terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GLOBO SAÚDE ENTREGA PRÊMIO

Eduardo Magno (de boné) recebendo seu prêmio das mãos de Anísio Gorayeb (Porque hoje é sábado), e de Yasmile Farah e Alan Kamel (Globo Saúde). (Foto: Jeférson)


A empresa Globo Saúde juntamente com o Programa “Porque hoje é sábado” entregou nesta segunda feira, dia 26, um relógio de pulso ao ouvinte Eduardo Magno Oliveira. O sorteio aconteceu ao vivo durante o programa do último sábado dia 24.

Eduardo, que concorreu com centenas de ouvintes, recebeu o seu prêmio na Globo Saúde, situada na Avenida Carlos Gomes entre a Avenida Jorge Teixeira e a Rua Elias Gorayeb. Ele tem 17 anos, mora no Bairro Olaria e estuda no Colégio Wadih Darwich Zacharias.

A entrega foi feita pelo apresentador Anísio Gorayeb, pelos representantes da Globo Saúde, Alan Kamel, gerente de vendas e Yasmile Farah, auxiliar administrativa.

O “Porque hoje é sábado” é apresentado pelo economista e jornalista Anísio Gorayeb e pelo médico e jornalista Viriato Moura, a produção musical é do advogado João Wilson Gondim. O programa vai ao ar todos os sábados, das 09 às 10 horas da manhã, na Rádio Transamazônica FM, 105.9.

Fonte: Ascom

 

sábado, 24 de dezembro de 2011

Aos leitores deste Blog

A verdadeira emoção do natal é saber que temos para quem dizer:  FELIZ NATAL!

Não sei quantas pessoas usam e abusam desta frase como algo insignificante e até mesmo eu sinto que às vezes as pessoas a usam como uma obrigação. Mas aqui isso não me importa!

O que me importa é poder ter pessoas para quem, com sinceridade, eu possa dizer: FELIZ NATAL! E essas pessoas são vocês que de forma anônima,virtual participam deste Blog de alguma forma,seja estudando,seja comentando ou por simples curiosidade.

Esta frase nesta noite de Natal  resume tudo de bom que eu possa desejar a todos vocês leitores, como: saúde, prosperidade, fraternidade, união, sonhos realizados e acima de tudo amor!

O amor é o que concretiza todas as realizações nas pessoas, pois amando é muito mais fácil nos realizarmos e fazer algo por alguém além de nos sentirmos felizes com isso.Colaborar no conhecimento de vocês me deixa feliz!

Portanto, o seu sucesso, a sua  felicidade  são também a minha  felicidade.Por isso com todas as letras e com convicção eu digo  FELIZ NATAL QUERIDOS LEITORES! Que o grande protertor do universo os abençoe não somente na noite de Natal mas no decorrer do ano que se aproxima.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROGRAMA EDUCA MAIS - Bolsas de Estudo - 50%

O Educa Mais Brasil, com o apoio de mais de 200 Instituições entre Universidades, Centro Universitários e Faculdades, oferece bolsas de estudo de 50% para cursos de Graduação e Pós-graduação nas modalidades presencial e EAD, Ensino Básico. Atuando no mercado há 8 anos e com mais de 70 mil alunos beneficiados, o Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país, investindo na formação de estudantes que farão a diferença na construção de um país mais justo e desenvolvido oferecendo uma formação completa e de qualidade.

As inscrições são gratuitas. Não perca essa oportunidade!


       É muito simples. Basta se inscrever no site e aguardar  instruções. Todo o  processo é virtual e gratuito trazendo-lhe mais comodidade e agilidade.
Escolha seu curso.
Faça sua inscrição pelo site e escolha o curso de seu interesse.

Carta de Matricula
Encaminharemos por e-mail sua carta de matricula, imprima e apresente na instituição de ensino para garantir a sua bolsa.


Ingresso
Milhares de estudantes brasileiros já estudam com o apoio do Programa Educa Mais Brasil. 




Obs.: Para Porto Velho, por exemplo, nos cursos presenciais você consegue  inscrever-se para vários cursos tais como:
Odontologia,Fisioterapia,Enfermagem, Biomedicina,Administração e Gestão, área de agronegócios e indústria, área contábil, Direioto,Informática,Arquitetura,Biologia,Meio Ambiente,Ecologia,Letras,História,Geografia,Educação Física,Química,Jornalismo,marketing, Comunicação,Publicidade,Nutrição,Gastronomia,Pedagogia, Psicopedagogia,Rede Computadores,Serviço Social, Turismo,Hotelaria, Veterinária e muitos outros. Vale a pena dar uma olhada para quem está pensando em pagar universidade, 50% é garantido na bolsa do EDUCA MAIS.

