terça-feira, 29 de março de 2011

Últimos dias para Inscrições


A Academia de Letras de Rondônia - ACLER, a Academia Guajaramirense de Letras – AGL e a Sociedad de Escritores de Guayaramerin – SEG realizarão, na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, nos dias 8 e 9 de abril de 2011 o I ENCONTRO CULTURAL DA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA, tendo como tema: “A LITERATURA, A HISTÓRIA E A CULTURA QUE NOS UNEM”. O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, Fundação Universidade de Rondônia – Unir, Prefeitura de Guajará-Mirim, Câmara Municipal de Guajará-Mirim e 6º Batalhão Especial de Fronteira – BEF, além da participação da Academia Acreana de Letras, Sociedad de Escritores de Riberalta e Sociedad de Escritores de Bolívia.

Informamos aos interessados que as inscrições serão encerradas na sexta feira próxima, dia 01/04/2011. Faça sua inscrição. 

Inscrições.
v     As inscrições serão feitas através do emeio: aclerencontrodeescritores@gmail.com
v      Os interessados deverão preencher a ficha (anexa) e devolver, pelo mesmo emeio.
v      Os que já participaram de palestras anteriores devem apenas solicitar a inscrição, que será confirmada através do cadastro já disponível na ACLER.
v     A inscrição apenas será efetivada quando o interessado receber a confirmação, que deverá imprimir e portar para participar do evento.
v     Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (dez reais) a ser paga no ato do credenciamento.

sábado, 26 de março de 2011

ÁGUA - Algo a ser preservado !


A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos soluvéis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.

O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que sofrerá com a falta de água potável.em 2025 mais de metade da população mundial A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, veem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Disponibilidade e distribuição
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.

Qualidade comprometida
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.

Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.

Alternativas
A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Seria necessário, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.
Após a Rio-92, especialistas observaram que as diretrizes e propostas para a preservação da água não avançaram muito e redigiram a Carta das águas doces no Brasil. Entre os tópicos abordados, ressaltam a importância de reverter o quadro de poluição, planaejr o uso de forma sustentável com base na Agenda 21 e investir na capacitação técnica em recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, além de viabilizar tecnologias apropriadas para as particularidades de cada região.

A água no mundo
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.

Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribução é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.

O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública. (Fonte: Almanaque Brasil socioambiental)

Leia mais:

Carta das Águas
Cesama - Água é Vida

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aqui também se divulga questões sociais - Participe!!!!!


 
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR
 “BRINQUEDOTECA DO GUGA”

            A Brinquedoteca do Guga funciona nas dependências do Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, Rondônia.
            Fundada em 16 de maio de 2001, surgiu da necessidade de criar um espaço aconchegante onde as crianças pudessem brincar livremente, e acima de tudo garantir-lhes o direito de brincar.
            A Brinquedoteca funciona diariamente, inclusive aos domingos e feriados. São atendidas em média 40 crianças em idade de 0 a 12 anos e seus acompanhantes.
            São desenvolvidas atividades de caráter lúdico, livres e dirigidas; empréstimo de brinquedos para crianças impossibilitadas de freqüentar a sala de recreação e atividade sócio-cultural e religiosa.
            Este projeto tem como objetivo contribuir para humanização do ambiente hospitalar, atenuar as seqüelas emocionais decorrentes da hospitalização, proporcionar o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança internada e por fim propiciar momentos de descontração e lazer para as crianças e seus acompanhantes.
            Como podem constatar temos ao longo destes anos, atendido nossas crianças buscando sempre a melhoria de nosso trabalho. Atualmente estamos necessitando de lápis de cor ( novos ou usados) e massa de modelar.

