segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SISU e PROUNI: Qual é a diferença?

Qual é a diferença entre Sisu e Prouni?


Os interessados em entrar na faculdade estão ouvindo muito falar em SISU e PROUNI, mas afinal de contas, o que é cada um deles, e o que os torna diferentes?

Antes de mais nada, ambos usam a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Mas vamos destacar as principais características de cada um:

Prouni (Programa Universidade Para Todos) - O Prouni é um programa-sistema do Governo Federal que dá bolsas integrais e parciais em universidades particulares de todo o Brasil. Para conseguir uma bolsa de estudos PROUNI, o aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública (Ou em particular com bolsa) e não poderá atingir determinada renda mensal. Além disso, é claro, sua nota precisará ser suficiente para o determinado curso, já que há concorrência. O PROUNI já cede bolsas há 5 anos.

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - O Sisu está começando esse ano, e é o que concretiza o tão comentado ''Vestibular Unificado''. O Sisu é o sistema de seleção para as universidades PÚBLICAS que aderiram ao sistema do Enem. Para conseguir uma vaga no SISU não há tantos obstáculos como no Prouni. É como se fosse um vestibular comum, passou, entrou! A diferença é que a prova para as mais diversas faculdades foi exatamente a mesma(O Enem), e agora, basta escolher o curso desejado. Quem estudou em escola pública no ensino médio possui benefícios em alguns casos, mas quem estudou em escola particular pode participar sem problemas.



Os resultados da primeira etapa do Sisu 2010 estarão disponíveis a partir do dia 05/02/2010, segundo o próprio ministério da educação.

Como já sabemos, o Sisu será composto por 3 fases de seleção. A primeira etapa, a segunda etapa, e a etapa suplementar.

Significa dizer que, mesmo que o candidato não seja selecionado na primeira fase, terá chances de conquistar uma vaga na faculdade na segunda etapa, e na etapa suplementar.

O resultado da segunda etapa de seleção será divulgado no dia 22/02/2010, e da etapa suplementar no dia 05/03/2010



Todos os envolvidos com o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, e SISU - Sistema de Seleção Unificada, já ouviram falar na ''Nota de Corte''. Mas afinal de contas, o que é essa nota de corte?

A nota de corte nada mais é do que a menor nota classificada para a opção em questão, ou seja, se a nota de corte para o curso desejado for maior do que a nota do candidato, é recomendado mudar a opção de curso ou universidade para obter uma vaga, já que a nota mínima necessária para entrar naquela faculdade, é superior á sua.
Se a nota de corte estiver abaixo da sua, é bom ficar de olho, se atualizando sempre, pois isso não garante a vaga. A nota de corte serve apenas para se ter uma idéia, e pode subir sempre.

Por exemplo, se a nota de corte para um curso que tem 30 vagas é 74,80 significa dizer que o candidato que está em 30º lugar na classificação, ou seja, ''entrando raspando'' possui essa nota 74,80, e se você possuir uma nota maior, pode entrar na lista dos classificados para aquele curso.
Se você possuir uma nota menor do que a nota de corte, só tem chances de conseguir a vaga se alguém desistir, ou enfrentar algum tipo de problema na apresentação de documentos e afins, na etapa suplementar.