Entre no site  A  Q U  I , escolha o link "Graduação", "Pós Graduação" ou "Ensino Básico", clique e faça sua inscrição.

REGULAMENTO DO EDUCA MAIS BRASIL  A Q U I  

Dúvidas ainda? ligue para  central de atendimento 0800 7247 202


RESPOSTA DO EDUCA MAIS QUANTO AS DÚVIDAS EM RELAÇÃO A NOTA DO ENEM E NÚMERO DE CAMPANHA:

Educa Mais Brasil20 de Dezembro de 2011 06:38

"Os candidatos que não possuírem a nota do Enem ou não tenha realizado o exame, poderão realizar a inscrição normalmente, pois sendo aprovado, o mesmo candidato terá que prestar o vestibular na faculdade.
O número de campanha se refere a um código promocional em que alguns alunos beneficiados participam, onde esse campo poderá ficar em branco.

Abraços, Equipe Educa Mais Brasil "


fONTE: Educa + Brasil

domingo, 11 de dezembro de 2011

Prof.Chiquinho Lopes e Elizabet Cândido - Um vencedor confia na Vitória sempre!!!!!

Prof. Francisco Lopes e Elizabet Cândido (Diretor e vice-Diretora da Escola João Bento da Costa) enfrentaram um barra ao assumir a Direção no início de 2011.Primeiro por estar substituindo um dos grandes nomes da Educação – Suamy Lacerda que fez pelo JBC junto com sua equipe uma escola com qualidade de ensino que superou as expectativas da comunidade.Continuar esse trabalho e imprimir um ritmo novo era a meta do prof.Chiquinho e Elizabet que apesar das resistências encontradas souberam superar com garra um ano cheio de tumulto e acabaram por ser eleitos pela comunidade para o mandato de 03 anos na escola em tela.

Essa eleição e a comemoração de sua vitória na data de hoje mostram que ser vencedor é carregar a responsabilidade da admiração e ao mesmo tempo das críticas; é dar exemplo de superação; é saber aguardar a vitória com tranqüilidade e confiança; é ser honrado, humilde o suficiente para ouvir as palavras dos mais experientes e levar em frente um trabalho que pode em muito contribuir para o futuro de inúmeros adolescentes que agora encontram-se sob a sua direção. 

Problemas vários foram superados em 2011,muitas vezes contando com pouco auxílio de seus colegas de trabalho como por exemplo  uma APP inoperante onde com exceção do funcionário Samuel os demais não trabalhavam;denúncias infundadas  de um professor que pôs na cabeça que ia acabar com o projeto terceirão no JBC e que tentou de todas as maneiras desestabilizar a equipe chegando ao cúmulo de além das denúncias em Ministério Público,Conselho de Educação, delegacias  denunciar na SEDUC a aula de campo – trilha histórica – coordenada pelo professor Walfredo Tadeu que há anos faz isso sem nenhum problema e neste ano houve a denúncia com o intuito puro  de maldade somente para atrapalhar;professor que ignorou as regras do bom senso,da ética que tentou fazer da eleição para a Direção um campo de batalha não respeitando os colegas ameaçando-os abertamente em redes sociais; professores que chamaram o grupo do terceirão de “corja” e dizendo ser os “alunos e professores” desse projeto "a desgraça do JBC", tudo isso e muito mais foram levados com calma pela Direção do prof.Chiquinho que soube como ninguém acalmar os ânimos pois no momento em que estava não podia tomar providências mais enérgicas, providências estas que esperamos  sejam tomadas a partir do próximo ano para que a equipe volte a trabalhar com garra e tranqüilidade, pois querendo ou não os desafetos da Escola não podem deixar de admitir ser o PROJETO TERCEIRÃO o carro chefe dessa Instituição de Ensino,pois caso contrário seria apenas mais uma escola pública como tantas outras por aí existente.

Chiquinho Lopes e Elizabet Cândido usaram o talento como equilíbrio sabendo que muitas coisas precisam ser melhoradas e resolvidas,porém sabem que a admiração é uma conquista sem imposição e sem arrogância e com certeza a terão pois pretendem colocar seus objetivos e metas em prática buscando o aperfeiçoamento e a qualidade da equipe no ensino praticado no JBC.