QUEM QUISER CONTRIBUIR:

Basta ligar para 3218-2917 que buscaremos onde você desejar

Ou levar os brinquedos no setor de psicologia

Hospital Infantil Cosme e Damião,

AVENIDA RAFAEL VAZ E SILVA, 3041, LIBERDADE.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Para o terceirão JBC

 Os maiores erros  constatados nas produções de textos na parte gramatical foram crase, colocação pronominal e concordância verbal, portanto imprimam a apostila "Crase" constante no link abaixo para explicações em sala.


https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/aulas-de-literatura

Para melhorar sua produção de texto leia e estude para a próxima semana os conteúdos constantes dos links abaixo:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Atenção terceirão JBC - 1º turno

AULÃO MATEMÁTICA
(Prof. Ney)

Dia: 19/03 (Sábado)
Horário: 14 às 17:30 h
Local: Auditório da Faculdade São Lucas
Inscrições: c/ prof. Soniamar (nos dias 17 e 18 no 1º turno ou c/ prof. Ney - 2º turno dia 18/03)

Valor inscrição: R$ 15,00



domingo, 13 de março de 2011

A Força da natureza



REUTERS/KYODO
                                                              Tsunami no Japão



 
Terremotos!


Os terremotos sempre estiveram presentes no planeta. Ocorrem mais de 3 milhões de terremotos por ano, ou seja, mais de 8 mil por dia (praticamente um a cada 11 segundos). Então por quê não percebemos o chão tremendo o tempo todo?

A resposta é simples: eles são muito fracos para serem notados e um grande número deles ocorrem em solo marinho (que cobre 70% da superfície do planeta) ou em regiões desabitadas (desertos, regiões polares, montanhas e florestas), ou seja:


Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

A maioria dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Calcula-se que 10% ou menos da energia de um sismo se reproduz por ondas sísmicas. Existem também sismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos. 


causas de um terremoto:

- Movimento das placas tectônicas - É a causa principal e as que causam maiores danos;

- Erupções vulcânicas - Embora os vulcões provoquem abalos sísmicos são raros os casos em que causam algum dano;

- Impactos de meteoros - Impactos de meteoros já são raros e os que causam terremotos mais raros ainda;

- Desmoronamento de grandes estruturas - O desabamento de cavernas, minas, montanhas, etc provocam tremores leves e locais.

As consequências são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.


Esta é a famosa Falha de San Andreas nos Estados Unidos, esta foto mostra a terra sendo rasgada pelo movimento das placas tectônicas.


          

 
Só nos Estados Unidos acontecem cerca de 13 mil terremotos por ano que variam de aproximadamente 18 grandes terremotos e um terremoto gigante sendo que os demais são leves ou até mesmo despercebidos.
A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos é a do sismólogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores. Outra escala muito usada é a Mercalli-Sieberg, que mede os terremotos pela extensão dos danos. Essa escala se divide em 12 categorias de acordo com sua intensidade.

Intensidade ou magnitude dos terremotos na Escala Ritcher:

3,5 a 5,4 - Frequentemente não se sente mas pode causar danos.

5,5 a 6,0 - Causa pequenos danos, principalmente em edifícios mal construidos.

6,1 a 6,9 - Pode causar danos graves, principalmente em lugares muito povoados.

7,0 a 7,9 - Terremotos de grandes proporções, causa danos graves e geralmente matam milhares de pessoas.

8,0 ou mais - Causa destruição total do local atingido e afeta lugares vizinhos.


Na madrugada de quinta para sexta-feira, a costa do Japão foi atingida por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, um dos mais intensos tremores já registrados no mundo desde 1900.

Horas depois, durante a sexta-feira, três novos tremores de 6,2, 6,1 e 6,6 também abalaram o país, que também sofre com tsunamis – ondas gigantes que invadem a terra firme como resultado dos abalos em alto mar.
O epicentro da primeira atividade foi a costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital Tóquio. Até agora, especula-se que haja mais de mil mortos.
Os terremotos ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas do planeta. Este, registrado no Japão, deve entrar na lista dos mais violentos.




Japão-2011

Confira abaixo quais são, por enquanto, os 10 maiores terremotos já registrados desde 1900.

