para começar bem a semana e para quem já se encontra de férias.
Luiz Marcio,Miguel, Elton e o locutor Léo Vincey curtindo o som de Duo Pirarublue   

Outra dica para o restante da tarde e noite de sábado é continuar no espaço do Mercado Cultural onde o grande sambista Beto Cézar recebe convidados numa roda de samba   com músicos de primeiríssima qualidade, o qual vem trazendo novidades para o próximo ano no espaço “Taba do Cacique” – local este que representa uma parte da história de Rondônia para os Portovelhenses.
Portanto,embora a cultura não seja valorizada em Porto Velho,temos pessoas envolvidas nos vários segmentos artísticos que não ficam a dever nada aos grandes nomes lá de fora,muitos deles, inclusive são sucessos fora daqui, realizam trabalhos no exterior e, muitas vezes a própria população local não os conhece.Ficar atento aos eventos que acontece e prestigiá-los é uma forma de sanarmos essa lacuna.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SISU - 2013


TIRANDO DÚVIDAS


SISU é um programa do Governo Federal que visa o ingresso de estudantes tanto das escolas públicas quanto privadas ao ensino superior via nota da prova do Enem/2012. Para fazer a inscrição você precisará de seus documentos pessoais, de seu número de inscrição no Enem/2012 e da senha utilizada.O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou  terça-feira passada (6) que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão as datas do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no dia 28 de dezembro. A data é a mesma da expectativa do MEC para a divulgação das notas finais do Enem 2012, ou seja, o calendário para inscrição , resultados e matrículas serão divulgados no próximo dia 28.


De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio do SISU. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela internet.


O SISU 2013 conta com uma etapa de inscrição regular e uma etapa aberta aos candidatos interessados em participar da lista de espera, para continuar concorrendo às eventuais vagas restantes. Durante todo o período de inscrições o Sistema atualiza a nota de corte em cada curso. Os estudantes podem alterar as opções feitas anteriormente, sendo que apenas a última inscrição será validada.
Cada candidato pode escolher até duas opções de curso diferente. A busca pode ser feita pelo nome do curso, nome da instituição ou nome do município. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Em casos do tipo, no momento do cadastro, se a nota não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com a informação.
O resultado da busca na etapa de inscrição disponibiliza os detalhes dos cursos pesquisados. Clicando no curso são apresentadas a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas). A análise pela melhor escolha deve ser feita pelo candidato que, após se decidir, deve confirmar a inscrição.
Ao concluir o registro, confira ao que acabou de fazer. Se houver algum erro, não se preocupe, pois você pode alterar e acompanhar a inscrição do SISU 2013 até o último dia previsto pelo prazo.
Os aprovados no SISU 2013 serão conhecidos após a apuração dos resultados, mediante apuração das notas de corte das vagas oferecidas pelo Sistema. São, ao todo, duas chamadas consecutivas, intercaladas pelo prazo de matrícula na instituição. Ao final de cada chamada, uma nova lista de aprovados é divulgada.
Tanto as inscrições do SISU 2013 quanto a lista de aprovados serão conhecidos através do sitehttp://sisu.mec.gov.br/. Para se inscrever não há de taxas, sendo necessário saber apenas número de inscrição e a senha do ENEM 2012. Caso o participante não se recorde das informações, é possível recuperá-las com facilidade no próprio site. É importante que, já no primeiro acesso, você confirme todos os seus dados pessoais para a necessidade de possíveis contatos.
Para a matrícula do curso para o qual foi aprovado, o estudante deverá ter em mãos a documentação exigida pela divisão de registros acadêmicos da instituição. Normalmente a lista de documentos básicos para matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio, documento de identidade, CPF, cartão de vacina atualizado e fotos 3 por 4. Podem ser necessários outros documentos, a critério de cada instiuição.
Fique atento as Datas do Sisu 2013 e toda as informações para que você consiga uma vaga e ingresse em um curso superior.
Fonte: G1.com e 
www.sisu2013.org/