Portanto junto dessa Direção agradecemos as parcerias com as Faculdades São Lucas,Ulbra,Uniron que mais uma vez estiveram presentes cooperando com o Projeto Terceirão; agradecemos os palestrantes que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades,competências e conhecimento dos nossos alunos do projeto,entre eles a participação do jornalista Anysio Gorayeb; do  professor, poeta e cronista Willian Haverly Martins no seminário “Ame e Preserve” coordenado pela fundação Iaripuna; do professor historiador Dante de Oliveira;do poeta Carlos Moreira em noites literárias;do historiador Walfredo Tadeu, Arimatéia Dantas , Thalles e Suamy em  vários seminários pertinentes a História regional;a participação dos professores Aucenei , Vagson e José do Nazareno nos aulões,bem como as diversas aulas extras com os professores Diego Andrade, Laércio e  Júlio César, e muitos outros que contribuíram para o aprendizado dos alunos do projeto neste ano de 2011,além do grupo permanente de ciências Biológicas, Química,Física,Inglês,Espanhol e Educ.Física - Mônica Cristina, Russimeire, Geane, Adriana,Celso,Décio,Francisca, Antônia, Doralice.

Portanto,fica claro que com a eleição do Prof.Chiquinho e Elizabet pretende-se dar continuidade ao projeto com a equipe que há anos vem trabalhando na inclusão desses adolescentes em universidades federais via vestibular e/ou ProUni e SISU,contando sempre com parcerias no desenvolvimento do projeto e, claro,esperando que os recalcados que visam a derrubada do projeto passem a pensar como educadores e que não visem apenas seu “ego” pessoal tentando destruir algo que dá certo e de que a Comunidade Estudantil precisa.



"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."(Roberto Shinyashiki) 
Acreditamos e confiamos em Vocês: Chiquinho Lopes e Elizabet



                         

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BRASIL, REPÚBLICA HISTÓRIA E CORRUPÇÃO.



EMMANOEL GOMES, PROFESSOR, HISTORIADOR, MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE VILHENA

É difícil acreditar, mais o Brasil já viveu períodos onde a corrupção era mais presente, até porque era oficializada, sempre tivemos problemas com a forma corrupta, calhorda, desigual e injusta de se governar. Hoje, temos a sensação de que todos sejam corruptos e cremos na impossibilidade de exterminar com característica tão nojenta e nefasta.
O leitor tem todo o direito de duvidar sobre essa afirmação, porém, gostaria encarecidamente de justificar tal afirmativa.
Devemos lembrar que as poucas conquistas sociais são recentes em nossa história, lembramos que há pouco mais de cem anos vivíamos um vergonhoso regime de escravidão, parte da economia acumulada por muitos grupos presentes ainda hoje, se construíram, mercê da exploração do comércio de pessoas.
Direitos e leis para o trabalhador, escola pública, hospital público e voto para as mulheres somente surgiram há pouco mais de sessenta anos com o governo Vargas em 1934. O estado repassava tudo que era produzido para a elite agrária nacional.
Trinta e cinco anos no passado, a grande maioria da população era analfabeta de pai e mãe e morava na roça.
Frente a esse panorama fático, fica evidente, que o Estado não era fiscalizado, voltando-se absolutamente, para os interesses elitistas. Algo em torno de um por cento da população se beneficiava utilizando o Estado Nacional como seu.
Saímos de uma condição na qual o “povo” era nada, para uma condição em que o “povo” é quase nada. Tal situação demonstra, mesmo minimamente, que houve tênues mudanças.
À medida que as pessoas vão conquistando a civilidade e cidadania os instrumentos de fiscalização e controle se revelam mais atuantes.
Para entendermos o Brasil, gostaria de convidar o leitor para refletir a respeito de uma realidade muitas vezes oculta construída em nossa história e que pouquíssimas pessoas são capazes de enxergar.
Quando ocorreu a independência dos Estados Unidos da América, o discurso do seu primeiro presidente George Washington era taxativo em relação ao modelo de Estado que nascia ali, no momento da independência.
Ele afirmou: O Estado que nasce hoje, nasce com o objetivo de liderar o mundo na política, economia e cultura. Seremos mais fortes se o Estado que surge agora, existir para fortalecer seu povo, somente assim seremos líderes do novo mundo que surge com a nossa independência. Quanto mais rico e culto for nosso povo, mais condição terá de liderar o mundo”.
O discurso ecoou e todos os demais Presidentes e líderes seguiram o caminho apontado na origem. Os Estados Unidos se transformaram na potência que conhecemos. O Estado, lá, existe para responder aos anseios do povo que ele representa.
Na independência do Brasil, o nosso patrono, José Bonifácio de Andrada ao lado de duas dúzias de latifundiários e escravocratas, mais nosso Imperador “português” Don Pedro I, juntos lançaram um modelo de Estado afirmando: “Hoje sete de setembro de 1822, nasce o Estado Independente do Brasil, mais poderosos seremos nós, proprietários de terras e escravos se dominarmos e explorarmos profundamente nosso povo. Mantemos a escravidão, mantemos o latifúndio, mantemos o povo distante das decisões políticas”.