1- 9.5 graus de Magnitude. Chile – 22 de Maio de 1960: 1.655 mortos, 3000 feridos, dois milhões de desabrigados e US$500 milhões de prejuízo ao país.
2- 9.2 graus de magnitude. Príncipe William, Alaska – 27 e 28 de março de 1964: 128 mortos (113 no tsunami e 15 no terremoto) e US$311 milhões em prejuízo.
3- 9.1 graus de magnitude. Costa Oeste do norte de Sumatra – 26 de dezembro de 2004: 227.898 mortos e 1,7 milhão de desabrigados no terremoto e tsunami que atingiu 14 países do sul da Ásia e leste da África.
4- 9.0 graus de magnitude. Península de Kamchatka, Rússia – 11 de abril de 1952:  gerou mais de US$1 milhão em prejuízos no Havaí.
5- 8.8 graus de Magnitude. Costa de Maule, Chile – 27 de fevereiro de 2010: pelo menos 521 mortos, 56 desaparecidos, 12 mil feridos, 800 mil desabrigados e 370 mil casas, 4.013 escolas e 79 hospitais danificados.
6- 8.8 graus de magnitude. Equador- 31 de janeiro de 1906 – entre 500 e 1500 mortos.
7- 8.7 graus de Magnitude. Alasca – 4 de fevereiro de 1965: causou prejuízos de US$10 mil.
8- 8.6 graus de magnitude. Norte de Sumatra, Indonésia – 28 de março de 2005: pelo menos 1400 mortos.
9- 8.6 graus de magnitude. Assam, Tibete – 15 de agosto de 1950: pelo menos 780 mortos e 70 vilas destruídas.
10-  8.6 graus de magnitude. Ilhas Andreanof, Alaska – 9 de março de 1957: abriu uma cratera de 4,5 metros e despertou um vulcão adormecido a 200 anos.(Fonte: Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Portanto,esse terremoto do Japão entrará para a lista como o 5º maior do mundo.

No Brasil:

- São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter;

- Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter;

- Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter;

- Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter;

- Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter;

- Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter;

- Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­.


Os tremores de terra no Brasil são raros. Isso é  bom, mas traz uma desvantagem: como são muitos raros, os terremotos não são levados em conta na hora em que se constroem edifícios.

E isso poderá trazer consequências desastrosas, afinal, mais cedo ou mais tarde ocorrerá um tremor de grande escala em cidades com muitos arranhas-céus como São Paulo e Rio de Janeiro.

AP Photo/Kyodo News
AP Photo/Kyodo News
Tsunami no Japão

AP Photo/Kyodo News

                                                   Leia mais:


sexta-feira, 11 de março de 2011

SEMINÁRIO - MEIO AMBIENTE - Construção sustentável será um dos temas de seminário em Porto Velho

VAMOS PARTICIPAR  GALERINHA DO TERCEIRÃO? VALE A PENA!!!!!

Nos dias 15 e 16 de abril próximo, Porto Velho será palco de um grande debate sobre a economia de baixo carbono. A agência Ecoeventos e a OAB/RO promoverão, o II Seminário Sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas, com objetivo de promover o intercâmbio e a atualização de informações sobre mudanças climáticas e as oportunidades da economia de baixo carbono na região, subsidiando profissionais e gestores públicos na tomada de decisões estratégicas. Durante o evento será realizado um workshop, com o tema: construção sustentável e as certificações “Green Building” e “LEED (Leadership in Energy Environmental)”.

Na sua 2ª edição, o evento terá como temas centrais, a economia de baixo carbono e o impacto social do Novo Código Florestal Brasileiro na Amazônia, e contará com apoio do Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Minas e Energia, Governo do Estado de  Rondônia,  CREA/RO,  IBAMA/RO, Carbon Market, entre outras instituições governamentais e não governamentais. Rondônia terá uma oportunidade impar para de debater infraestrutura e construção sustentável.

A procura por construções ecologicamente corretas e auto-sustentáveis saiu da retórica e já faz parte da realidade de muitas empresas brasileiras. Agências bancárias (Banco Real), empresas (Morgan Stanley, Brasken, McDonald´s) e prédios de escritórios (Eldorado Business Tower, WTorres Nações Unidas, Ventura Tower no Rio, Rochaverá Tower, Torre Santander), prédios de saúde (Delboni Auriema em Santana, Fleury no Rochaverá, Hospital Albert Einstein, Pavilhão Vick e Joseph Safra no Morumbi), supermercados (Pão de Açucar Indaiatuba) são alguns exemplos de corporações que optaram por alternativas como reuso da água, novas tecnologias de aquecimento e geração de energia, tratamento de lixo ou utilização de materiais ecologicamente corretos em suas construções.

