domingo, 27 de dezembro de 2009

AOS NOSSOS LEITORES

Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro. Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite: Desembarque nela os seus sonhos...

Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de PRIMEIRA CLASSE!!!!!

Feliz Ano-Novo!!!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Fique Ligado!!!!

Governo pretende facilitar matrícula do Prouni


O MEC (Ministério da Educação) pretende fazer uma matrícula simplificada para alunos do Prouni (Programa Universidade para Todos), dispensando inicialmente a apresentação de documentos, como comprovante de renda e certificado de conclusão de curso em escola pública. A medida seria uma saída ao cronograma apertado, provocado pelo cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre divulgação da nota do Enem, seleção do aluno pelo ProUni e matrícula nas instituições de ensino haveria menos de um mês.O Prouni é um programa criado pelo governo federal que dá milhares bolsas em universidades privadas para alunos de escolas públicas e com renda baixa. Em troca, elas ganham isenção de impostos. A nota do Enem é usada como seleção para a bolsa. "Seria uma espécie de pré-matrícula: o aluno assina um documento em que se compromete a, numa segunda etapa, apresentar os quesitos necessários", explicou a secretária de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Maria Paula Dallari Bucci.Maria Paula acredita que os prazos com os quais o MEC está trabalhando serão suficientes para garantir que alunos do ProUni se matriculem nas instituições sem prejuízo ao ano letivo. O resultado do Enem será divulgado até o dia 5 de fevereiro. Do dia 8 em diante, será feita a seleção para verificar em que faculdade o candidato poderá se inscrever. "Acreditamos que até o fim de fevereiro, pelo menos 80% dos alunos já estarão selecionados", afirmou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CARTÃO ENEM

GALERA SÃO MUITAS AS RECLAMAÇÕES DE QUEM NÃO RECEBEU O CARTÃO DE INSCRIÇÃO DO ENEM.ENTREM NO SITE DO ENEM :

http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/

CLICK EM "LOCAL DE PROVA" E ATRAVÉS DE SEU CPF IDENTIFIQUE O LOCAL EM QUE VAIS FAZER,IMPRIMA E LEVE JUNTO A CARTEIRA DE IDENTIDADE NO DIA DA PROVA.ESSE DOCUMENTO EQUIVALE AO CARTÃO DE INSCRIÇÃO NÃO RECEBIDO. BOA PROVA GALERA!!!!!!!!

P.S.:APROVEITE E LEIA AS ÚLTIMAS DICAS ABAIXO.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Prova do Enem exige saber "ler" gráficos e tabelas

Os candidatos que vão fazer o Enem neste final de semana deverão estar preparados para encarar, nas 180 questões que os aguardam, interpretação de texto, além de muita leitura de gráficos e tabelas.Esses três elementos serão a espinha dorsal da prova, afirma Matheus Prado, presidente do Instituto Henfil. "Eles aparecerão transversalmente em todas as provas", que, segundo Prado, convidarão o aluno a "resolver problemas da vida real".É por isso que a redação é sempre sobre um tema atual e socialmente relevante, afirma a professora de língua portuguesa Célia Passoni, do Etapa.Na prova que vazou, por exemplo, o candidato deveria escrever sobre a valorização do idoso. Para Passoni, no Enem, os alunos devem se preocupar especialmente em demonstrar posicionamentos "politicamente corretos". "Não se pode nunca desrespeitar os direitos humanos [ao escrever a dissertação, por exemplo]", alerta a professora.Com uma prova num modelo tão diferente dos moldes tradicionais dos vestibulares, a dica para a reta final de Silvio Freire, coordenador de ensino médio do colégio Santa Maria, é refazer provas anteriores e investir em matérias de que o aluno não gosta. "Se o aluno já vai bem numa matéria, nos últimos dias ele tem pouco a crescer na sua nota nessa disciplina. Mas, se ele se dedicar às de que não gosta tanto, o proveito será maior."O fato de as questões serem contextualizadas, lembra Prado, traz uma consequência direta à prova: os textos se tornam mais longos e, com isso, o exame fica mais cansativo.É justamente o tamanho da prova que assusta Felipe de Oliveira Verde Selva, 19, aluno do Intergraus. "Para mim, o maior desafio é o cansaço. São dez horas de prova", reclama o estudante, referindo-se à soma dos tempos dos dois dias de prova.Felipe faz vestibular para engenharia civil e pretende obter uma pontuação que o ajude a conseguir uma vaga na UFSCar --no vestibular da instituição, o Enem vale 50% da nota.TempoA corrida contra o relógio é apontada pelos professores como uma das maiores dificuldades que o aluno terá.No primeiro dia de prova, serão menos de três minutos por questão. No total, são 270 minutos para 90 questões, mas ainda deve ser considerado o tempo - ao menos 30 minutos - de passar as respostas para o cartão-resposta.Já no segundo dia, o tempo que os alunos podem gastar em cada teste depende da estratégia adotada na redação.Se a redação foi feita, o tempo para cada questão é o mesmo do sábado.O MEC só vai liberar as provas e o gabarito do Enem no domingo, às 19h.

Créditos: Jornal Folha de S. Paulo