O Brasil transformou-se na “republica das bananas” e o Estado existe unicamente para concentrar renda explorando como se tornando um eficiente parasita em nossas vidas, existimos, cidadãos brasileiros, para alimentar esse monstro criador de desigualdades sociais.
Todos os governantes posteriores, desde a camarilha de nosso patrono José Bonifácio e Pedro I, até nossa “Presidente” Dilma, aplicaram a teoria presente naquele momento, teoria responsável pelo terrível abismo social brasileiro existente.
Somos o povo que mais paga impostos no mundo, e em contrapartida nos oferecem os piores serviços públicos. Pagam-se salários astronômicos para políticos e para os altos cargos governamentais, em detrimento de um salário mínimo miserável para os demais.
Acredito que após esta breve explanação, poderemos compreender melhor o problema da corrupção no Brasil.
Rondônia, novamente ocupa as páginas policiais de todo o Brasil e de algumas partes do planeta, em função da nefasta quadrilha instalada na Assembléia Legislativa Estadual.
Um triste esquema de criminalidade salta dos porões e guetos de nossa principal instituição política e se apresenta escandalizando àqueles poucos que ainda são capazes de se indignar.
Acompanhando as reações, as mais diversas possíveis, me pergunto se podemos crer num processo que seja capaz de dar respostas a tão terrível mal, gerador de tantas desgraças sociais em nosso país.
Reflito sobre algumas manifestações textuais, como a do professor Nazareno, sua inteligente ironia e sarcasmo. Reconheço que o autor não desiste e traça um caminho interessante, uma luta da negação de tudo o que está estabelecido, um grito de desconforto e de tristeza que tem minha sincera simpatia.
O Nazareno, professor como poucos, é alguém que não se acovarda ou se entrega, militante de uma trincheira ingrata, a trincheira em prol da sabedoria, dos valores morais, da Educação, das Artes e da Cultura. Combate ingrato, pois vivemos no país do Créu, da Lapada na Rachada, do Faustão e do Big Brother Brasil. País, em que igrejas, todas, presumivelmente, voltadas aos compromissos sociais e espirituais, se enriquecem como se fossem bancos.
 Não nos damos conta de que essas balbúrdias alimentam a miséria social em que estamos envolvidos.
Luta dolorida para os combatentes do degredo cultural, pois as manifestações que prostituem aquilo que possui algum valor moral e cultural neste país encontraram abrigo, guarida dentro das escolas, universidades e faculdades do Brasil.
Se as instituições que foram criadas com o objetivo de possibilitar a vazão e assimilação do justo aprendizado (saber, ciência, pesquisa, educação, cultura, etc) revelam-se, hoje, invadidas por manifestações tão contraditórias à sua existência e objetivos. Então: o que podemos esperar do nosso futuro e do futuro dos nossos próprios descendentes? O que podemos fazer...
Primeiro, acredito que o estado de coisas pode ser transformado. Alguns eventos históricos são prova da incrível capacidade da qual somos dotados. Somos capazes de criar e transformar as sociedades, aliás, a sociedade em que vivemos é resultado do nosso esforço humano. Se é ruim é, simplesmente, resultado de nossas ações.
Li, recentemente, um artigo desabafo da Professora Fátima Cleide, Professora que, a certa altura, transformou-se em Senadora.
Pude conviver por um curtíssimo período ao seu lado nos idos de 1989 e 1990, quando a Fátima era uma jovem Professora e militante do Partido dos Trabalhadores.
Não posso dizer que seja próximo ou mesmo seu amigo, porém, despossuído de qualquer sentimento ou desejo que não seja o de contribuir com as reflexões, gostaria de afirmar que a professora e ex-Senadora Fátima Cleide é uma grande vítima, assim como todos nós, do grande circo ideológico criado pela esquerda após a ditadura militar.