O programa preliminar inclui ainda temas como: perspectivas futuras para os mercados de carbono, programa nacional Agricultura de Baixo Carbono (ABC); as perspectivas econômicas e sociais do mecanismo REDD+(sigla em inglês para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal + estoque de carbono e Projeto de Manejo Florestal Sustentável), carbono social urbano, política nacional de mudanças do clima, manejo florestal comunitário, entre outros.

O evento acontecerá dass 08h00 as 18h30 no auditório da Faculdade São Luca e o valor das inscrições para estudantes serão de R$ 35,00 até dia 15/03, após essa data, R$ 50,00 e para os demais profissionais R$ 70,00, após dia 15/03 R$ 100,00. Maiores informações entrar em contato com a Srta. Paula, pelos telefones: Srta. Paula (69) 8105-8490 / Srta. Suelen (69) 3217-4205 / ou por e-mail: ecoeventos.ro@gmail.com / BLOG do evento, http://co2seminario. blogspot.com.

fonte: rondoniaovivo.com

Terremoto abala o Japão

Click e Veja galeria de fotos terremoto no Japão

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 32 pessoas no país e gerando um tsunami (ondas gigantes com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana.

Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.
A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram. Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.
Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido até o momento por pelo menos outros 38 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registros de brasileiros mortos ou feridos na tragédia . Segundo ele, há 254 mil brasileiros no país, mas a maioria se concentra em Tóquio. A capital também foi afetada pelo tremor, mas não foi devastada pela onda gigante como outras cidades. O alerta de tsunami se estende do México à América do Sul , mas a maior preocupação é com as ilhas do pacífico. No Japão, há temor em relação às usinas nucleares e uma delas foi colocada em estado de emergência após uma falha no sistema de resfriamento.

Fonte: G1.globo.com

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL - SAMBA E ALEGRIA




INÍCIO

 O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi
 

Em Porto Velho

Carnaval em Porto Velho inicia com a Banda do Vai quem quer. A  história da banda teve início há trinta e um anos. Como não existia nenhuma manifestação pública para comemorar o carnaval à tarde, um grupo de dez pessoas, aproximadamente, decidiu mudar aquela realidade. Inspirado na banda de Ipanema, do Rio, no meio de uma guerra de maisena, entre um gole e outro, o fabuloso Pedro Emil Gorayeb Filho, o Emilzinho, sugeriu o nome Vai Quem Quer, explicou em uma entrevista Manoel Mendonça, o Manelão (falecido em 28/02/2011) que, além de ser um dos idealizadores foi o responsável pela organização e tradição da Banda. Até hoje, muita gente quis e ainda quer entrar na folia.

No primeiro ano da Banda, em 80, foram confeccionadas 350 camisetas. O lucro era destinado apenas ao pagamento dos músicos. Acompanhando a Banda, mais de 2.000 mil pessoas. Manelão dizia que “era o único lugar onde o pobre tem o seu lugar garantido”. Pobre, rico, criança e adulto...nela só vai quem quiser. Sempre foi assim.

Naquela época, para se ter uma idéia, apenas uma bandinha da Polícia Militar animava os foliões, que, ainda tímidos, ficavam admirados em cada esquina por onde a banda passava. E quando ela passava, aí, caro leitor, difícil era não cair na folia e cantar as marchinhas. Também, com um hino desses: “Chegou a banda, a banda, a banda...A Banda do Vai Quem Quer...Nós não temos preconceito, na brincadeira entra quem quiser...Já tentei brincar organizado, isso nunca deu pé...Hoje eu estou realizado na Banda do Vai Quem Quer”. E o hino é apenas um aperitivo para as outras canções que compõem o repertório da folia momesca.

Atualmente, calcula-se que mais de 100 mil foliões percorrem o trajeto da Banda animados por um trio elétrico, num percurso que dura mais de cinco horas. É, ainda, considerada o segundo maior bloco de rua do país, perdendo apenas para o Galo da Madrugada, do Recife.Hoje, 05/03/2011 espera-se um desfile contagiante,pois será o primeiro desfile da Banda sem Manelão,onde homenagens lhe serão feitas.

" O sonho do Manelão e a alegria do povo não podem acabar.A Banda do Vai quem Quer sempre se notabilizou pela sua explosão de alegria e acima de tudo, democracia. Conforme o próprio nome diz, tem espaço para todos, independentes de raça, cor, religião, partido, sexo, condição social."