O problema é que a condição de Senadora e Professora, ao mesmo tempo, lhe ofereceu condições para promover transformações, e sinceramente, não vimos em sua atuação uma postura revolucionária. A Senadora/Professora carrega um partido que estranhamente se enquadrou à realidade de outros partidos políticos e colabora significativamente com as páginas policiais dos últimos dez anos. Veja o caso da Presidente Estadual do PT, que teve seus bens bloqueados pela justiça em função das evidências de participação no esquema criminoso do homem “bonitão”, exemplo, até ontem, de bom homem, severo guardião da palavra de Deus.
Insisto na idéia de que todo esse oceano se relaciona com o desmonte da educação brasileira nos últimos trinta anos. 
 A crença de que nada prestava no período de ditadura militar, fez com que todos nós: Professores, Advogados, Médicos, Estudantes, Operários, Sindicalistas, Artistas, entre outros, atuássemos na destruição de tudo que estivesse relacionado ao trágico período histórico.
Fomos tão competentes no desmonte da ditadura militar que acabamos com tudo, inclusive com os valores existentes à época e que hoje tanto defendemos. Respeito, Ética, Ordem, Moralidade, Justiça, foram parar na mais profunda e imunda sarjeta social em nosso tempo. 
A ex-senadora, ressentida com a generalização, “todo político é corrupto” não entendeu ainda, que o sistema do qual ela e todos nós somos inseridos é desigual, opressor e corrupto.
Um Estado que entende que o trabalhador em educação com nível superior, atuando em uma escola estadual, deve viver com um salário de mil e trezentos reais, um professor primário com míseros seiscentos reais, e que o salário mínimo seja de quinhentos e quarenta e cinco reais e ao mesmo tempo aceita os ganhos astronômicos dos mandatários em todas as áreas e esfera de poder é no mínimo ingênuo.
Segundo a instituição “Transparência Brasil”, um dos organismos mais sérios deste país, com grande divulgação da rede globo de televisão, um Senador ou Senadora da República do Brasil custa em média por ano, dez milhões e quinhentos mil reais para os pobres pagadores de impostos.
O custo de cada Deputado Federal, segundo o mesmo estudo, chaga a mais de seis milhões e quinhentos mil reais ao ano e a farra patriótica tem continuidade nas Assembléias Legislativas, Câmara de Vereadores, Judiciário, Executivo etc.
Não tenhamos dúvidas, todos os dias esse quadro se agrava, pois as escolas públicas e privadas, em todos os níveis, com seus conteúdos inúteis e a completa ausência na cobrança de comportamentos éticos e morais, mais a profunda ausência de políticas públicas na área de cultura, esporte e arte, são o carro chefe desse desmantelo. 
Meus amigos, o desmonte histórico dos valores ocorridos pós-ditadura militar e com o apoio da grande massa de dirigentes sindicais, professores, artistas. ...  Nós mesmos, eu, o Nazareno a Fátima Cleide, o Chico Buarque de Holanda, o Alberto Lins Caldas, o Januário, o Roberto Sobrinho, a turma do PMDB, PSDB, PDT.
Fomos autores coadjuvantes, sem dar-nos conta, do nascimento e crescimento do monstro que nos assombra: a sociedade deformada que temos que nos envolve e tentamos combater. A ignorância gerada com o desmonte dos valores humanos gerou essa profunda e perturbadora ausência de reflexão crítica e inteligência que poderia e pode reverter lentamente tão lamentável condição.
A ignorância é mãe, pai e avó de todos os males existentes, a escola existente em nosso país é infelizmente um instrumento a serviço da manutenção desse atraso.
Dominó, Termópilas, Anões do Orçamento, Valérioduto, Sangue Suga, Mensalão, Mensalinho, e tantos outros milhares de escândalos, são componentes existentes nos dois lados da mesma moeda presente em nosso “modelo” de sociedade.
 São pontas minúsculas da realidade monstruosa existente. Não existe outro caminho que não seja o de reversão imediata das práticas educacionais cotidianas nesse pobre, rico país de bananas podres, chamado Brasil...